E-book no marketing digital: como aplicar essa estratégia no seu negócio
27 de março de 2019Você realmente sabe quem é a persona do seu negócio?
4 de abril de 2019É fundamental que as empresas invistam recursos para melhorar a experiência do cliente, afinal, essa é uma atitude que auxilia na redução dos custos para adquirir novos consumidores e na fidelização de clientes antigos, garantindo uma maior satisfação dos usuários com a marca.
Você já desistiu de finalizar uma compra porque não gostou do atendimento? Já abandonou um carrinho de compras por causa da lentidão de um site? Já deixou de frequentar um restaurante por causa de algum garçom? Quando a experiência do cliente com uma empresa não é boa, é fato que os impactos vão ser prejudiciais.
É por isso que a preocupação com a experiência dos seus consumidores é extremamente importante. Pensando nisso, trouxemos algumas estratégias que podem ser adotadas para proporcionar uma ótima experiência para o seu público! Confira e boa leitura!
Investir em marketing de conteúdo
A estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio não pode ter como foco somente gerar e atrair leads. Por meio do conteúdo gerado pela sua equipe é possível facilitar a jornada de compra dos clientes, permitindo que eles tenham uma boa experiência com a marca.
A estratégia resume-se em produzir e fazer a distribuição de conteúdos importantes para o público de interesse da sua empresa.
Com acesso a um grande número de informações, o cliente não se interessa em saber somente sobre a marca. O prospect deseja encontrar soluções para os seus problemas e necessidades que, muitas vezes, ele sequer sabe que tem. É aí que o marketing de conteúdo pode ajudar.
Utilizar dados para diagnosticar cada ponto sensível e realizar ações para corrigir os pontos falhos
Um fato que é importante destacar é que, para conseguir aplicar uma ótima experiência possível para os consumidores, é preciso realmente entendê-lo. Isso significa que você vai ter muito trabalho para compreender cada detalhe da jornada de compra de cada um.
É necessário mapear bem o seu público e estruturar uma jornada detalhada e clara de forma a diagnosticar todos os pontos sensíveis nos quais você precisa realizar ações que aprimorem cada vez mais o contato dos clientes com a sua empresa. Pesquisas e muitas análises podem ser úteis nesse caso.
Usar tecnologias ágeis para testar experiências e modelos de negócio
Um dos grandes desafios para criar uma excelente experiência do cliente são as soluções de contact centers bem antigas instaladas de modo isolado em infraestruturas complexas e ultrapassadas.
A preocupação em acrescentar somente soluções que possam fazer parte desse ecossistema e ainda ter de se preocupar com a manutenção das ferramentas é um enorme desafio para os contact centers.
Ao excluir a complexidade a partir de uma infraestrutura extremamente moderna, que possa eliminar os silos entre os canais de atendimento e que ofereça ao agente os recursos adequados para oferecer um ágil atendimento, as empresas podem testar modelos novos de forma mais fácil, já que a implementação de novos pontos de contato e canais fica bem mais simples.
Utilizar pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação é indispensável não apenas para que você saiba se os clientes estão contentes com o seu serviço ou produto, mas também para que eles saibam que têm voz e que podem ser ouvidos.
No momento em que a pesquisa ocorre você pode aproveitar para deixar um elogio que acabaria não fazendo. E o fato de a marca ter pedido a sua opinião acaba reforçando a atenção e a preocupação que ela tem com você e com a experiência do cliente.
Não deixe de identificar os pontos fracos e fortes da relação da sua marca com os seus clientes. Procure traçar um plano de ação, sempre pensando nesses itens que abordamos aqui. É claro que, para que o seu negócio se torne uma referência em experiência do cliente, é preciso dedicação e muito tempo.
Gostou do texto, mas ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar alguma informação? Então aproveite para deixar o seu comentário e compartilhar suas ideias conosco!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!