5 técnicas e ferramentas atuais para atrair e converter leads
20 de agosto de 2021Qual a importância do funil de marketing para o mercado digital?
20 de agosto de 2021A ferramenta CRM é uma das principais plataformas de gestão disponíveis no mercado. Existem diversos fatores que ajudam na popularidade dela. É uma ferramenta muito simples de utilizar e pode ser acessada remotamente por centenas de pessoas, e aqui vamos listar todas as vantagens do CRM para a sua empresa.
O custo também é um atrativo. Até mesmo pequenas empresas utilizam a ferramenta CRM para melhor se relacionar com os clientes. Para elas, o retorno do investimento é sensível.
Ainda mais quando esses negócios de menor porte têm poucos funcionários. Com o apoio do CRM, é possível realizar diversas automações de processos. O que significa economia de tempo e de recursos financeiros.
O objetivo do CRM é permitir que uma empresa se mantenha cada vez mais conectada ao cliente. Ao compreender as necessidades dele, é possível criar campanhas de marketing, produtos ou serviços sob medida para um determinado público.
Como funciona uma ferramenta CRM?
A ferramenta CRM não funciona sozinha. Isso significa que ela só faz sentido quando está conectada a outras plataformas. Por isso, é tão importante que um software de CRM permita inúmeras integrações.
Hoje, as principais delas são as redes sociais e os aplicativos de mensagens. Assim, é muito importante que uma empresa invista em um conteúdo de qualidade. Essa é a melhor forma de atrair a atenção dos clientes em potencial, os chamados leads.
Sempre que um deles enviar uma mensagem, automaticamente o CRM o cadastra como um novo lead no sistema. Dessa forma, a empresa tem a oportunidade de preencher os dados dos clientes, e ainda ter acesso imediato a todo histórico de interações ocorridas entre eles e a equipe de atendimento ou de vendas.
Quais são as principais atividades desenvolvidas pela ferramenta CRM?
Umas das principais atividades de um software de gestão como o CRM, e já citada neste artigo, é promover a melhor relação com o cliente. Outro ponto importante é a captação de clientes em potencial. Além do cartão de lead, esses clientes são encaminhados para o funil de vendas.
Dessa forma, a empresa pode analisar toda a jornada de compra desses clientes. Para os que estão na base do funil, o negócio pode enviar um e-mail marketing que incentive o cliente a fechar a compra.
Por outro lado, para aqueles ainda no topo do funil, a empresa pode enviar uma comunicação personalizada e com novas informações sobre o produto ou sobre o serviço.
O CRM também é aplicado na gestão de equipes. Por meio de relatórios gerados em tempo real, uma companhia tem a oportunidade de analisar, por exemplo, o desempenho de cada vendedor.
É possível ainda organizar as tarefas da equipe. Com isso, todos os funcionários conseguem saber com exatidão o prazo de entrega de cada trabalho.
Quais benefícios de adotar uma ferramenta CRM para gestão da sua empresa?
Um dos principais benefícios do CRM é a comunicação. Isso porque as integrações permitem que uma empresa possa conversar com diversos clientes por meio de diferentes aplicativos de mensagens.
Dessa forma, se um cliente enviar uma mensagem pelo WhatsApp, e outro pelo Facebook Messenger, todas elas são enviadas para uma caixa de entrada única.
Com isso, o setor de atendimento ou um vendedor pode responder essas mensagens direto da ferramenta CRM, e sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro. Essa também é uma vantagem para os clientes.
Afinal, eles não querem esperar para ter uma resposta sobre alguma solicitação. Além disso, quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de fidelização dos clientes.
Por que integrar uma ferramenta CRM na sua empresa?
Neste artigo foi possível conferir algumas das vantagens do CRM para as empresas. Por outro lado, é necessário destacar como é custoso realizar a gestão de um negócio sem esse software.
Já diz o ditado, tempo é dinheiro. Com todas as informações dos clientes organizadas em uma única plataforma, há melhorias na organização e na segurança de dados.
Além disso, como os clientes entram em contato com a empresa de diversas formas, tentar organizar essas informações de outra maneira pode ocasionar prejuízos.
Sem contar a gestão da equipe. Ao utilizar um CRM, o gestor tem muito mais controle sobre as tarefas, e assim pode fazer com que cada funcionário atinja o máximo em produtividade.
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