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7 de fevereiro de 2024Como uma área de demanda cada vez maior, o marketing digital vem atraindo a área do jornalismo para outros campos da comunicação.
Atualmente, grande parte do mercado e do entretenimento se encontra no ambiente virtual. De compras a reuniões de trabalho, cada vez mais pessoas se tornam usuários das mais diversas plataformas online presentes no dia a dia de cidadãos do mundo todo.
Apenas no Brasil, são 156 milhões de pessoas conectadas à internet todos os dias. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), este número representa 84% da população brasileira com 10 anos ou mais.
É natural, portanto, que o mercado de trabalho se adeque a este novo modelo de vida e à demanda iminente da presença online de empresas e instituições em redes sociais, blogs e outras plataformas. Esse fenômeno, portanto, gerou a busca de profissionais especializados em trabalhos digitais e a migração das empresas para o ambiente virtual.
Uma prova disso é o crescimento do número de pessoas que trabalham em modelo home office, ou seja, de forma remota, no Brasil. Segundo dados recentes do IBGE, após a pandemia, este número aumentou em 53,5%, chegando a 6,9 milhões de servidores privados em 2022. O escritório remoto só é possível devido ao aumento de cargos focados em produções virtuais, que, muitas vezes, não necessitam do ambiente físico.
Então, o que é o marketing digital?
Suprindo as necessidades de mercados, empresas e comércios que se infiltraram no universo online, o marketing digital é responsável por criar formas de comunicação e publicidade voltadas para o ambiente virtual. O novo ramo do marketing tem como objetivo criar conexões com clientes e gerir a visibilidade de uma marca, a fim de estimular vendas e conquistar novos públicos.
Para isso, algumas técnicas são utilizadas, desde a produção de conteúdos otimizados para atender às dúvidas e pesquisas mais presentes nos mecanismo de buscas, também chamados de conteúdos SEO, até mesmo o marketing de influência, com parcerias e uso das redes sociais para impulsionar produtos.
Ainda que possa parecer simples, o marketing digital exige capacidades comunicativas e analíticas do profissional, já que envolve atendimento ao cliente, redação, design, domínio de diferentes tipos de linguagem e entendimento de tendências virtuais e de mercado. Por isso, diversos profissionais de áreas da comunicação vêm se inserindo neste novo campo em crescimento.
Para os jornalistas, as habilidades de desenvoltura, escrita e acompanhamento de tendências fazem com que o marketing digital se torne um atrativo para quem busca novas opções de carreira e atuação. Como uma das características principais do ramo é criar conexões com clientes, a capacidade de redação de conteúdo fluido e de qualidade, que prende a atenção do leitor e transmite credibilidade, pode ser um diferencial no momento da contratação.
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Quais são as principais áreas de atuação para jornalistas no marketing digital?
Gestão de mídias digitais
As redes sociais são uma das formas mais democráticas de compartilhamento de conteúdo existentes hoje. Desde entretenimento e socialização até busca de serviços e empresas, essas plataformas são utilizadas diariamente por grande parte das pessoas que fazem uso da internet, podendo, então, ser a primeira impressão de um cliente sobre uma determinada marca.
Pensando nisso, é papel dos profissionais do marketing digital fazer com que as redes sociais se tornem um canal de comunicação e conexão entre consumidor e empresa, e que elas transmitam os valores, a missão e a mensagem que aquela instituição tem a passar. Este trabalho se torna responsável por criar uma reputação online para a empresa e acaba por transformar seguidores em leads e gerar vendas.
Para se tornar gestor de mídias digitais, é necessário que o profissional saiba analisar o público-alvo daquela empresa e, então, criar um plano de comunicação que converse diretamente com essas pessoas, escolhendo em quais plataformas a instituição estará presente, qual o tipo de conteúdo a ser produzido e qual linguagem será utilizada, por exemplo.
Criação de conteúdo com SEO
Nessa área do marketing digital, o jornalista é responsável por produzir textos, artigos e conteúdos que falem diretamente com um determinado público-alvo, valorizando temas de interesse do nicho de atuação da empresa e disseminando informação útil. Essa é uma forma de criar autoridade de marca, ou seja, mostrar que uma empresa possui credibilidade e autoridade nos assuntos de seu ramo, tornando-a referência no mercado.
O SEO, como mencionado anteriormente, consiste em um conteúdo elaborado especificamente para suprir necessidades geradas pelos mecanismos de busca, como o Google ou outras plataformas de pesquisa.
Planejamento de marketing
Bastante ligado com áreas da assessoria de imprensa e até mesmo com o marketing offline, o planejamento de marketing digital exige que o profissional monitore campanhas e crie o posicionamento da marca de acordo com planos de negócios instituídos pela empresa. Ou seja, o jornalista de planejamento é responsável por conectar as frentes comerciais online e offline de uma marca, traduzindo campanhas para o ambiente digital.
Ainda que muitas vezes não seja um item obrigatório nos processos de contratação ou processos seletivos, as vagas para profissionais que desejam trabalhar com o marketing digital tendem a ser preenchidas por jornalistas de formação ou pessoas com experiência abrangente na área de comunicação. Isso porque, nestes casos, as pessoas são treinadas exatamente para trabalharem com conteúdos e mensagens a serem transmitidas.
Para se especializar, uma das alternativas pode ser buscar por cursos de jornalismo em instituições de ensino superior, através da inscrição na Unasp ou em outras faculdades que oferecem o curso. Ingressar com um objetivo de área a ser explorada pode ser um ponto positivo que irá guiar os estudos e a especialização para o ramo desejado, então a dica é investir ainda mais nas pesquisas e leituras sobre como atuar no marketing digital.
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