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1 de abril de 2019Um ebook pode estar em diversos pontos de uma estratégia de marketing digital e é uma das principais iscas digitais usadas hoje por empresas que apostam no Inbound Marketing.
Aprenda aqui as principais formas de uso dessa ferramenta de atração e educação de potenciais clientes para aplicar na estratégia do seu negócio.
Sobre o que trataremos aqui:
- Um breve passeio pelo Inbound Marketing;
- Isca Digital: Como não ser refém das redes sociais;
- Formas de baixar um ebook;
- 5 Plataformas para fazer seu Ebook;
- Baixaram meu ebook, e agora?
- Conclusão
Um breve passeio pelo Inbound Marketing
Essa forma de marketing é a mais democrática hoje, pois não importa o tamanho do seu negócio, você sempre conseguirá montar uma estratégia de conteúdo que trará retorno – retorno este que é previsto entre médio a longo prazo.
Também é vista como uma forma de educar a audiência e criar novos clientes transformando sua empresa em referência no seu segmento de mercado.
Mas antes de falar sobre ebooks, é importante ressaltar que o inbound marketing (marketing de conteúdo) tem como principal característica usar materiais relevantes ao cliente para atraí-lo até sua empresa, e não correr atrás do cliente igual ao modo convencional.
Isca Digital: Como não ser refém das redes sociais
Uma isca digital pode ser um eBook, infográfico, planilha e etc. É a forma mais simples de você não depender de redes sociais em todas as partes de seu funil.
Provavelmente você usará alguma rede social no topo, quando colocará sua isca e atrairá a partir deste momento seu cliente para uma lista de emails. Assim, você foge de trabalhar em território de outras empresas e começa a tratar com seu futuro cliente de forma mais próxima e direta.
Também é comum o uso de Landing Pages e Hotsites para isso, que farão propaganda através do Google Ads. Dependendo do porte da empresa, a estratégia pode contar com propagandas em mídias tradicionais e levem a página de conversão (landing page ou hotsite, como mencionado anteriormente).
Pode-se usar as redes sociais nesse ponto com um complemento, até junto ao Google Ads, para fazer um remarketing da sua empresa, no caso.
Remarketing é quando um cliente tem contato com sua empresa, no caso, seu site e você programa na plataforma do Google Ads que apareça anúncios para seu cliente após esse contato. Isso explica o porquê ficamos vendo por semanas produtos que orçamos anteriormente, ou em casos de entramos apenas para dar uma olhadinha em um produto/serviço.
Formas de baixar um ebook
Há mais de um ponto na jornada do cliente onde um ebook pode ser colocado, variando também a forma como ele vai ser apresentado, de acordo com o estágio que ele estiver na jornada de compra.
Vamos usar três exemplos para nos contextualizar as formas de uso do Ebook:
Exemplo 1: O cliente vê uma propaganda sobre sua empresa em uma rede social, procura mais sobre seu produto no Google e acha um anúncio com uma landing page, onde existe um ebook sobre o produto com todas as informações. No final, existe um cupom para desconto no produto. Ele até a loja e efetua a compra;
Exemplo 2: O cliente vê uma propaganda sobre sua empresa em uma rede social, procura mais sobre seu produto no Google e acha um anúncio com uma landing page, onde existe um ebook sobre o produto com todas as informações. Ele não baixa o ebook e se desinteressa pelo o que ele lê na landing page. Entra em ação o Remarketing, fazendo propaganda de do ebook com um desconto na hora da compra do produto se ele baixa-lo. Ele vai até a loja e efetua a compra;
Exemplo 3: O cliente não sabe que precisa do produto. Está procurando no Google como resolver o problema X que tem em mãos. Você prepara um Ebook “Como resolver o problema X”. Neste material, você coloca algumas formas de como resolver o problema do cliente e dá ênfase de como a sua empresa resolve. Então ele entra no ciclo dos dois exemplos acima e você ainda tem um ganho de autoridade com o cliente.
