Como conciliar tráfego orgânico e tráfego pago?
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10 de outubro de 2021Os digital influencers se tornaram um dos principais parceiros das estratégias comerciais realizadas por empresas de diferentes nichos. Todas ligadas às oportunidades do setor digital, além da necessidade de se contar um com o navegador nesse universo.
É a mesma situação de um turista que pretende explorar as riquezas naturais de um ambiente, porém ainda não é familiarizado com o espaço local, necessitando do auxílio de um guia específico, que o direciona rumo aos objetivos almejados.
Ao substituirmos o apelo natural pelo mundo digital o cenário não se torna muito diferente, já que assim como o ambiente natural, a internet é conhecida pela sua riqueza e amplitude conteúdos, podendo ser usada para fins de entretenimento, profissionais e comerciais.
Afinal, é o mesmo lugar no qual um usuário pode se profissionalizar, por meio de um curso de youtuber ead, consegue comprar um equipamento novo para o seu computador, e também conversa com os amigos sobre um novo seriado, que também foi visto ali.
E por reunir tamanhas atividades é que a internet vem expandindo cada vez mais o seu espaço na vida dos indivíduos, indo além da sua presença nas redes sociais, sendo adotada também para serviços de saúde e formas de trabalho.
Marcar uma consulta, comprar um ingresso para um show, reservar as passagens de um voo, além de agendar a sua visita a um museu. Essas são apenas algumas situações no qual as plataformas digitais passaram a abordar diferentes mercados.
E com essa quantidade progressivamente mais ampla de usuários, as marcas rapidamente enxergaram a necessidade de também se posicionarem nesse ambiente digital, como uma empresa de brindes personalizados, que comercializa seus produtos em uma loja online.
Mas com tantas marcas querendo conquistar seu espaço, não demorou para que plataformas como as redes sociais se tornassem disputadas, com essas empresas competindo pela atenção dos usuários ali presentes.
Para se destacar nesse ambiente de gladiadores digitais, é preciso contar com a ajuda de ferramentas, estratégias e profissionais especializados em lidar com esse público, adaptando o seu planejamento comercial do tradicional para o espaço digital.
Uma figura que se mostra capacitada a operar com essa conexão entre as empresas e o público são os chamados digital influencer, figuras capazes de influenciar o público em diferentes modalidades.
Digital influencers: Quem são esses profissionais?
Antes de explicar qual é a função desses dos influenciadores digitais, é importante evidenciar que cada vez mais eles se consolidam como figuras profissionais, agindo como uma ponte comercial entre os seus seguidores e as marcas contratantes.
Essa pode ser a relação entre uma empresa de paisagismo, que busca expandir a sua audiência, e para isso resolve contar com o apoio de um influenciador que aborda temas semelhantes em suas redes sociais, como projetos de arquitetura e urbanismo por exemplo.
Mas essa situação só acontece por causa da adesão do público aos próprios influenciadores, que como o seu nome indica, são figuras capazes de influenciar um segmento de público, com base na conexão por ele fomentada.
O destaque dos influenciadores, inclusive, se dá justamente por causa da sua proximidade com os usuários na internet, gerando um afastamento da comunicação unicamente institucional ou comercial realizada pelas empresas nas plataformas digitais.
Isso, porém, não significa que esses profissionais não podem lucrar com o seu trabalho nas redes, o que de fato acontece são propostas comerciais melhor especificadas, trazendo um anúncio que se identifique ao estilo do influenciador e ao que seu público procura.
Sendo assim, um influenciador que trabalhe com a indicação de vinhos e bebidas alcoólicas, por exemplo, se mostra como a pessoa ideal para que uma loja que comercializa um kit vinho personalizado indique os seus produtos.
O destaque dos influenciadores digitais para o comércio se dá também pela sua relação com uma estratégia cada vez mais adotada pelo mercado, que é o marketing de influência, focado em criar uma associação contínua e profunda com os seus consumidores.
A capacidade de influência que esses profissionais apresentam está ligada ao símbolo de inspiração que eles se tornam para os seus seguidores, ao se apresentarem como especialistas no assunto de interesse desse público.
Uma associação que permite, por exemplo, que uma empresa de soluções em TI se posicione como a melhor opção entre as companhias de tecnologia existentes, assim como um influenciador faz por meio das redes sociais.
