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9 de agosto de 2016O setor do comércio virtual é um dos que mais crescem no país, apresentando um aumento de 15% em 2015, com faturamento de R$ 41,3 bilhões. Mas não basta apenas o desejo e o capital para entrar nesse mercado. Para saber como abrir um e-commerce é preciso conhecer os maiores desafios do investimento e o que é preciso para criar uma loja segura e eficaz.
Neste post listamos uma série de dicas para quem pretende se aventurar nesse ramo, focando nas etapas primordiais para a instalação, métodos de pagamento, segurança, usabilidade, informações, descrição de produto, divulgação e promoção.
Continue a leitura e conheça algumas sacadas para você aumentar suas vendas em um e-commerce!
1. Escolha a plataforma ideal
A escolha correta da plataforma da sua loja virtual é determinante para o sucesso do negócio. É por meio dela que você vai gerenciar seu estoque e todas as operações do seu comércio.
A dica, então, é pesquisar quais são as melhores opções dentro do seu orçamento. Há plataformas gratuitas, pagas e de código fonte aberto, todas com suas próprias limitações e benefícios.
De modo geral, plataformas pagas oferecem um serviço de qualidade superior, além de dar suporte e assistência em todas as etapas de instalação e implementação. Assim, se você contar com o capital para isso, saiba que investir em um serviço pago pode ser interessante.
Certifique-se de encontrar uma ferramenta fácil de ser utilizada no dia a dia para que você não precise sempre do suporte para fazer pequenas alterações.
Aproveite também aquelas que facilitam a integração com outras plataformas, como ferramentas de pagamento (Paypal e PagSeguro, por exemplo), e ferramentas de monitoramento do Correios.
Todos esses detalhes vão influenciar diretamente na qualidade da experiência que seus compradores terão, além de facilitar seu dia a dia de manutenção e cadastro de produtos.
2. Cadastre seus produtos
Em um e-commerce o cliente não pode manusear os produtos como faz em uma loja física. Por isso, na hora de cadastrá-los ofereça o máximo de informações possível para que o usuário sinta-se seguro da compra. Tire boas fotos dos produtos — de preferência em vários ângulos, para mostrar todas as especificações — e inclua categorias, preços e todos os dados necessários e relacionados.
Garanta informações completas
Nesse momento é preciso que você tenha muito cuidado. As características dos seus produtos são também palavras-chave muito valiosas para o ranqueamento das suas páginas, e por isso precisam ser bem exploradas.
Ao fazer a descrição de um produto, certifique-se de que todas as informações valiosas a respeito dele estejam visíveis para o cliente. É muito comum, após procurar por um produto e não encontrar todas as informações sobre ele, o usuário buscar em outros sites — e é nesse momento que infelizmente você pode perder uma boa venda.
Tenha fotos do produto de todos os ângulos possíveis
Apenas uma ou duas imagens de ilustração não são suficientes. Tente trabalhar o máximo de imagens possíveis, explorando todos os lados e dimensões do produto que está sendo vendido.
Dessa forma o usuário terá uma noção mais clara a respeito do produto que está comprando, aumentando as suas chances de venda.
Se possível, faça um vídeo de demonstração
Se estiver dentro do orçamento da empresa, é interessante fazer um vídeo de demonstração dos seus produtos. Esse material vai complementar as fotos citadas anteriormente.
Quanto mais recursos visuais você tiver, melhor! O vídeo possui um formato interessante por ser multimídia, podendo trabalhar imagens, áudio e legendas, sempre buscando melhorar os argumentos de compra para os seus usuários.
3. Deixe sua loja segura
A segurança de um comércio virtual é um dos fatores mais importantes para o seu sucesso — ainda mais para uma marca que está se estabelecendo no mercado e, por isso, ainda não conquistou a confiança do seu público-alvo.
Para o recebimento dos pagamentos o lojista poderá optar entre as seguintes opções:
Intermediadores de pagamentos
Ideais para quem está começando sua loja, os intermediadores são mais simples de serem implementados, além de cuidarem de boa parte da burocracia envolvendo as transações.
Gateways de pagamentos
Cobram apenas uma taxa fixa por transação, mas não oferecem um sistema antifraude, de modo que o lojista fica responsável por contratar uma empresa para cuidar dessa parte.
Para proteger os dados dos seus clientes — uma questão importantíssima no mundo virtual — o lojista deverá instalar uma ferramenta SSL (Secure Socket Layer), um tipo de encriptador de informações que previne que os dados fornecidos, como número de cartões de créditos, sejam roubados.
4. Trabalhe o marketing do seu e-commerce
Para aumentar as vendas em um e-commerce é preciso, antes de tudo, que ele tenha tráfego — ou seja, que muitas pessoas acessem o site. Para isso, garanta que os clientes que você já conquistou com sua loja física saibam da existência do e-commerce e invista em marketing digital.
É importante aumentar sua presença entre os primeiros resultados dos buscadores (como o Google) e nas redes sociais (como o Facebook e Instagram) para atrair mais visitantes e convertê-los em clientes para a sua loja. O marketing digital também é responsável por consolidar sua marca online, criando um relacionamento mais próximo com seus clientes.
Dicas para as redes sociais
Nas redes sociais é fundamental que você estruture um planejamento para garantir a frequência das atualizações.
Nesse momento é necessário pensar em ações que estimulem o engajamento dos usuários junto à sua marca. Esse engajamento é importante para entender quais são as maiores necessidades e demandas do seu público, criando um canal de comunicação aberto e receptivo para que essas pessoas expressem suas opiniões. E, claro, uma boa empresa saberá trabalhar essas informações a seu favor!
As redes sociais também são comumente usadas como SAC 2.0. É preciso que você esteja presente nos canais certos e tenha profissionais capacitados para cuidar dessa parte, sempre respondendo de forma prestativa e rápida.
Dicas para trabalhar e-mail marketing
O e-mail marketing pode ser trabalhado de várias formas. Quando um usuário já realizou compras na sua loja, é possível aproveitar as informações de venda que você possui em mãos e criar campanhas personalizadas com base nos produtos comprados, na data de aniversário, na data da primeira compra etc.
Outra forma de trabalhar o e-mail marketing é com um bom pós-venda. Principalmente para produtos mais complexos e/ou tecnológicos, ter uma assistência bem estruturada via internet é uma das melhores opções para alcançar o sucesso.
5. Avalie as formas de pagamentos que serão aceitas
Além de aceitar pagamentos de diferentes bandeiras de cartão de crédito, é importante oferecer a opção de pagamento via boleto bancário — assim você não perde vendas por que clientes em potencial não têm um cartão de crédito.
Algumas pessoas ainda têm receio de cadastrar os cartões de crédito e débito em plataformas digitais. Por isso, é fundamental que opções como o boleto não sejam deixadas de lado — elas serão diferenciais para o seu negócio.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!