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11 de outubro de 2018O e-mail marketing é uma das mais populares estratégias de marketing digital. Milhares de empresas de todos os portes adotam essa prática, que se transformou em um dos principais canais de comunicação com os clientes. Entretanto, não podemos falar sobre esse assunto sem tratarmos, também, do ROI do e-mail marketing.
Você já conhece esse termo? Caso não conheça, não se preocupe: continue lendo que vamos explicar tudo sobre ele e a sua relação com o e-mail marketing. Vamos lá?
O que é ROI
ROI significa Return on Investment, ou Retorno Sobre Investimento. É um tipo de mensuração que analisa a performance de um investimento em particular. Ele pode ser aplicado em qualquer ação de marketing, mas em cada situação é preciso calcular itens diferentes.
Digamos, por exemplo, que você está trabalhando com marketing tradicional e decidiu realizar uma campanha de distribuição de panfletos em determinado evento. Para saber se isso deu certo, realmente, você precisa de um cálculo de ROI que leve em conta a quantidade de panfletos impressos, a quantidade entregue, de fato, e de que maneira isso se transformou em clientes reais.
Nesses casos, determinar o ROI é bem mais complicado do que no marketing digital, que funciona inteiramente com base em métricas. No e-mail marketing não é diferente: você precisa calcular para descobrir o que está funcionando e o que precisa melhorar.
Como calcular o ROI do e-mail marketing
Antes de definir o cálculo exato a aplicar, você precisa decidir o que será avaliado. Para tanto, baseie-se no que foi enviado aos seus clientes — o que pode ser várias coisas diferentes, dependendo da sua campanha e da fatia de público que você deseja alcançar.
Por exemplo, se você enviou uma newsletter com links para artigos do seu blog, o retorno será o número de cliques efetivos. Se disparou um e-book, o número de downloads é o que vai medir o sucesso da ação. Se listou produtos em oferta, os cliques e as conversões em vendas reais são duas formas de medir.
Todas essas são formas de receita ou conversão, ou seja, são os resultados que você pretende alcançar.
O melhor jeito de avaliá-los é usar a ajuda do Google Analytics. Ele mostrará o caminho que o seu cliente tomou desde que clicou no link dentro do e-mail até o último passo no seu site. Daí, você consegue descobrir se eles ficaram bastante tempo, se leram outros artigos, se fizeram algum pedido, ou quaisquer outras decisões relevantes.
Depois de determinar isso, é preciso saber quais foram os custos de aplicar o e-mail marketing. Isso é variável, já que depende de como tudo funciona na sua empresa. Se você tem um funcionário que trate disso no departamento de marketing, considere o salário dele; ou o valor de um software de automação; o pagamento de um profissional que desenvolva o template do e-mail etc.
Por fim, com os custos e a receita em mãos, você só precisa seguir a fórmula básica do ROI do e-mail marketing:
(Receita – Custo ) / Custo x 100.
Com isso, você terá a porcentagem do ROI. Por exemplo, se uma campanha conseguiu R$850 e custou R$250, a fórmula é (850-250) / 250 x 100. O retorno sobre o investimento, então, seria de 240%.
Enfim, agora você entende como mensurar o ROI do e-mail marketing! Como vimos, vários fatores podem influenciar esse cálculo, a depender da sua estratégia e dos investimentos que você injeta nela. Contudo, a fórmula é a mesma — e muito simples.
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