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20 de fevereiro de 2019O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Atualmente, 2 bilhões de usuários, Ou mais de 20% da população do planeta tem acesso ao site. No Brasil, a porcentagem é ainda maior: 67% da população usa o Facebook. Com esse grande número de pessoas na rede social, é natural que tenha um gigantesco público alvo que tenha inúmeros interesses por produtos e serviços esteja em disputa.
Nas pesquisas de palavra-chave, o posicionamento orgânico (gratuito) está cada vez mais concorrido no mercado. Como opção usada para alcançar grandes resultados rapidamente, a plataforma criou o seu próprio modelo de anúncios: o Facebook Ads!
O que é Facebook Ads?
Esta ferramenta serve para veicular anúncios publicitários pagos na rede social. Os modelos de propagandas utilizam o modelo de social advertising (Social ADS), ela faz parte de uma estratégia de de marketing digital que conecta consumidores e marcas. No uso da ferramenta, o social ad usa as informações do perfil do usuário e preferências nas redes sociais para fazer a segmentação de campanhas, divulgando com menor dispersão e maiores chances de acerto.
Com o Facebook Ads não é diferente, com ele, sua empresa pode criar uma campanha detalhada para encontrar o público ideal. Nele, também é possível gerenciar a pessoa na qual a mensagem será enviada. A interface da plataforma pode ter anúncios de diferentes tamanhos e tipos. Quando essas campanhas são bem planejadas, atingem o público-alvo de forma eficiente.
O modelo de Facebook Ads é pago, mas traz excelentes resultados para os anunciantes. O ROI (Retorno sobre investimento) feito em cada campanha é considerado por 95% dos anunciantes em redes sociais como a mais lucrativa de todas as parcerias. Por isso, optar por essa rede social é um passo para aumentar as suas vendas.
Métricas do Facebook Ads
Outro ponto fundamental para a sua empresa conseguir ter sucesso na plataforma é como F
acebook ads funciona para qualificar uma campanha e a qualidade dos anúncios. Os passos para o sucesso são:
Ação: As ações são calculadas pela decisão dos usuários em ver a propaganda:
Público: O público alvo que a campanha alcançou;
Alcance: Quantidade de pessoas alcançadas pela publicação. Existe também o alcance social, que é medido por pessoas que visualizaram o anúncio por meio de curtidas de amigos;
Cliques: Quantidade de cliques recebidas pelo anúncio;
Frequência: Média dos cliques que os usuários fizeram por anúncio;
Impressões: Quantidade de vezes que o anúncio foi exibido;
Engajamento: Quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos recebidos no anúncio;
CPC: Conhecido como “Custo por Clique” é calculado a partir da quantia gasta pelo anúncio, dividido pelo número de cliques no mesmo;
CPM: É chamado de “custo por mil impressões” o dinheiro gasto, dividido pelo número de impressões do anúncio;
Público-Alvo
A quantidade de pessoas alcançadas no patrocínio da plataforma é enorme. Assim como encontrar o cliente certo. Nele, é possível direcionar em diferentes públicos como: idade, gênero, idioma, formação acadêmica, relacionamento, emprego, renda, residência, afinidade étnica, geração, país, Comportamento, interesses em comum, páginas curtidas, entre outros.
Para empresas companhias, fazer um anúncio para um público amplo é possível, mas, para pequenas empresas (principalmente comércios de bairro), a segmentação oferecida pelo Facebook ads para empresas é a melhor alternativa para conseguir bons lucros gastando pouco.
Ter uma fanpage e publicações gratuitas de propagandas e conteúdos na plataforma nem sempre são suficientes para ter um maior alcance. O Facebook Ads apresenta opções muito amplas de alcançar e monitorar esse público. Além disso, é possível definir o investimento diário, mensal, trimestral, semestral e até anual de cada campanha.
Dicas de uso
Uma boa dica para usar a plataforma é ter um público bem definido, exemplo: pessoas de 25 a 40 da zona sul de São Paulo, com renda per capita de R$ 4,000 e goste de carros.
Invista pouco em sua primeira campanha, já que é iniciante na ferramenta, a tentativa auxilia no aprendizado sem causar grandes prejuízos em casos de fracasso, faça também de duas a três campanhas diferentes com baixo investimento, assim, você pode encontrar o anúncio correto para o seu público.
A grande possibilidade de anúncios, segmentações e otimizações justificam o porque usar o Facebook Ads.
Veja também: 5 erros comuns na divulgação no Facebook e como evitá-los
Facebook ads vs Google ads
A divulgação e a ampla segmentação são as principais diferenças entre as plataformas de anúncios pagos. O Google Ads usa de suas outras redes sociais como Youtube e Gmail e displays que aparecem sites para divulgar anúncios, entretanto, mesmo com uma grande quantidade de plataformas de divulgação, muitos dos anúncios podem ser intrusivos e incorretos como: em vídeos sobre games, aparece um anúncio de cerveja.
O Facebook também tem suas redes sociais para a divulgação das campanhas, como Instagram, o Messenger e sites parceiros da plataforma. O diferencial do Facebook Ads está na sua segmentação profunda. Nele, pode vincular textos e fotos na divulgação direcionados a fanpage. Pode também promover links, postagens e histórias patrocinadas, que estão disponíveis para usuários que já estão conectados à rede.
Esses são os diferenciais do porque o Facebook Ads vale a pena!
Leia também o artigo: Google Ads – Veja o que é e como funciona
Anúncios da plataforma
O Facebook Ads na prática para anunciar é complexo, não pela dificuldade, mas pela diversidade de opções disponíveis para a sua campanha. As opções são:
Imagem: Belas imagens representam um elemento positivo para a divulgação do site. Uma boa foto é um cartão de visitas de uma empresa de confiança.
Coleção: Além da qualidade, o Facebook oferece quantidade. Com várias imagens em um único post, pode estimular a curiosidade dos clientes com um catálogo de produtos à venda;
Vídeo: O meio mais querido de visualização dos usuários. A sua empresa pode usar essa ferramenta com vídeos, sons, músicas e imagens chamativas, atraindo pessoas para sua fanpage;
Carrossel: A alternativa reúne 10 imagens ou vídeos no mesmo anúncio, Todo conteúdo é redirecionado para o link específico de cada anúncio;
Apresentação multimídia: Use textos, sons, imagens e movimentos num modo história, de modo que encante o público, uma excelente forma de facebook ads tipos de anúncios;
Ofertas: Compartilhe as promoções da sua loja com imagens, vídeos e carroceis para os curtidores da sua página;
Canvas: Exclusivo para aparelhos móveis, o anunciante pode trabalhar com anúncios em tela cheia para os clientes, dando uma experiência imersiva para o público.
O facebook ads brasil oferece uma gama de possibilidades para as empresas gerarem lucro rapidamente, o ponto fundamental é a experiência na plataforma, quanto mais você usar a ferramenta de anúncios, maiores as chances de conseguir sucesso na rede social.
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