4 passos para sua empresa vender mais com as redes sociais
9 de agosto de 2016Como calcular o ROI das minhas campanhas de Google Adwords?
11 de agosto de 2016Dentro do marketing digital da sua empresa, um elemento que deve estar presente, pois pode ser muito útil na hora de identificar clientes em potencial, são as chamadas Landing Pages.
Todo empreendedor deseja fazer o seu negócio crescer e impactar cada vez mais pessoas. Por isso, é fundamental que ele entenda a importância de otimizar Landing Pages para potencializar a geração de leads. Mas qual a relação entre Landing Page e geração de leads?
É simples: Landing Pages significam oportunidade de conversão. Quanto melhor ela for, maior será a oportunidade de converter o visitante do site em lead.
Você sabe dizer se suas Landing Pages são boas ou ruins? Quanto elas convertem? Se você não está certo das respostas para estas perguntas, é hora deler este artigo!
Uma das principais métricas para saber se uma landing page é bem sucedida na sua missão dentro de uma estratégia de marketing digital é a taxa de conversão dessa página. É essa métrica que conta qual a porcentagem de visitantes que está sendo convertido pela estratégia
Se a sua landing page tem uma taxa de conversão baixa, isso significa que você está perdendo dinheiro ao manter no ar uma estratégia pouco eficiente.
Por sorte, existem algumas boas maneiras de aumentar a eficiência de uma landing page e recuperar o dinheiro investido na estratégia, otimizando sua taxa de conversão. Quer saber como? Então continue lendo!
O que são Landing Pages?
O termo vem do inglês e significa página de pouso. As Landing Pages são exatamente isso: páginas nas quais os usuários aterrissam. Após clicar em algum link disponibilizado pela sua empresa, seja ele um banner, um link patrocinado, um CTA em blog ou qualquer outro, um cliente em potencial poderá chegar até uma Landing Page.
Como essas páginas podem ser usadas para atrair clientes?
A Landing Page tem a função de receber o usuário e redirecioná-lo para determinado conteúdo, página ou material que ele esteja procurando. Elas são, assim, posicionadas — pois possuem uma função estratégica dentro da estratégia de marketing. É por meio delas que o seu futuro cliente deixará algumas informações, como o seu nome e uma forma de contato, antes de prosseguir.
Ao aterrissarem na sua Landing Page e preencherem o breve cadastro, esses usuários demonstram interesse nos seus produtos e serviços. Isso permite identificar clientes em potencial, também chamados de leads, e prosseguir com o processo de convertê-los em clientes.
5 dicas para criar uma boa Landing Page
Para construir uma boa Landing Page, existem diversos cuidados que precisam ser tomados. Como o objetivo dessa página é estimular o visitante a deixar alguns dados para que ele consiga acessar o conteúdo que o interessa, é importante facilitar ao máximo o processo. Caso ele se depare com um formulário complexo ou uma página confusa, poderá desistir.
Por isso, o design da página deve ser o mais limpo possível, com bom contraste de cores e letras em um bom tamanho, para que a página permaneça bastante clara e objetiva. Então, nada de exagerar na quantidade de informações! Coloque na página somente os dados necessários para que o cliente faça o seu cadastro.
Outra dica importante é elaborar os itens que serão inclusos no formulário de forma criteriosa. Sua empresa precisa definir que dados são os mais importantes e evitar pedir informações demais. Geralmente, Landing Pages solicitam nome, uma forma de contato e alguns poucos dados além desses.
1. Escreva títulos melhores
A manchete da sua Landing Page apresenta sua oferta aos visitantes? É uma proposta de valor clara para o seu negócio? Se você tem uma página que não está gerando leads, comece melhorando os títulos.
Eles serão o primeiro contato do cliente com o seu conteúdo, então é fundamental pensar em um título atraente, que faça a sua Landing Page se destacar e passar ao usuário exatamente aquilo que você deseja.
2. Alinhe o comprimento do formulário à sua oferta
O formulário da sua Landing Page é onde você define o custo da oferta para o visitante, que avalia o seu valor com base na quantidade de informações que você está pedindo no formulário.
Se houver muitos campos, isso pode diminuir suas taxas de conversão, pois o valor da sua oferta não está alinhado com a quantidade de informações que está pedindo. Considere aceitar o mínimo de informação para que alguém tenha acesso ao seu conteúdo ou oferta.
3. Segmente com base no canal
Se você tem a capacidade de segmentar por canal, então tem um benefício: ao construir a segmentação, você será capaz de identificar quais fontes de tráfego são as mais fortes. Consequentemente, concentrando seus esforços nos canais com altas taxas de conversão, você terá mais chances de elevar seus índices globais.
Você deve construir suas Landing Pages com canais específicos em mente. Um visitante que vem de um anúncio do Facebook, por exemplo, pode ter expectativas diferentes quando comparado a alguém que entrou por meio de um e-mail marketing. Quando possível, construa suas páginas pensando no canal.
