4 práticas para melhorar a autoridade do domínio do seu site
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2 de outubro de 2018Dá para dizer que estar no topo do Google é o sonho da maioria dos donos de negócios. Afinal, trata-se de um impulso considerável de visibilidade que somente pode trazer benefícios. Isso parece algo difícil, mas se torna simples se você entende o funcionamento dos algoritmos do Google.
Googlebot é o nome do robô de rastreamento usado pelo Google para encontrar conteúdo na web e cadastrá-lo em seu banco de dados. É o conjunto de algoritmos do Google a que costuma ser referido quando o assunto é otimizar as páginas para aparecerem em posições melhores nas telas de resultados de buscas.
Portanto, se você quer alavancar a sua visibilidade, precisa se dar bem com o Googlebot. Isso envolve levar em consideração os critérios de ranqueamento que ele utiliza para determinar quais sites vão para o topo e os que serão penalizados.
Como funcionam os algoritmos do Google?
Existem mais de 200 critérios confirmados como considerados durante o processo de trabalho do Googlebot. Ele usa essas informações para entender quais sites têm maior importância e relevância, contribuindo para a construção de uma página de resultados coerente que satisfaz as intenções de quem pesquisa no Google.
Como as buscas no Google são feitas a partir de palavras-chave, esses termos são elementos decisivos para a sua otimização. Você precisa prever as intenções dos seus potenciais visitantes e preparar o seu site para que o Googlebot encontre essas palavras enquanto estiver rastreando seu conteúdo. Dessa forma, ele aparecerá como sugestão em buscas relacionadas.
Veja a seguir os principais critérios de ranqueamento dos algoritmos do Google:
Domínio
O domínio do seu site (ou seja, os termos que precedem “.com.br”) conta com alguns critérios que são levados em conta pelo Googlebot ao rastrear seu conteúdo. É possível ganhar um impulso de relevância ao contar com a sua palavra-chave nesse espaço ou em um subdomínio. Além disso, a idade do domínio conta pontos a favor da sua otimização.
Meta tags
No código-fonte das suas páginas, devem constar tags especiais que são usadas pelos algoritmos do Google para determinar o que aparece no título e na descrição delas (title e description). Você provavelmente já fez várias buscas no Google e percebeu que esses elementos são decisivos para o clique. Para aumentar a sua probabilidade de sucesso, certifique-se de que a palavra-chave apareça nesses campos.
Uso da palavra-chave
Ter a palavra-chave escolhida aparecendo um bom número de vezes em seu conteúdo pode aumentar as chances de o Googlebot perceber que aquele é o tema do conteúdo. Os algoritmos do Google são capazes de entender o campo semântico desses termos, então você pode variá-los com sinônimos e expressões equivalentes. Tome cuidado para não exagerar na frequência dessas repetições, já que o Google é capaz de detectar e penalizar exageros.
Imagens
As imagens usadas em suas páginas representam fatores bem estratégicos de otimização. Elas podem servir de portal de entrada para novos visitantes em suas páginas se contarem com uma tag chamada alt text, onde deve ser inserida uma descrição sobre o que a figura representa. Nesse texto deve constar a palavra-chave, também. Assim, aumentam as suas chances de aparecer como resultado no Google Imagens.
Qualidade dos links
Se o seu site recebe muitos links de terceiros, o seu ranking pode melhorar consideravelmente. É importante lembrar que esses vínculos precisam ter qualidade, ou seja, vir de fontes de relevância e que tenham relação com o seu conteúdo. O Googlebot é capaz de detectar quando não há equivalência entre as páginas e entende isso como uma tentativa de burlar o sistema. Você pode fazer parcerias com outros players do seu mercado para realizar trocas de links, por exemplo.
Ao se basear nesses critérios, você estará no caminho certo para trabalhar em um maior alinhamento com os algoritmos do Google. Crie um plano de ação focado em otimizar suas páginas e monitore seus resultados para detectar seu progresso ao longo do tempo.
Quer saber mais sobre como colocar seu site no topo dos resultados do Google?
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