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30 de janeiro de 2019A definição das metas de marketing é uma etapa decisiva para o sucesso de suas iniciativas. Sem rumos definidos, nenhuma iniciativa poderá ser planejada de maneira eficaz e a sua empresa dificilmente terá um crescimento competitivo.
Todas as ações planejadas e executadas pelo seu time de marketing precisam estar direcionadas aos seus objetivos. Trabalhar sem esse foco é um desperdício de tempo e recursos, além de não ajudar a levar a sua empresa até onde ela quer chegar.
Para que isso não aconteça, é essencial ter um processo definido para estabelecer as suas metas. Algumas iniciativas precisam fazer parte dos seus planos para evitar erros nessa etapa tão importante. Quer ajuda nisso? Confira, a seguir, os passos essenciais para definir as suas metas de marketing!
Analise suas metas anteriores
Uma ótima forma de se inserir corretamente no contexto certo para pensar nas metas de marketing é olhar para o passado. Veja quais foram os seus objetivos anteriores e a performance da sua empresa em alcançá-los. Também é importante entender os recursos que você tinha à disposição e como foram usados.
Faça uma projeção de mercado
Para qual caminho apontam as tendências do seu mercado? Ele está em ascensão, queda ou estável? Faça essa análise antes de definir as suas metas de marketing, já que servirá de norte para você contar com objetivos que façam sentido dentro do seu segmento.
Considere as previsões da economia
O seu mercado depende bastante dos rumos da economia do país, como decisões políticas ou eventos globais que causem um impacto nesse contexto. Dessa forma, trata-se de uma informação que pode influenciar na sua definição de metas de marketing. Se a economia vai mal, não faz sentido ter objetivos muito ousados.
Alinhe-se com os objetivos da empresa
O setor de marketing não deve ficar isolado do restante da empresa. As suas metas precisam fazer sentido em relação aos rumos seguidos pelo restante da corporação, especialmente o departamento comercial e a diretoria dela. Portanto, antes de bater o martelo, é importante se reunir com representantes desses setores para alinhar expectativas e definições.
Observe o tamanho da sua equipe
A capacidade de entrega da sua equipe de marketing é decisiva para o alcance das suas metas. Não adianta contar com grandes objetivos se você não tem um time que seja capaz de atender a eles. Se o momento não permite uma ampliação do time, trate de ajustar as suas metas de marketing.
Tenha KPIs bem definidos
Fica impossível ter certeza de que você alcançou os seus objetivos sem ter métricas para monitorar em relação a ele. É por isso que, além de estabelecer metas de marketing, você precisa ter KPIs correspondentes a elas. Por exemplo, se você deseja aumentar as vendas de determinado setor, então o KPI é o número de compras efetuadas nele.
A definição de metas de marketing tem de ser conduzida com o máximo de cuidado e senso estratégico, já que é responsável pela eficácia dos rumos da sua empresa. Respeite todas as etapas acima para garantir que os seus planos tenham uma estrutura sólida.
Restou alguma dúvida sobre esse processo de definição de metas de marketing? Então, deixe a sua pergunta nos comentários!
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