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3 de março de 2018As compras pela internet aumentam a cada dia. E, com isso, a preocupação dos usuários com sua própria segurança também cresce. É disso que se trata o certificado SSL.
De um lado, as pessoas estão cada vez mais dispostas e pesquisar bens e serviços online. De outro, todos querem garantir que suas informações — como os dados pessoais e o número do cartão de crédito — não cairão nas mãos de indivíduos ou instituições mal-intencionadas.
Além disso, mesmo em sites puramente informativos, quem navega está constantemente exposto ao incluir dados em newsletters, aceitar o uso de cookies, entre outros tipos de trocas de informações.
Todos nós já sofremos algum ataque ou já nos sentimos inseguros alguma vez quando estávamos navegamos na web. Nossa primeira reação quando acontece é fechar tudo e sair o mais rápido possível daquele ambiente, certo?
Nesse mesmo passo, você já deve ter percebido que em alguns ambientes é possível estar mais seguro.
O seu navegador aponta alguns sites como “seguro”, mostrando um cadeado ao lado do endereço que começa com a letra “s”, já notou? Aposto que sim.
É aí que entram as certificações online, como o HTTPS, que tem a função de tornar seu site mais seguro, além de contribuir com o próprio desempenho do website.
Recentemente, o Google definiu Julho de 2018 com prazo final para a implementação do certificado SSL nos sites, ou seja, o uso do HTTPS. O Google alertou que, para qualquer domínio que use HTTP, o Chrome vai mostrar a mensagem “Site não seguro” na barra de endereço.
Isso significa que instalar um certificado digital e migrar para HTTPS se tornou mais importante do que nunca!
A partir de agora, você vai poder entender tudo sobre HTTPS e aprender como adicionar esse certificado no seu website. Acompanhe!
O que é SSL?
Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Milhões de consumidores reconhecem o “cadeado dourado” que aparece nos navegadores quando estão acessando um website seguro.
Esse certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis como números de cartão de crédito e documentos.
Os lados que recebem a proteção em geral são dois, por exemplo, um site de compras e o navegador. Há também casos em que a proteção ocorre de servidor para servidor, onde uma aplicação com dados sensíveis precisa ser protegida.
Resumindo o certificado SSL evita que qualquer dado transferido entre usuários e sites, ou entre dois sistemas, fiquem expostos e possam sofrer ataques.
Para isso, ele usa uma tecnologia que funciona através de algoritmos de criptografia, codificando os dados em trânsito e impedindo que os hackers leiam tal como é enviado através da conexão.
Sites que possuem o SSL ativo ganham autoridade no ranking de buscas do Google e uma melhor análise do tráfego a partir de ferramentas como o Google Analytics.
O Google inclusive lançou uma nota oficial, dizendo que a partir de janeiro de 2017, o navegador Chrome irá exibir um alerta para os usuários que estiverem usando páginas não seguras (HTTP) para inclusão de senhas ou outros dados sensíveis, e recentemente, o Google definiu Julho de 2018 com prazo final para a implementação do certificado SSL nos sites.
O que é HTTPS?
É um protocolo seguro de transferência de hipertexto. O nome parece complicado, mas na prática é fácil de entender.
O HTTPS adiciona um elemento extra de segurança ao já conhecido HTTP. O HTTPS usa criptografia, protegendo a confidencialidade e a integridade dos dados entre o computador do usuário (visitante) e o site.
Em outras palavras, através do certificado SSL, somente essas duas pontas estão se comunicando e conseguem decodificar o que está sendo transmitido. Isso diminui muito as chances de um invasor interceptar os dados enviados.
Quais sites devem migrar para HTTPS?
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o HTTPS é válido para todos os tipos de website, não apenas para e-commerces. Isso porque, além da segurança em si, ele contribui para outros fatores que veremos a seguir.
Como saber se um site usa HTTPS?
Além do “https://” na barra de navegação, os sites com HTTPS costumam apresentar um cadeado verde ao lado do endereço.
Por que migrar seu site para HTTPS?
Segurança
Como já citado, esse é o motivo principal pelo qual o SSL costuma ser adotado. Graças ao uso dessa tecnologia, uma prática muito comum de cybercrime, o phishing, pode ser evitada.
Nesse tipo de crime online, hackers se apresentam como empresas ou pessoas próximas da vítima para colher informações confidenciais.
O contato tanto pode ser por email quanto através de um site que simula (muitas vezes em detalhes) o ambiente virtual de uma empresa. Assim é possível confundir o usuário, fazendo com que ele entregue dados sensíveis aos ladrões enquanto navegam.
