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23 de março de 2018Ok, Google! O que é pesquisa por voz? A pesquisa por voz no Google veio para facilitar nossa rotina. É cada vez mais comum fazer pesquisas por voz nos buscadores, que estão adaptando-se a essa nova realidade e, inclusive, alterando o rankeamento baseado nessas buscas.
É possível usar sua voz para realizar ações como pesquisar, ver rotas e criar lembretes. Por exemplo, diga “Ok Google, vou precisar de um guarda-chuva amanhã?” para ver se haverá chuva na previsão do tempo.
Com o navegador Google Chrome (tanto no desktop quanto em um dispositivo mobile), podemos selecionar o microfone que fica ao lado do campo de pesquisa e fazermos uma pesquisa por voz.
Também há a possibilidade de usarmos assistentes pessoais como:
- Siri, para quem utilizar o sistema operacional iOS;
- Google Now, no caso de usuários do sistema operacional Android;
- Cortana, para quem usa o Windows;
- Google Assistant (uma espécie de evolução do Google Now), que também está disponível para outras plataformas além do Android;
- Bixby, para alguns modelos de celular da marca Samsung.
Eles compreendem comandos por voz e podem nos ajudar a fazer pesquisas na web.
Existem opções ainda mais recentes, compostas pelos assistentes por voz, como o Amazon Echo e o Google Home, dispositivos cuja principal interface com o usuário é a fala.
O interessante é que, no caso do Google Home, quando você faz uma pergunta para o aparelho, ele pode responder de acordo com uma página da web, deixando claro a fonte da qual extraiu essa informação e até enviando o link para o aplicativo do Google Home.
Diante de todas essas alternativas, vamos ver, neste post, como o fator pesquisas por voz pode ser importante para o Search Engine Optimization (SEO) do seu site ou blog.
Como funciona a busca por voz?
O Google constantemente faz melhorias no seu algoritmo de ranqueamento, de modo a oferecer os resultados mais relevantes para as pesquisas dos usuários.
Uma dessas atualizações, que entrou no ar em 2013 e recebeu o apelido de Hummingbird, foi essencial para o desempenho satisfatório da busca por voz.
A principal vantagem dessa atualização foi que o Google passou a compreender melhor as consultas dos usuários.
Em vez de considerar apenas o significado das palavras-chave e listar os resultados pertinentes nesse sentido, o buscador passou a interpretar qual é a intenção e o contexto por trás das pesquisas.
Ou seja, o Google passou a dar mais valor à semântica do conteúdo e ao quão relevante ele é para o usuário, levando em conta o que ele está procurando e por quê.
Se o algoritmo julga que certas páginas são mais interessantes para o usuário, vai listá-las 1º nos resultados, independentemente de terem palavras-chave correspondentes à pesquisa ou não.
Além de oferecer resultados mais adequados de acordo com o que o usuário procura, isso permitiu o funcionamento mais eficiente das buscas por voz.
Mas não se engane, essa inteligência também funciona para pesquisas por texto. Quer fazer um teste?
O que você descobre ao utilizar dois termos diferentes na pesquisa “tamanho da Torre Eiffel” e “altura da Torre Eiffel”?
Isso mesmo: com uma busca rápida, você percebe que o Google vai muito além da entrega de conteúdos baseados em palavras-chave.
Como a pesquisa por voz do Google influencia no SEO?
Você já deve saber que uma boa estratégia de SEO é essencial para que o seu conteúdo —independentemente do formato —, seja encontrado pelas pessoas certas e atraia esse tráfego mais qualificado para sua empresa.
A pesquisa por voz do Google está entre os recursos que vêm se tornando um grande destaque quando falamos em buscadores.
Ao invés de considerar apenas o significado das palavras-chave e listar os resultados pertinentes nesse sentido, o buscador passou a interpretar qual é a intenção e o contexto por trás das pesquisas.
Do mesmo modo, o buscador também é programado para entregar as melhores experiências ao internauta a partir dos termos utilizados. Se o algoritmo julga que certas páginas são mais interessantes com base no comportamento do usuário, elas serão as primeiras no ranking de resultados, independentemente de terem palavras-chave correspondentes à pesquisa ou não.
No computador, por exemplo, é comum usarmos termos como “bolos baratos em São Paulo”. No entanto, em uma busca por voz, geralmente a pesquisa já é feita em forma de pergunta: “onde encontro bolos baratos em São Paulo?”
