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18 de maio de 2021Qual é um dos grandes objetivos de toda empresa? Atrair e fidelizar clientes, certo? Afinal de contas, é graças a eles que um negócio pode crescer e gerar ótimos resultados, não é verdade?
Porém, em um mercado cada vez mais exigente, conectado e, principalmente, competitivo, como conseguir isso da melhor maneira? O que funciona de fato? E no que vale a pena investir?
É sobre isso que iremos abordar no artigo de hoje!
Portanto, se você quer saber como atrair e fidelizar clientes para o seu negócio, é só continuar acompanhando a leitura e, claro, colocar em prática as dicas que daremos a seguir!
4 pontos cruciais para atrair e fidelizar clientes
1. Marketing digital
Em um mundo globalizado e cada vez mais conectado, não tem jeito, se você quer ter sucesso, atrair e fidelizar clientes, você precisa investir em marketing digital.
E isso significa investir em:
- Site;
- Blog;
- Anúncios;
- E-mail marketing;
- SEO;
- E redes sociais.
Isso porque, essas são as principais estratégias de marketing digital atualmente e que geram resultados incríveis para milhões de empresas todos os anos!
Portanto, se você ainda não investe em marketing digital para a sua empresa, está mais do que na hora de mudar isso.
2. Experiência do cliente
Você já parou para pensar em como tem sido a experiência do seu cliente ao comprar um produto ou ao contratar um serviço da sua empresa? Ela tem sido boa, fluida e natural? Ou não?
Isso porque, um dos principais pontos para atrair e fidelizar clientes atualmente refere-se a experiência que o consumidor tem ao comprar da sua marca, seja presencialmente ou de maneira digital, online.
Não basta apenas pensar em vender, há muitos outros detalhes que também são importantes e que não podem ser deixados de lado.
Entenda melhor com os exemplos abaixo.
Exemplo 1
Vamos supor que você seja dono de um restaurante. E, além de oferecer boa comida, é essencial que o seu estabelecimento:
- Seja limpo e organizado;
- Tenha uma iluminação adequada;
- Seja bem ventilado e arejado;
- Tenha uma bela decoração;
- Possua colaboradores atenciosos, educados e prestativos;
- Tenha bons preços;
- E possua móveis, utensílios e itens de qualidade.
Caso contrário, se esses aspectos não forem levados em consideração, apenas ter uma comida boa não será suficiente para atrair e nem fidelizar clientes.
Exemplo 2
Vamos supor que você seja dono de uma agência de marketing digital e, para isso, a sua empresa precisa ter uma ótima presença online. O que quer dizer que ela deve ter;
- Um site rápido, bonito, responsivo e funcional;
- Um blog e/ou um canal no YouTube com conteúdos de qualidade, ricos e valiosos;
- Uma boa presença nas redes sociais, com posts interessantes, úteis e que geram engajamento;
- Uma boa base de e-mails para fazer e-mail marketing;
- E assim por diante.
Isso porque, um potencial cliente quer saber como é a sua presença digital, ele quer saber se a sua empresa, de fato, sabe o que está fazendo na internet.
Já pensou se o site da sua agência de marketing digital é lento, não funciona bem em celulares, trava, tem erros de português, entre outros problemas?
Qual a impressão que passaria para um possível consumidor? Qual seria a experiência dele ao navegar no site? Nada boa, não é mesmo?
Por isso, tanto no ambiente físico quanto no ambiente digital, é fundamental que você se preocupe com a experiência que a sua empresa está proporcionando aos clientes.
Pense em cada detalhe e em cada etapa, pois tudo conta para uma experiência positiva ou negativa no final.
3. Brindes personalizados
Há anos, o mercado de brindes movimenta bilhões de reais no Brasil. Isso porque, estes itens, além de promoverem satisfação para quem os recebe, possuem um ótimo custo-benefício.
Portanto, se você quer atrair e fidelizar clientes, outra excelente estratégia para você investir são os brindes personalizados!
Até porque, quem não gosta de ganhar um presente, um “mimo”? Isso mostra que a empresa valoriza o cliente, mostra que ele é querido e importante para a marca!
Além disso, uma outra ótima vantagem desse tipo de estratégia é que você tem diversos tipos de brindes para escolher, desde copos personalizados até camisetas, calendários, chaveiros, bottons, canetas, bonés, etc.
Dessa forma, você pode escolher aquele ou aqueles que mais fazem sentido para o seu público-alvo!
Tenha em mente que para obter sucesso com os brindes personalizados, é de suma importância que você pense bem e escolha aqueles que tenham mais relação com seus clientes.
Por exemplo, se você tem uma empresa no ramo de tecnologia, você pode dar aos seus clientes um carregador portátil (power bank), um pen drive, um hub USB, um headphone, um suporte para celular e assim por diante. Há muitas opções disponíveis.
Use a criatividade e pense sempre na utilidade que o brinde terá para a pessoa que o receberá!
4. Atendimento e relacionamento personalizado
Por fim, se você quer que o seu negócio prospere, é fundamental que a sua empresa ofereça sempre o melhor atendimento possível, seja presencialmente, via chat, via telefone, via e-mail, etc.
Isso porque, o cliente precisa ser bem atendido, ele precisa ser respeitado, ajudado e ouvido. Caso contrário, ele poderá se sentir desvalorizado, excluído e sem importância para a empresa. O que é péssimo para os negócios.
Portanto, tenha em mente que você e seus colaboradores devem sempre proporcionar um ótimo atendimento aos consumidores, não importa o meio.
Além disso, estimular, incentivar e desenvolver um relacionamento próximo e personalizado com os clientes é outro ponto crucial.
Afinal de contas, os consumidores modernos gostam de interagir e de se conectar com a marca que compram, eles gostam de curtir, compartilhar, comentar, divulgar e muito mais!
Por isso, trabalhe muito bem o relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes e faça com que eles se sintam especiais, faça com que eles se sintam valorizados.
Não pense no cliente apenas como um número, como apenas “mais um”, pense nele como um fator-chave para o crescimento e sucesso da sua empresa!
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.