Unir as suas estratégias comerciais ao trabalho desses digital influencers pode ser uma maneira de otimizar o trabalho de ambos.
Como adotar digital influencers às suas campanhas
Visto a importância que os influenciadores digitais conquistaram com o público, é fundamental que as marcas passem a contar com o apoio desses profissionais durante a organização do seu plano de comunicação.
Mas não basta simplesmente entrar em contato com o influenciador mais reconhecido do momento, é preciso analisar um conjunto de fatores, de forma a garantir que essa parceria comercial seja benéfica para ambos.
E para se certificar que esse projeto trará benefícios para os três lados dessa relação (as empresas, o público e os influenciadores), é necessário se ter atenção a alguns quesitos, começando pela:
Definição de objetivos
Esse é o momento no qual uma empresa deve se ater aos objetivos estabelecidos em seu plano de marketing, como um aumento no número de vendas, uma expansão das atividades de uma companhia, com a abertura de filiais, ou até uma mudança de mercado.
Uma situação que exemplifica isso é a mudança de empresas de engenharia civil em SP que agiam de forma regional, mas que agora passam a expandir para um território nacional, visto o sucesso dos seus empreendimentos.
Definido o propósito por trás das estratégias comerciais de uma companhia, é possível iniciar o processo de busca por influenciadores, que ajudarão a sua empresa a conquistar os resultados almejados.
Escolhendo o influenciador ideal
Para que uma empresa consiga se conectar com um público mais maduro, não faz sentido realizar uma parceria com um influencer que se destaca com o público infanto-juvenil, logo, é preciso adequar a sua audiência e os seus objetivos ao digital influencer correto.
Assim como a variedade de assuntos que abordam, os influenciadores também distinguem-se entre si por meio das estratégias de comunicação que adotam, com públicos amplos ou segmentados. Entre essas variações se destacam:
- Top celebs (influenciadores gerais, de grande público);
- Fit celebs (influenciadores com audiências específicas);
- Figuras de autoridade (médicos, jornalistas e especialistas em assuntos);
- Ecossistema (conjunto de influenciadores com um tema específico);
- Trendsetter (formadores de opinião);
- Público interno (funcionários de uma empresa).
A escolha do modelo de influenciador deve levar em conta também o público com os quais ele trabalha, como uma distribuidora de flores, que pode oferecer parcerias com digital influencers voltados ao mundo da decoração, da causa ambiental e da jardinagem.
Adote a estratégia correta
Tendo em mãos os objetivos da empresa e a relação com um influenciador ideal, o momento agora é de escolher a tática correta para se alcançar os propósitos que movem esse projeto comercial.
Caso o propósito seja destacar o nome da empresa nas redes, é interessante trabalhar com influenciadores gerais, enquanto para campanhas específicas, como uma promoção de aniversário, é mais recomendável atuar com influenciadores também segmentados.
Curadoria de digital influencers
Ao contratar um influenciador digital para a divulgação de uma campanha, uma marca também está alinhando a sua comunicação com os valores trabalhados por esses profissionais, portanto, é preciso ter atenção ao tipo de pessoa que você está se unindo.
É importante pesquisar o histórico deste digital influencer na internet, como os valores e conceitos por ele adotado nas redes, e a forma na qual o público reage aos seus conteúdos, para que essa audiência responda de maneira semelhante às suas mensagens.
Existe também a relevância de se observar os números conquistados por esses influenciadores, fazendo uma análise que vá além dos índices de seguidores, verificando a forma com que esses profissionais interagem com os públicos.
Uma empresa de cobertura metalica, por exemplo, trabalha com uma audiência específica, de pessoas que trabalham com construções ou que simplesmente estão em busca de reformar os seus imóveis.
Para se alcançar esse público segmentado é mais recomendado lidar com um influencer de audiência específica, que de fato reverterá um maior engajamento desses usuários com os seus produtos e serviços, otimizando o trabalho desses próprios influenciadores.
Afinal, um profissional de produtos naturais divulgando uma marca de alimentos processados pode acabar por afastar o seu público cativo, capaz de encarar isso como um desvio de personalidade, indo contra tudo que conquistou essa audiência em primeiro lugar.
De uma forma geral, é possível afirmar que o trabalho de um influenciador digital é hoje um dos fatores essenciais para o sucesso de comunicação de uma marca nas redes, conquistando uma influência em conjunto a figuras especializadas nesse assunto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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