Por quê a pesquisa por voz de repente é tão importante?
Para entender as razões pelas quais as pesquisas por voz estão em ascensão, precisamos analisar o uso crescente de equipamentos mobile e o desenvolvimento de interface de conversação.
Aumento dos acessos via aparelhos móveis
O Brasil já lidera o ranking latino-americano quando falamos de smartphones conectados — o número de aparelhos ultrapassa os 200 milhões!
A StatCounter afirma ainda que o número de dispositivos móveis superou a quantidade de aparelhos desktop conectados à Internet em nível mundial.
O ritmo é bem parecido no Brasil, onde as pesquisas confirmam a cada ano que o smartphone vem se consolidando como principal meio de acesso à Internet.
Para você ter uma ideia, 49% dos brasileiros utiliza apenas o celular para se conectar, o que torna esse dispositivo o principal meio de acessar a web.
Aliado a isso, devemos considerar que fazer uma busca usando a fala tende a ser muito mais fácil do que digitar os termos na pequena tela do smartphone.
Isso, é claro, dependendo do local e da circunstância em que você estiver.
As pesquisas por voz fazem mais sentido em casa, no carro, na rua etc., mas podem não funcionar muito bem em uma fila, no transporte público ou no ambiente de trabalho.
Outra curiosidade é que as pesquisas por voz são bastante comuns para buscas locais.
Isso significa que a localização em que o usuário está tem grande importância para a consulta no buscador, como em “quais são os restaurantes perto de mim?”.
Avanço da tecnologia de assistentes por voz e das interfaces por conversação
Temos que nos lembrar, também, dos aparelhos assistentes por voz que citamos no início do post.
Apesar de termos apenas 2 players mais atuantes (Amazon e Google), podemos esperar novos competidores nesse mercado para os próximos anos.
Inclusive, podemos nos basear nas previsões da empresa de consultoria Gartner, que todos os anos publica uma relação de tecnologias emergentes.
Em julho de 2017, ela divulgou um gráfico no qual as interfaces de usuário por conversação constam como uma das tendências que devem se popularizar dentro de 5 a 10 anos.
Portanto, é de se esperar que a busca por voz se torne cada vez mais difundida, o que certamente vai exigir que utilizemos novas técnicas e estratégias de SEO para mantermos nossos sites com um bom posicionamento.
O usuário é imediatista
Agora que você já sabe o quanto o mobile vem se tornando importante, precisa saber também que, segundo o Google, 79% dos usuários de smartphones esperam informações imediatas ao utilizar o aparelho para buscar algo na Internet.
Quando suas expectativas não são atendidas, a tendência é que esse internauta procure outra alternativa – quem sabe até um concorrente.
Sabendo da importância da rapidez nas entregas para o usuário, você já deve imaginar que a pesquisa por voz do Google é um recurso pensado também para otimizar essa experiência, pois, usando a fala, a busca tende a ser muito mais fácil e rápida do que digitando os termos na pequena tela do aparelho. Isso, é claro, dependendo do local e da circunstância em que você estiver.
As pesquisas por voz fazem mais sentido em casa, no carro, na rua etc., mas podem não funcionar muito bem em uma fila, no transporte público ou no ambiente de trabalho. É preciso pensar em quais circunstâncias o usuário pode estar procurando pelo seu produto, marca ou serviço.
Como otimizar o conteúdo para a pesquisa por voz?
Agora que você já entendeu o contexto em que as buscas por voz ocorrem e por que elas serão cada vez mais importantes, é a hora de pensar em boas práticas de SEO para otimizar as suas páginas web.
Vejamos algumas delas!
Cadastre-se no Google Meu Negócio
Todo estabelecimento pode ter bastante sucesso ao se registrar no Google Meu Negócio, a estrutura do buscador focada em locais físicos. Nele, você pode inserir suas informações (endereço, telefone, horário de funcionamento, entre outros) e permitir que elas sejam encontradas pelas pessoas.
A pesquisa por voz é um ótimo recurso para procurar por lugares pelo celular — em geral, quando se está na rua. Assim, contando com um cadastro no Google Meu Negócio, o seu estabelecimento poderá ser encontrado com mais facilidade.
Crie conteúdo com perguntas
Ao utilizarmos um computador, usamos palavras curtas para encontrar informações, pois isso nos poupa esforço físico.