Exemplo 4: O cliente chega na empresa com a intenção de compra, e está pesquisando entre concorrentes. O cliente já entrou em contato com sua empresa e ele procura um diferencial. Neste caso, um material rico como um Ebook pode ser o diferencial que faça ele fechar negócio com sua empresa, com auxílio do trabalho do vendedor.
Exemplo 5: O cliente acompanhe sua marca pelo blog de sua empresa. Acessa com regularidade os materiais que você tem disponível online. Neste caso, você já tem alguma autoridade perante ele. Ele acessa uma propaganda de Ebook em seu site com materiais de meio ou fundo de funil que farão ele engajar mais ou efetuar direto a compra do produto.
Agora podemos colocar 4 maneiras de seu cliente baixar seu Ebook. Verifique qual delas se encaixa mais com a sua necessidade:
Baixar por Landing Pages
Quando usamos uma página de captura, estamos trocando um material de interesse do cliente por suas informações.
Ele pode vir a ter contato com ela através do anúncio em Google Ads, através dos anúncios em redes sociais e remarketing.
Isso trará alguns benefícios, como:
- Dados de contato;
- Conhecer melhor o cliente para um atendimento personalizado;
- Maior contato com a marca;
- Uso de um storytelling;
- Reforçar a identidade visual da empresa.
Baixar por Redes sociais
Quando colocamos o material direto para ser baixado de um botão em um anúncio em rede social, estamos encurtando o caminho. O que seria ótimo, porém temos que pensar que não estamos fazendo isso dentro do nosso território.
Sua marca ficará sujeita a regras e limitações da rede que escolher para isso, mas os benefícios são quase os mesmos da landing page:
- Dados de contato;
- Conhecer melhor o cliente para um atendimento personalizado;
- Menos etapas para chegar na marca;
- Uso de um storytelling;
- Possível aumento do engajamento nas redes sociais.
Baixar por Blog
Quando o cliente já está no seu site consumindo materiais de topo de funil e você está acompanhando a visitação desse cliente, você pode colocar uma automação que dirá que quando ele visitar um número x de páginas, possibilitando o aparecimento de um pop-up para baixar o ebook com material de meio de funil.
Os benefícios dessa ação são:
- Dados de contato;
- Conhecer melhor o cliente para um atendimento personalizado;
- Uso de um storytelling;
- Aumento do engajamento;
- Retorno do cliente sobre a ação.
Baixar por pop-up de saída
É a forma digital de quando o vendedor fala “ Mas não desligue ainda!”. Assim que o site identifica que seu cliente está saindo de seu site, através do movimento do cursor, é aberto um pop-up com a chamada para baixar o ebook na tentativa de oferecer algo a ele, possibilitando que o lead fique em sua página e não procure um concorrente.
Os benefícios dessa ação são:
- Dados de contato;
- Conhecer melhor o cliente para um atendimento personalizado;
- Uso de um storytelling;
- Retorno de um cliente que estava perdido.
5 Plataformas para elaborar seu Ebook
Há diversas ferramentas gratuitas onde você consegue montar seu ebook, seja ele para qualquer uma das ocasiões. Algumas plataformas você consegue criar não só o ebook, como também uma boa parte de sua estratégia já dentro delas.
Aqui vão algumas dicas das melhores ferramentas e plataformas, alguns sendo gratuitas e outras pagas:
Livros Digitais (gratuito)
A plataforma Livros Digitais é uma iniciativa do Instituto Paramitas para a criação de livros de forma prática, simples e gratuita, originalmente para professores e alunos da rede pública.
Foi criada em 2012, e hoje a plataforma conta com 65.000 usuários cadastrados, mais de 50.000 livros criados e cerca de 15.000 livros publicados. Nela, qualquer pessoa cadastrada pode criar, publicar e compartilhar seu livro, ou até mesmo imprimi-lo em formato de livreto para distribuição.
