Chatbots: O que são e como podem beneficiar o seu negócio
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12 de janeiro de 2019A automação no atendimento, proporcionada pela internet em conjunto com as novas tecnologias, oferece vantagens tanto para o consumidor, que pode receber suporte em tempo integral, quanto para as empresas, que podem melhorar a qualidade a disponibilidade de seu setor de atendimento ao cliente.
Para isso, é preciso apostar em soluções digitais, como a implementação de chatbots para tornar a comunicação entre sua marca e o público muito mais ágil, eficiente e prática.
Portanto, neste conteúdo mostraremos como fazer automação de atendimento com chatbots em sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura do artigo para conferir!
O que são chatbots?
Também conhecidos como bots, são tecnologias de inteligência artificial programadas para interagir com humanas, em especial no ambiente da internet por meio de recursos de atendimento de aplicativos ou sites.
Os chatbots são totalmente capazes de lidar com o fluxo de dados de milhões de usuários ao mesmo tempo, podendo construir mensagens e desenvolver conversas personalizadas de maneira interativa.
Eles têm capacidade para aprender, com base em seu próprio histórico de atendimentos, para que possam enriquecer os diálogos e agregar valor à experiência dos clientes.
Quais são as vantagens desse modelo de atendimento?
Além dos bots serem capazes de identificar aspectos desconhecidos, como nomes de produtos e imagens, eles também podem:
- ajudar o usuário a encontrar os produtos adequados ao seu perfil;
- cruzar dados de diferentes produtos para guiarem o usuário durante as compras;
- ficar disponíveis em tempo integral.
Como funciona uma boa estratégia de automação de atendimento?
Agora que você tem uma perspectiva mais clara sobre como o seu negócio pode ser beneficiado por tecnologias de automação de atendimento, mostraremos algumas boas práticas para implementar esse tipo de estratégia com eficiência.
Padronize o atendimento de acordo com a linguagem da empresa
Você já notou que as grandes empresas mantêm seu formato de linguagem em todas as mídias de comunicação? Por exemplo, a forma como a Coca-Cola se comunica com seu público-alvo na televisão não difere muito da linguagem utilizada nas redes sociais ou no site.
O mesmo se aplica à automação de atendimento. Não basta contratar uma solução digital e colocá-la para trabalhar sem antes alinhar o formato de comunicação ao perfil de seu negócio.
O que queremos dizer é que, para que a identidade de uma empresa seja construída e consolidada na mentalidade do consumidor, é preciso ter posicionamento de marca.
Defina um tom de linguagem acolhedor
Uma das grandes vantagens de utilizar chatbots para automatizar o atendimento é que essa solução pode ser personalizada de acordo com as preferências dos gestores da empresa.
Sendo assim, é possível definir tanto um tom de voz mais formal, caso seja esse o perfil de seus compradores, quanto um tom mais acolhedor e humanizado. Nossa recomendação é que você opte pela segunda opção, pois isso aumenta as chances de conquistar e fidelizar os clientes.
Hoje, o atendimento automatizado pode ser realizado de diversas formas, de modo que o chatbot se comporte de maneira simpática e acolhedora com os usuários.
Por exemplo, o sistema é capaz não apenas de lembrar nomes, mas também de fazer piadas para descontrair, gerando um conteúdo que se comunique e se relacione de um jeito divertido.
Defina fluxos de mensagens
É fundamental definir fluxos de mensagens em uma estratégia de automação de atendimento. Ou seja, estabelecer as interações que ocorrerão com os usuários.
Ao definir um propósito para o chatbot, essa parte se torna mais fácil. É preciso ter em mente que o cliente não sabe como interagir com o bot da mesma maneira que ele interage no app ou no site. As mensagens devem ser claras, diretas e objetivas. Outro ponto que não pode acontecer jamais é a falta de resposta.
Neste artigo, mostramos como a automação de atendimento é uma ótima solução para os problemas de comunicação de seu negócio. Além de reduzirem custos com pessoal, os chatbots conseguem interagir de maneira descontraída e ainda são capazes de reverter vendas.
O conteúdo sobre como fazer a automação do atendimento e quais as suas vantagens foi útil para você? Então, siga nossas redes sociais para receber mais posts como este! Estamos no Instagram, LinkedIn, Twitter, Google+ e Facebook.
Você também quer estar a frente dessa tendência, automatizando os processos de marketing, vendas e atendimento e garantir o sucesso da sua empresa em um futuro muito próximo?
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