Google Ads: Veja o que é e como funciona
22 de julho de 2016O que é e como fazer E-mail Marketing
26 de julho de 2016Ao entrar em uma loja virtual, a primeira avaliação que o cliente faz diz respeito ao design do e-commerce. Afinal, a identidade da empresa indica, antes de tudo, a quem ela se destina.
No meio digital, isso não é diferente: é preciso oferecer qualidade como diferencial, e isso também diz respeito à concepção física e funcional de um produto — ou, virtualmente falando, do design do e-commerce.
De fato, uma boa imagem traz ótimas impressões para sua página, resultando em retenção de clientes e aumento das vendas. Nesse sentido, a qualidade do design está diretamente ligada ao sucesso de um e-commerce.
Mas como saber a hora certa de investir no visual do meu e-commerce? É simples: identificando pontos que indiquem um design inapropriado!
Para te ajudar nessa missão, listamos aqui os principais fatores para os quais você deve ficar atento. Confira!
Indícios de que o design do e-commerce está inadequado
Ao ignorar o design do seu e-commerce, as consequências se equivalem ao do desleixo em uma loja física: os clientes pensarão que a sua loja é pouco profissional e irão atrás da concorrência. Vejamos, então, alguns sinais de que o design do e-commerce está inadequado:
1. O site não é responsivo
Ao longo dos últimos anos, houve um boom de dispositivos móveis no mundo, e uma grande parcela do tráfego na web se origina a partir desses equipamentos. Nesse contexto, é preciso contar com um site que se adapte bem a todos os tamanhos de tela, melhorando a experiência do usuário e mantendo-o no seu e-commerce.
O processo de otimização dos sites para funcionamento em qualquer dispositivo pode ser difícil e demorado, mas, se você deseja acompanhar a evolução da tecnologia e atrair clientes, isso é fundamental.
2. A loja virtual contém recursos não utilizados
Quando você inicia um e-commerce, pode ser difícil definir de cara o que é supérfluo e o que é realmente necessário. Então, passado algum tempo, certas características, funções e páginas podem já não ser tão úteis. Se esse for o seu caso, é hora de pensar em uma reformulação.
3. O propósito do site não é mais o mesmo
Da mesma forma que os recursos, a finalidade do seu negócio online pode ser diferente do que era no passado.
Um exemplo: um site pode ter sido lançado, originalmente, para exibir informações sobre a empresa e produtos, mas, agora, precisa funcionar como e-commerce. Nesse caso, é hora de buscar uma melhor usabilidade.
4. A página é pouco agradável esteticamente
Os visitantes não estão somente à procura de funcionalidade, mas também de um site atraente e agradável. Por isso, o desconhecimento das ferramentas e recursos disponíveis no web design pode ajudar a explicar um possível aumento na taxa de rejeição.
5. A velocidade do site é baixa
Poucas coisas são mais irritantes para os visitantes de um website do que a lentidão no download e processamento das páginas. Logo, vale qualquer esforço para tornar mais rápida e eficiente a experiência do usuário final.
6. Falta um chat online para tirar dúvidas dos clientes
Pense em coisas que são convenientes quando você visita um site. Um canal para tirar eventuais dúvidas certamente está entre elas, não é? O seu cliente também pensa assim, então quanto mais rápido isso acontecer, melhor.
Um chat online garante instantaneidade na comunicação, o que permite ao visitante solucionar sua dúvida sem precisar preencher formulários, ou fazer outros procedimentos para ser atendido depois de todo o processo.
Por isso, não contar com um chat online é um grave erro presente em muitos sites. É muito comum que o visitante simplesmente vá embora quando percebe que vai perder tempo tentando obter uma informação.
7. Não existe foco na experiência do usuário
Coloque-se novamente no lugar do seu cliente: você acessa um site do seu interesse pelo smartphone e percebe que a página não carrega. Ou pior: você decide baixar um e-book, por exemplo, mas, na hora de fazer o download, a página simplesmente volta para a home e nada acontece. Irritante, não é?
Pois é: voltamos a falar dos smartphones porque eles são realmente importantes. E é também por isso que as empresas de tecnologia estão, cada vez mais, direcionando o foco do seu trabalho para a experiência do usuário, e não em interfaces.
Entretanto, ainda existem inúmeros sites que sequer abrem em dispositivos móveis — um erro grave.
Dados do IBGE de 2016 mostram que os celulares já superaram os computadores para o acesso à internet no Brasil — o que significa que, se você não se adaptar a essa realidade, muito provavelmente sua empresa estará entre aquelas que irritam seus usuários.
8. A página de introdução é inútil
Muitas páginas de introdução só servem para irritar os visitantes. Isso acontece quando eles têm que clicar duas vezes para acessar o conteúdo da sua página, por exemplo. Então, evite isso. Se for o caso, apenas cancele a página e procure ser mais direto no seu conteúdo.
9. Não existe menu de navegação
Poucos erros são tão banais quanto esquecer de incluir o menu de navegação nas páginas. Sem eles, o visitante tem que ficar clicando em “voltar” para retornar à página inicial e seguir navegando no site. E, hoje em dia, ninguém aguenta isso por muito tempo.
Para evitar esse problema, certifique-se de que sua página possui o menu e — isso é fundamental — que ele é intuitivo para o visitante.
10. O tamanho das letras do texto é ruim
Textos precisam estar entre tamanho 10 e 14, nunca sendo menores ou maiores do que isso. Caso contrário, as pessoas terão que forçar a vista para enxergar as letras pequenas — e, convenhamos, ninguém vai querer perder tempo com isso.
Ou, então, terão que ficar rolando a tela para dar conta de ler tudo, algo que também não é nada interessante para a navegação.
11. O site tem uma musiquinha irritante
Quer realmente irritar os visitantes do seu site? Então os receba com uma música que eles não querem ouvir. Pois é, este é um erro muito comum: as pessoas tentam criar um ambiente moderno, mas acabam estragando tudo.
Não faça isso. Até porque você ainda corre o risco de dar aquele susto no seu visitante mais distraído, que entrar na sua página com o fone no ouvido ligado em alto volume, por exemplo.
12. O site é confuso para navegar
Por fim, uma estrutura mal organizada dificulta não só a navegabilidade, para os visitantes, como também o entendimento para os motores de busca. Isso porque, quando uma pessoa navega por um site bagunçado, sem opções para produtos ou serviços associados, acaba ficando “sem saber para onde ir”.
Em termos de visibilidade, é importante a existência de um mapa para ajudar os motores de busca a fazer o mapeamento do seu domínio. Organizar o site em diferentes categorias e subcategorias também é um fator de qualidade.
Por fim, antes de qualquer coisa, é preciso planejar a funcionalidade. Um site extremamente intuitivo e funcional está fadado a usufruir de uma menor taxa de rejeição. Manter um design atraente e, ao mesmo tempo, reduzir o abandono: essa é a grande questão.
Percebeu como é importante ter cuidado com o design do e-commerce? Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude seus seguidores a ficarem por dentro das melhores dicas de marketing digital!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!