Por outro lado, no mobile, as pesquisas são uma conversa com uma assistente virtual. Para você ter uma ideia do quanto essa tendência vem crescendo, o Google afirma que o volume de buscas pelo termo “eu preciso” aumentou 65% nos últimos dois anos.
A inteligência artificial é o que energiza as engrenagens da pesquisa por voz, e ela se torna mais genial a cada conversação.
No geral, as buscas por voz são feitas como se fossem parte do discurso. Ou seja, perguntas são bem mais comuns, e têm que ser consideradas no seu conteúdo. Isso significa passar por algumas mudanças textuais.
Você não necessariamente precisará incluir palavras-chave de cauda longa — as chamadas head tail —, mas sim adequar os textos às expectativas do usuário. A ferramenta Answer The Public pode ajudar a adequar seu site para a pesquisa por voz do Google.
Pensando nisso, você pode criar um material no seu site que tenha perguntas no título, em um estilo de tira-dúvidas, por exemplo. Uma ótima forma de fazer isso, inclusive, é ter um FAQ com as questões mais frequentes da sua área de atuação.
Outra ideia que pode gerar muitos benefícios é a criação de um blog! Com ele, é mais fácil criar conteúdos em forma de pergunta. Você ainda terá a oportunidade de usufruir de diversas vantagens em SEO, captação de leads e chances de atingir a posição zero com os seus posts. Quer saber o que é a posição zero e como alcançá-la? Contamos isso no próximo tópico!
Otimize para os featured snippets
Você, com certeza, já os viu ao realizar pesquisas no Google. Também chamados de posição zero, os featured snippets são cartões com um resumo do resultado de busca que aparece no topo da página.
Como a pesquisa por voz costuma ser feita em um momento de pressa, a tendência é que o público prefira a informação vinda logo no início da página de resultados do Google. Para isso, você tem que se certificar de que tem o que precisa para ter seu site promovido para a posição zero.
Compreender e atingir os micro-momentos
A primeira coisa que você precisa fazer para otimizar sua estratégia de SEO para pesquisa por voz é atingir os micro-momentos.
O que são micro-momentos?
São pequenas janelas de oportunidade em que alguém pesquisando está pronto para comprar, experimentar ou fazer algo.
Essas pessoas não estão pesquisando por curiosidade ou interesse. Elas estão pesquisando porque precisam do seu produto ou serviço e estão dispostas a gastar dinheiro para obtê-los.
Para ser mais conciso, o Google define micro-momentos como momentos de eu-quero-saber, eu-quero-ir, eu-quero-fazer e eu-quero-comprar.
Em outras palavras, esses momentos são cheios de potencial de geração de leads e conversão. Eles representam uma mina de ouro de potencial para o seu negócio.
Crie um site responsivo para mobile
Você provavelmente já sabe o quanto é importante ter um site que seja amigável para dispositivos móveis, certo?
A quantidade de dispositivos em que as pessoas fazem suas pesquisas hoje (desktop, celular e tablet) exige que o seu site se adapte rápida e facilmente ao aparelho em que é visualizado. Senão, a experiência parecerá insuficiente e preguiçosa para os espectadores.
Na verdade, 57% dos consumidores não recomendariam uma marca com uma experiência mobile ruim. Inclusive, 40% deles foram para a concorrência depois de visitar um site móvel ruim e 23% xingaram em seus telefones quando um site não funcionou.
Veja mais detalhes aqui no nosso artigo: “O guia definitivo para você ter um website de sucesso!”
Conclusão
Você já sabe que investir em SEO é fundamental, certo? Essa técnica de otimização é uma das que garante o melhor ROI para negócios de diversos segmentos, justamente por atrair tráfego sem precisar pagar por ele.
Com todas essas informações acima, você já deve ter entendido que a pesquisa por voz do Google é um recurso que veio para ficar. Por isso mesmo, você deve considerá-la em sua estratégia de SEO e preparar seu site para receber visitas dessa origem. Não se trata de algo tão difícil de realizar — consiste apenas em intensificar os esforços que já devem ser feitos para otimizar o conteúdo.
A tendência é que, conforme a compreensão da voz fique mais sofisticada e mais aparelhos suportem essa funcionalidade, o recurso seja cada vez mais usado. Sair na frente desde já é fundamental se você quer que seu negócio tenha diferenciais e alcance mais pessoas.
Agora, se gostou deste post sobre pesquisa por voz do Google, aproveite para ler um pouco mais sobre marketing digital nas suas redes sociais!
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