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19 de janeiro de 2018Se você já usa o audiovisual na sua estratégia de marketing digital, então precisará calcular o ROI de um vídeo para analisar os resultados atingidos pela sua campanha e descobrir como melhorá-la.
Afinal de contas, assim como em qualquer outro tipo de estratégia de marketing, investir em vídeos para transmitir sua mensagem exige um trabalho de análise de desempenho — e é aí que entra o ROI.
Se você não sabe como calcular o ROI de um vídeo, continue lendo este post!
O que é ROI de um vídeo e quais são seus benefícios
O Retorno sobre Investimento (ou ROI) é uma métrica muito importante para entender os resultados da sua campanha de videomarketing. É ele que vai dizer qual foi o retorno financeiro obtido pela sua empresa.
Basicamente, essa métrica entrega quanto sua empresa ganhou para cada real investido na produção e execução da sua estratégia de marketing.
Com esse valor, é possível entender quais as ações mais lucrativas para a sua empresa, além de permitir um planejamento melhor para o orçamento de marketing do ano seguinte, já que você terá uma previsão mais precisa de quanto lucrará com seus investimentos nessa área.
Como calcular o ROI de um vídeo de marketing?
O grande problema de calcular o ROI de um vídeo de marketing é que, em muitas ocasiões, o audiovisual não está conectado diretamente com o funil de vendas da empresa. Ou seja: ele não tem como objetivo vender algo.
Se esse não for o seu caso, então o cálculo do ROI é bem simples. Basta fazer um levantamento de todos os custos do material audiovisual e de quantos produtos foram vendidos por meio dele. Então, jogamos esses dados na fórmula:
ROI = [(faturamento − custos) ÷ custos] × 100
Já se o seu vídeo tiver outro objetivo central (como aumentar a exposição da marca), você terá que acompanhar outras métricas importantes…
Quais são as métricas acompanhar para calcular o ROI?
Custo
O valor total investido pela sua empresa na produção e execução de um vídeo será sempre importante para o cálculo do ROI. Por isso, você deverá ter na ponta do lápis qual é o custo total de cada vídeo feito pela sua empresa.
Alcance
O alcance é uma métrica que mede a audiência do seu vídeo, ou seja, quantas pessoas foram expostas ao material na internet. Serve para ser contraposto com o custo e entender quanto sua empresa pagou para ter cada uma das suas visualizações, por exemplo.
Engajamento
Muito se fala em “engajamento” nas mídias sociais, e essa é, realmente, uma métrica muito importante. Podemos defini-la como a razão entre a soma de interações e o alcance do vídeo. Ou seja:
Engajamento = (comentários + curtidas + compartilhamentos) ÷ alcance
Conversões de leads
Toda estratégia de marketing que pensa em aumentar vendas precisa, 1º, converter o público em leads. Por isso se trata de uma métrica é importante.
A taxa de conversão de leads (ou seja, a porcentagem de pessoas que deixou de ser um visitante do seu conteúdo e virou um lead) ajuda a entender a eficiência do seu vídeo em fazer com que as pessoas fiquem interessadas na sua oferta.
Vendas
Por fim, o número de vendas de um produto causado direta ou indiretamente por um vídeo é essencial para o cálculo do ROI do material audiovisual da sua empresa.
Acompanhando essas métricas regularmente, ficará mais fácil calcular o ROI de um vídeo e entender o impacto que o material audiovisual tem na sua campanha de marketing.
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