4 dicas para impulsionar a sua autoridade nas Redes Sociais
6 de janeiro de 2017Smarketing: por que vale a pena alinhar os setores de Marketing e Vendas?
7 de fevereiro de 2017As métricas de Marketing Digital são essenciais em qualquer trabalho desenvolvido na área. Elas são os dados do desempenho de suas ações e indicam o que está certo e o que está errado nas suas estratégias.
Há profissionais que desenvolvem um excelente trabalho, mas não conseguem mostrar os resultados aos superiores e aos clientes justamente por não darem a devida atenção às métricas. Por isso, elas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos das ações, tais como: branding, captação de leads, vendas, acesso ao site etc.
Acompanhe este post e confira algumas das principais métricas de Marketing Digital!
4 métricas de Marketing Digital essenciais para uma estratégia de sucesso
1. Leads qualificados
Há ações de marketing digital que resultam em um número significativo de leads, mas nem todos eles são qualificados e, em alguns casos, a taxa de conversões é baixa. Por outro lado, há ações que geram poucos leads, mas eles são tão qualificados que a taxa de conversão é alta.
Isso quer dizer que é preciso avaliar o quão qualificados são os leads que suas ações geram. Neste caso, lembre-se: qualidade é melhor do que quantidade!
2. Taxa de engajamento
Essa é uma métrica mais utilizada em redes sociais, mas que você pode aplicar em blogs e até em landing pages, caso haja CTAs (Call-To-Action) que estimulem ações de engajamento, e não apenas de conversão.
Essa taxa é calculada dividindo a quantidade de ações dos usuários pelo alcance do conteúdo. Assim, você consegue analisar a efetividade da ação, como um post, por exemplo.
3. Custo de aquisição por cliente
Você já parou para analisar quanto você está investindo em marketing e a quantidade de clientes obtida? Esse raciocínio é a métrica de custo de aquisição por cliente.
Para calcular essa métrica, você precisa somar todos os custos com marketing e dividir o resultado pela quantidade de novos clientes que foram adquiridos num determinado período de tempo.
Sabendo o quanto está gastando com a aquisição de cada cliente, você consegue saber se os investimentos estão sendo viáveis e trazendo lucros.
4. Tempo gasto em um site
Essa é uma métrica importantíssima, mas que muitos profissionais não dão a devida atenção. É essencial que você avalie quanto tempo um usuário permanece nas páginas do seu site, pois isso indica se o conteúdo e as estratégias de atração estão sendo efetivas.
Se os usuários saem da página com poucos segundos, tempo insuficiente para ler o conteúdo, algo está errado e é interessante fazer uma revitalização de layout e de conteúdo.
Essa métrica também é essencial em páginas de formulários, como landing pages, cadastros, carrinhos de compras, blogs, entre outras.
Se numa página de cadastro, por exemplo, a taxa de conversão é baixa e os usuários permanecem muito tempo ali, isso pode ser um indício de que seu formulário está com problemas ou exigindo dados demais dos usuários, que acabam desistindo de preenchê-lo. Analise isso!
Existem muitas outras métricas de Marketing Digital, mas, como dissemos, elas dependem exclusivamente de seus objetivos. Quer saber mais sobre Marketing Digital? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos informativos como este diretamente no seu e-mail!
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