Experimente clicando aqui.
Pipz (pago)
Considerada uma das empresas com melhor custo benefício para trabalhos de marketing digital, o Pipz trás um criador de ebook, landing pages e email marketing bem intuitivo e fácil de usar. Possui diversos templates para facilitar sua vida e ainda tem na mesma plataforma um ferramenta de automação de marketing, onde você poderá fazer seus fluxos de emails.
Experimente clicando aqui.
Papyrus (gratuito)
Papayrus é uma ferramenta gratuita para criação de ebooks. Oferece um editor online com interface simples. O design pode ser feito com recurso para arrastar e soltar os elementos. É possível ainda importar o conteúdo da web diretamente para seu ebook. Papyrus permite criar livros em pdf, epub e formatos Kindle. Depois de criado, você tem a possibilidade de compartilhar seu livro digital.
Experimente clicando aqui.
RD Station (versão gratuita e paga)
A Resultados Digitais é a principal empresa brasileira do mercado de plataformas de marketing digital. Existia no mercado até pouco tempo somente sua versão paga, agora temos a opção de aproveitar parte de seu conteúdo em sua versão gratuita.
Experimente clicando aqui.
Baixaram meu ebook, e agora?
Se chegou até esse ponto, então você está começando uma nova jornada. Seu cliente abriu as portas e te deu a chance de entrar em contato com ele. Nessa hora não pode fazer feio, encher o cliente de emails desinteressantes e etc. Como você pode evitar isso?
Através de uma boa segmentação você consegue conhecer mais seus clientes a fundo, criando assim um caminho que eles deverão atravessar. E mais importante, dando um propósito para que eles façam tudo isso.
Tendo o email de seu cliente em mãos, você consegue montar de forma segmentada um fluxo de emails que o atinja, onde você o conduzirá durante todo o processo a partir desse ponto de contato, que seria nesse caso, a leitura do ebook que foi enviado a ele.
Depois de estruturar o melhor conteúdo para seu lead, é fundamental que você continue encontrando formas de encantá-lo com seu produto e deixar que ele tome a decisão de fazer a compra por si só.
7 pontos para performar bem após o ebook
- Plataforma:Escolha uma ferramenta de envio de email que se adeque à sua necessidade (quantidade de emails cadastrado x quantidade que você precisa enviar).
- Classificação: Classifique seus clientes pelo interesse que eles têm em seus envios (taxa de abertura, resposta, se baixaram mais de um conteúdo e etc).
- Linguagem:Você o conhece, fale com ele de uma maneira mais próxima, que entenda que vai atraí-lo mais.
- Testes:Teste seus conteúdos. Não existe uma resposta certa para todo mundo. verifique as melhores tratativas com seu público.
- Conteúdo: Continue fazendo envios de materiais que ele se sinta atraído, não perca a qualidade ou perderá o cliente.
- Direcionamento: Não confunda o caminho que seu cliente deve seguir até efetuar uma compra. Isso o impedirá de chegar aonde você queria inicialmente.
- Conversões:Verifique de perto as taxas de conversão com objetivo de compreender o que dá certo e o que não dá em sua estratégia.
Conclusão
Há diversos propósitos de uso de ebook. Apresentamos até aqui as principais formas com base nas práticas mais usadas no cotidiano do marketing digital.
Todas têm, em comum, a valorização do cliente como alguém que busca por conhecimento e que busca por ajuda desde o início do contato com a marca. Por isso a importância de se ter uma estratégia pensada desde o começo.
O erro mais comum que vemos é o não entendimento ou a não criação de uma persona desejada, ou seja, aquele cliente que você quer de fato atender. Entender o que ele quer e o que ele necessita é a diferença do seu negócio fracassar ou ter sucesso.
E se você acha que seu negócio merece ter sucesso, a nossa tripulação te convida para fazer uma consultoria gratuita do seu negócio com a nossa equipe de consultores!
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