No entanto, ao navegar em sites com SSL, as chances desse tipo de trapaça acontecer é praticamente nula, pois uma das principais funções do SSL é a confirmação da autenticidade do local navegado ao usuário.
Credibilidade
A proteção que o SSL proporciona já está bastante difundida. Ainda que muitas pessoas não conheçam o nome da tecnologia, ou mesmo como ela funciona, as características da navegação segura já são comuns e muitos usuários podem identificá-las.
Se você possui uma loja virtual, por exemplo, é comum que antes de realizar qualquer pagamento os usuários verifiquem se o seu endereço web utiliza um “s” a mais, passando de http para https.
Além disso, quem navega pode reconhecer outros sinais, como o símbolo de um cadeado, a cor verde na barra de endereços e um selo de site seguro. Quem encontra tais características se sente acolhido em um ambiente que respeita a sua privacidade, cuidando e protegendo suas informações.
Na era da informação, não há melhor maneira de estreitar laços e criar uma relação de longo prazo com os seus clientes do que demonstrando respeito e atenção aos seus dados.
Pagamento com cartão de crédito online
Para quem tem opção de pagamento online o uso do SSL é imprescindível. Em primeiro lugar pelo motivo que acabamos de mencionar, o respeito aos dados do usuário.
Depois, de modo absolutamente prático, para que você possa utilizar o método de pagamento mais difundido na web: o cartão de crédito. Com esse método, os clientes podem usufruir de acesso a pagamento parcelado e sem juros, isso sem contar a segurança associada ao seu uso.
Por essas razões, a grande maioria dos usuários na web utilizam cartões de crédito para pagar suas compras online com segurança.
A grande questão aqui é que as operadoras de crédito, como uma medida de proteção a fraudes, só liberam o uso de cartão de crédito para lojas online que possuem o SSL ativo, somente dessa forma é possível integrar esse método de pagamento nos e-commerces.
Performance do site com o Certificado SSL
O aumento da velocidade do site é um benefício pouco divulgado do uso de HTTPS, mas que também está presente.
SEO
De acordo com o algoritmo do Google, são diversos os fatores que influenciam no ranqueamento dos sites junto ao buscador mais utilizado da web. Um deles, caso você não saiba, é o SSL.
Matt Cutts, engenheiro de software do Google, anunciou em 2014 no Google Webmaster Central que o HTTPS pode beneficiar o ranqueamento dos sites (SEO) no buscador. O fato é que, entre os líderes das pesquisas, a maioria dos sites já adota o protocolo.
O Google considera o certificado SSL um benefício importante para os usuários e leva isso em conta para selecionar os sites que aparecem nos primeiros lugares nos resultados de busca.
Ainda de acordo com a nota lançada seria um benefício leve “ganhando um peso menor do que outros fatores, como a qualidade do conteúdo”, porém com o passar do tempo e o posicionamento de outras organizações em favor da ativação do SSL espera-se que a importância desse sinal possa ter aumentado.
Para comprovar essa teoria, basta buscar por qualquer palavra-chave no Google e ver que os conteúdos que aparecem nas primeiras posições são de páginas seguras.
Quer se aprofundar no assunto? Leia este artigo: O que é SEO e para que serve: Um guia essencial para você entender como funciona
Vale a pena migrar para HTTPS?
Com certeza a migração para HTTPS pode trazer inúmeros benefícios para o seu site.
Se hoje todo mundo está migrando, daqui a algum tempo essa será uma questão batida. Assim, a pergunta que fica é: eu mesmo devo fazer a migração ou é melhor contratar alguém?
A resposta para essa questão depende do quanto você é familiarizado com a parte técnica do seu site.
Para quem não é programador, é válido contratar um profissional especializado para realizar a migração. Porém, ainda assim, é importante que você conheça os passos necessários para que possa proteger seu conteúdo e fazer com que a migração seja o mais fluida possível.
A migração pode ser mais complicado para lojas virtuais e para o acompanhamento de métricas.
Atenção com as mudanças do Google Chrome!
Em julho de 2018, o Google Chrome estará oficializando o seguinte: Se o seu site não tiver um certificado de segurança, os visitantes visualizarão essa advertência. SSL não é apenas a coisa certa a fazer pelos seus clientes. Esse recurso também é ideal para impulsionar as classificações de pesquisa e conseguir mais tráfego para o site.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!