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7 de maio de 2020A geração e qualificação de leads é uma etapa fundamental para quem atua com vendas ou marketing. Afinal, os potenciais clientes de uma organização representam a oportunidade de novos negócios. É disso que se trata o MQL.
Pode parecer que não, mas criar uma ampla rede de leads é o sonho de qualquer profissional da área. E, claro, estamos falando de consumidores que entram em contato com a marca, apresentam suas necessidades e, ainda, permanecem engajados.
Em outras palavras, esse público representa interesse na sua marca, cujas chances de criar um relacionamento próximo, manter o canal de comunicação aberto e fechar um negócio são muito maiores.
Ainda não está claro o que é MQL? Neste artigo, vamos falar tudo sobre esse assunto e ensinar como qualificar leads corretamente. Ficou interessado? Acompanhe!
O que é MQL?
MQL é a sigla que caracteriza o Marketing Qualified Lead. Em tradução livre, significa Leads Qualificados para o Marketing. Ou seja, é o consumidor que já conhece o seu problema, que está em uma etapa do funil de vendas e busca por uma solução para ele.
Por permanecer em uma etapa do funil de vendas, ele já interagiu com a sua marca, lendo posts, blogs, etiqueta de segurança da organização, materiais ricos e conteúdos relevantes e, possivelmente, até utilizando as ferramentas indicadas por você.
Em contrapartida, o lead qualificado para o marketing ainda está buscando por um conteúdo que o convença e, ainda, que apresente a solução ideal para o seu problema ou necessidade.
Em outras palavras, o seu time de vendas ou marketing trabalhará muito para convencer o lead do valor que a sua marca oferece, pois só assim ele passará a considerar a compra de um determinado produto ou serviço.
Como classificar um MQL?
Agora que você já sabe sobre os leads qualificados para o marketing, deve estar se perguntando: como classificar os consumidores em potenciais clientes?
Antes de responder essa pergunta, você deve ter em mente que, cada empresa possui uma persona, ou seja, a representação do público ideal para a organização.
Nesse sentido, mesmo que duas empresas atuem no mesmo segmento, elas vão apresentar características distintas no processo de qualificação de lead. Cada consumidor é único e deve ser avaliado de acordo com o seu perfil e hábitos de consumo.
Contudo, existem algumas práticas que pode ajudá-lo a classificar os leads independente de segmento, porte ou estratégias de ação. Confira a seguir!
1. Conheça a sua persona
O primeiro passo para qualificar os seus leads é conhecendo a sua persona, ou seja, o cliente ideal para a sua marca. Basicamente, o seu cliente ideal deve ser estudado a partir dos seguintes elementos:
- Nome;
- Faixa etária;
- Renda mensal;
- Profissão;
- Interesses;
- Entre outros.
O objetivo é integrar o MQL em todos os processos compostos em uma jornada de compra no interesse do consumidor, a fim de convencê-lo que a sua empresa é a ideal para o problema dele.
2. Peça feedbacks para os departamentos
Nesse momento, é fundamental que o time de marketing e vendas troquem informações entre si. Afinal, eles podem não saber a etapa do funil em que o cliente se encontra.
Com isso, o departamento de vendas, por exemplo, pode considerar um determinado lead qualificado, enquanto a equipe de marketing acredite que a nutrição é necessária.
Portanto, peça feedbacks para ambas equipes, converse com cada profissional e colete informações e impressões de cada um, mesmo que haja uma consideração sobre fita de led, por exemplo.
3. Utilize o smarketing
Como o próprio nome supõe, smarketing é a fusão das palavras ‘’sales’’ (vendas) e marketing. Em tradução livre, é utilizada para caracterizar o termo ‘’vendarketing’’.
Resumidamente, trata-se da integração, comunicação e troca de informações entre os dois setores. Como mencionamos anteriormente, quando não há essa troca, é possível que eles discordem, por exemplo, no que seriam leads qualificados para a empresa.
Por isso, alinhe o seu time de vendas e marketing, crie uma tela de proteção de dados, estabeleça um canal de comunicação eficiente e faça com que todos tenham acesso a mesma informação, isso ajuda no MQL.
4. Faça o Lead Scoring
O Lead Scoring é a metodologia mais utilizada quando se trata do MQL. Basicamente, é um processo de atribuição de pontos para cada usuário.
Em outras palavras, quando o consumidor se inscreve em uma newsletter, por exemplo, ele ganha 10 pontos. A partir daí, cada ação recebe uma pontuação adequada.
Por fim, você viu o que é o MQL e como classificar os possíveis clientes da sua marca. Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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