A principal tendência do momento é o marketing de conteúdo, responsável por provocar uma mudança drástica na maneira das empresas utilizassem as formas de divulgação online.
Mesmo sendo propagada como uma estratégia inovadora, o marketing de conteúdo não é uma novidade na divulgação de produtos, serviços e empresas.
Estima-se que a primeira produção destinada a atrair e educar o público foi publicada em 1895, quando a empresa de equipamentos agrícolas John Deere lançou a revista “The Furrow”, escrevendo sobre tratores, equipamentos florestais e de jardinagem.
Se a estratégia é antiga, por que o marketing de conteúdo voltou a tona como uma das principais tendências do marketing digital?
Para ter sucesso nessa estratégia, mostraremos as principais razões do sucesso do marketing de conteúdo no marketing de conteúdo.
Marketing de conteúdo é uma estratégia de produção de conteúdo para seu público-alvo, atraindo o público de forma natural e espontânea.
Essa técnica é um dos principais pilares do Inbound Marketing, estratégia que tem como objetivo atrair, vender, e fidelizar o seu cliente de forma voluntária.
O inbound marketing consiste em produzir conteúdos educativos para que os leitores respeitem a sua marca e que futuramente, tornem-se clientes da sua empresa.
Nesse objetivo o marketing de conteúdo pode ser usado como uma ponte entre a empresa e o cliente, principalmente para resolver os problemas das pessoas.
Lembra aquele momento que um cliente precisa comprar um smartphone e procura informações e opiniões sobre o aparelho?
Então, o marketing de conteúdo entra nesse contexto para sanar esses problemas.
Para empresas que estão com poucos recursos para investir em marketing digital, o marketing de conteúdo pode ser uma ótima alternativa.
A estratégia em si pode demorar um pouco para gerar os primeiros resultados, mas, como uma estratégia de posicionamento orgânico, ajuda a melhorar os resultados nos sites de busca.
E ao mesmo tempo o marketing de conteúdo é muito mais barato e tem resultados sólidos à longo prazo.
Você pode começar a produzir esses conteúdos com a ajuda da sua equipe, criando um planejamento básico de material.
Basicamente, isso é o necessário iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo na sua empresa.
Assim, a companhia passa a ter experiência com conteúdo.
A leitura e o compartilhamento dos conteúdos relevantes são aceitos por 60% dos consumidores e 70% deles se sentem mais próximos das empresas que apostam nessa estratégia, segundo levantamento da Demand Metric.
Esses dados reforçam a ideia de quanto maior for investimento em informações relevantes que agreguem valor aos consumidores, mais o marketing de conteúdo é eficiente e assertivo.
Quando você produz conteúdo e disponibiliza em um blog, por exemplo, a empresa gera uma maior confiança ao seu leitor se tornando uma autoridade no assunto e criando mais oportunidades de novos negócios com seus leitores.
A produção de conteúdo consegue entregar algo de alto valor por meio de informação, algo muito importante na hora de educar a audiência.
O marketing de conteúdo ajuda os clientes que desejam comprar produtos ou serviços mas não tem noção do que comprar.
Portanto, o conteúdo deve ser relevante e que resolva os problemas do leitor os preparando na hora de fechar um negócio.
Quanto mais o cliente confia nos conteúdos produzidos pela empresa, mais o leitor enxerga a companhia com alto profissionalismo e credibilidade para vender pela internet.
E essa boa reputação da empresa no conteúdo será retribuída com o aumento no número de vendas, pois, se a empresa sabe o que está falando é porque seu produto é o melhor.
Por atingir apenas as pessoas interessadas no mercado de atuação da empresa, o marketing de conteúdo se destaca por ser altamente segmentado.
Como a intenção é fazer as pessoas chegarem até seus canais de comunicação de forma voluntária, não precisa alcançar um público de massa e sim incentivar um maior engajamento dos leitores do blog.
Graças à proximidade com o público, o marketing de conteúdo possibilita à empresa avaliar com maior rapidez o resultado dessa ação.
Com o uso de ferramentas como Google Analitycs você pode ter um feedback imediato de cada nova publicação feita no blog. Além disso, os comentários do post também servem como termômetro para o resultado da sua campanha.
Desta forma fica muito mais simples a produção de conteúdos adequados para o seu público.
Nesse texto explicou que o marketing de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, mas, essa técnica pode ser útil para outras estratégias.
Por exemplo, o mesmo conteúdo produzido no blog pode ser compartilhado nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.
É possível também publicar o mesmo conteúdo do blog no LinkedIn, direcionando os leitores para o blog no final do texto.
Além disso, o conteúdo também pode ser adotado no E-mail marketing. Se o conteúdo for de alto valor para o seu público ou reforçar uma oferta pode disponibilizar o conteúdo inteiro ou parte dele numa campanha especial.
Mesmo sendo uma estratégia que cresceu no meio digital há pouco, mais da metade das companhias brasileiras já são adeptas do marketing de conteúdo, mais exatamente, 69%, de acordo com pesquisa da Rock Content.
Segundo a mesma pesquisa da Rock Content, 69% das empresas que adotaram o marketing de conteúdo pretendem aumentar o investimento na estratégia nos próximos anos.
Fale com a nossa tripulação e descubra como seus concorrentes estão utilizando Marketing Digital para interceptar os leads e as vendas que deveriam ser suas!
O Marketing de conteúdo é uma metodologia de grande potencial para tornar as empresas mais relevantes, facilitando a comunicação com o público, instruindo os visitantes transformando-os em leitores engajados na sua marca.
Além disso, esse leitor engajado pode se tornar um futuro cliente. Por isso, quase 69% das empresas brasileiras adotam o marketing de conteúdo na sua estratégia para aumentar a visibilidade e suas vendas.
Essa técnica pode ser altamente segmentada, direcionada ao público-alvo especificamente interessado no conteúdo e por isso, não é preciso alcançar um público de massa, já que o marketing de conteúdo precisa gerar conversões.
E sem contar que o conteúdo é barata e pode trazer novos visitantes por muito mais tempo com o posicionamento orgânico.
Portanto, essas são as razões de adotar o marketing de conteúdo, aumentando o valor da marca e caminhe para o sucesso!
Formado em Jornalismo na Universidade Paulista – UNIP, produtor de conteúdo no Portal Soluções Industriais.