4. Simplifique o design
Não copie seus concorrentes: ainda que eles saibam o que estão fazendo, essas estratégias nem sempre se adequarão às especificidades do seu negócio.
Certifique-se de que tudo o que está na página é necessário para o seu objetivo. Se há algo fora disso, remova. O design deve ser focado na experiência do usuário e na conversão.
5. Teste o desempenho em diferentes dispositivos
É fácil ignorar esse fator, mas isso pode prejudicar suas taxas de conversão. Você fez um teste e confirmou que sua Landing Page funciona no seu navegador principal, mas será que o mesmo acontece em outras plataformas?
Se a sua página não for compatível com outros navegadores, poderá perder conversões por problemas de renderização ou botões que não funcionam. Certifique-se de que a página funciona em todos os formatos e navegadores. Use a análise do site para determinar de quais navegadores e dispositivos vêm a origem do tráfego.
Como você viu, otimizar a Landing Page de sua empresa pode parecer uma tarefa complexa, mas com alguns cuidados básicos é possível garantir o sucesso da sua campanha de marketing!
Como otimizar a taxa de conversão da Landing Page
Aplique testes A/B
Os testes A/B são a principal arma para otimizar uma taxa de conversão, já que permitem testar duas soluções ao mesmo tempo e descobrir em tempo real qual a mais eficiente.
Nesses testes, a empresa vai apresentar em sua página duas versões de uma mesma landing page: uma com a Solução A e outra com a Solução B. As duas alternativas estarão no ar pelo mesmo tempo e recebendo a mesma quantidade de visitantes e, assim, aquela que tiver mais conversão é a solução mais eficiente.
A estratégia permite que se teste, em tempo real, a efetividade de cada elemento de uma landing page, da cor do texto até as palavras utilizadas ou o tamanho da fonte, passando pelos dados requisitados do usuário e a organização dos campos da página.
Crie um CTA eficiente
O CTA, ou call-to-action, é um dos principais elementos de uma landing page e um dos grandes influenciadores na sua taxa de conversão. Afinal, ele é o elemento que age como uma “porta” pela qual os visitantes são convertidos.
Existem alguns elementos dentro do CTA que podem ser otimizados por meio de testes A/B:
- Cores contrastantes;
- Conteúdo do texto;
- Tamanho;
- Quantidade de aparições;
- Localização na página.
Apresente um bom design
O design de uma landing page é, talvez, o elemento mais importante na sua taxa de conversão já que é por meio dele que a comunicação entre site e visitante pode ser realizada. Ou seja: de nada adianta ter um material incrível se não é possível comunicar isso aos visitantes de maneira satisfatória.
São muitos os aspectos de um bom design que podem ser testados para alcançar a máxima eficiência. Confira alguns:
- Organização: o CTA está fácil de ser encontrado? O design deixa claro o que o visitante deve fazer na página?
- Cores: as cores ajudam a evidenciar o CTA e a mensagem passada ou elas escondem o CTA do visitante?
- Desempenho: como está a qualidade do texto e das imagens do seu design? Tudo carrega em uma boa velocidade ou demora muito para carregar?
- Destaque: os principais elementos da página estão tendo o destaque merecido?
Ofereça algo de valor para seu público-alvo
A conversão em uma landing page funciona sob a seguinte ótica: a empresa oferece um produto de valor para o visitante (um e-book, por exemplo), enquanto o visitante oferece seu contato para receber esse conteúdo.
Será que essa proposta de valor está clara na sua landing page? Leia o que foi escrito e procure entender se o texto e o conteúdo da página de entrada realmente contêm valor para sua persona e se essa proposta de valor está bem explicada.
Algumas dicas para passar sua proposta de valor:
- Social proof: seu conteúdo permite a utilização de depoimentos de clientes na landing page? Se sim, esses depoimentos ajudam a aumentar a conversão ou não?
- Objeções: é comum que os visitantes entrem na defensiva em uma landing page, mas será que seu conteúdo consegue derrubar as objeções levantadas por eles?
Montar uma landing page otimizada e com uma ótima taxa de conversão não é fácil. Aliás, é um trabalho que dura pra sempre, já que você estará constantemente testando novos elementos e hipóteses – mas é um trabalho que vale a pena.
Gostou?
Compreendeu o que são Landing Pages? Está pronto para utilizá-las em sua estratégia de marketing digital?
Se esse artigo foi útil pra você, compartilhe-o em suas redes sociais e marque seus amigos que podem ter o interesse em aprender mais sobre landing pages!
Ah! Comente aqui em nosso post o que você achou desse conteúdo. Estamos interessados em saber o que você tem a nos dizer!
Se precisar de ajuda sobre como criar uma Landing Page para o seu negócio, você pode falar com um consultor gratuitamente!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!