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Para obter o melhor valor da venda, é importante que a companhia esteja indo bem e tendo boas perspectivas de lucro. Por isso, se a ideia de vender um negócio começar a surgir, é importante fazer uma preparação para que essa negociação renda bons frutos.
Em primeiro lugar, o empresário não pode deixar que a ideia de vender roube totalmente seu foco. A administração da empresa precisa continuar em primeiro lugar, garantindo que os negócios mantenham a lucratividade, para que, na hora da venda, a companhia esteja atrativa para os potenciais compradores.
Para garantir essa atratividade, é preciso ter certeza de que a empresa está bem organizada. Isso só é possível a partir de um acompanhamento contábil, financeiro e administrativo.
Veja abaixo as principais dicas para preparar uma empresa para a venda visando obter o melhor valor:
1. Organização financeira
Todo comprador que estiver buscando investir em um negócio vai olhar primeiro para a saúde financeira da companhia. Por isso, ter um bom controle sobre as finanças da empresa é o primeiro passo para prepará-la para venda. Isso envolve manter um fluxo de caixa e balanço de resultados bem atualizado. Demonstrar isso para o potencial comprador já pode gerar muitos pontos positivos, principalmente se a empresa estiver apresentando lucro nos últimos anos.
Caso o balanço da empresa não esteja tão bom, vale a pena esperar mais tempo antes de vender, e usar esse tempo para reorganizar as finanças. Isso ajudará a gerar um histórico de bons resultados, tornando a companhia atrativa para os interessados em adquiri-la.
2. Estrutura organizacional
Ter uma boa estrutura também é um ponto positivo para uma companhia. Isso inclui quadro de funcionários qualificados, uma boa e diversificada carteira de clientes, controle contábil e financeiro em dia, e força de marca.
Se a empresa estiver bem estruturada e solidificada no mercado, atrairá muitos compradores e a chance de lucrar com a venda será ainda maior.
3. Momento certo
Mesmo que sua empresa esteja indo bem, é preciso avaliar o momento certo para colocá-la à venda. Não adianta ter lucro e uma boa estrutura se o mercado não estiver bom para atrair investidores. Avaliar qual o apetite para investimento no setor em, qual a companhia atua é importantíssimo para um empreendedor que queira obter um bom valor na venda de sua empresa.
Caso o mercado esteja desfavorável, a demanda não seja tão boa ou o custo de produção do setor esteja elevado, pode ser que as ofertas sejam abaixo do que a companhia realmente valeria se as condições de mercados fossem mais positivas. Nesse caso, vale a pena esperar por melhores oportunidades.
4. Custos
Se a empresa estiver gerando muitos custos, isso também pode afugentar investidores ou levá-los a fazerem ofertas abaixo de um valor ideal para o negócio. Nesse caso, pensar em estratégias para reduzir custos antes de colocar a empresa à venda pode ser uma boa alternativa. Isso pode tornar a companhia mais atrativa, principalmente se ela estiver gerando bons resultados.
5. Capacidade de expansão
O potencial do negócio para expandir também é um ponto positivo para uma empresa que estiver à venda. Se for uma companhia inovadora, com espaço para crescer tanto em número de clientes quanto em alcance geográfico, com certeza atrairá a atenção de investidores. Caso a empresa não tenha essa perspectiva, vale traçar uma estratégia de expansão de forma a gerar maior atratividade na hora da venda.
6. Valuation
Além de traçar um planejamento estratégico, estruturar a operação e levantar toda a documentação, fazer uma avaliação profissional do negócio também pode ajudar muito na hora de negociar com os investidores.
Por meio do valuation, é possível chegar a um preço justo com base na capacidade de geração de caixa da companhia, pelo valor de ativos e passivos ou até pela comparação com empresas similares e concorrentes no mercado. Essa avaliação precificará a companhia, sendo mais um argumento para que potenciais investidores entendam o potencial que a empresa tem.
Como pode ser observado, vender uma empresa por melhor valor é possível, mas exige trabalho e dedicação. Fazer isso com o auxílio de uma assessoria profissional é essencial para garantir que todas as etapas sejam cumpridas, sem prejudicar a negociação. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para a venda com maior valor e menor risco.
Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.
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