Empresas B: O guia completo para você ter uma B-Company
29 de julho de 20228 tendências do mercado B2B que você deve ficar ligado a partir de agora
1 de agosto de 2022Mídia paga é toda comunicação de uma marca investindo dinheiro para alcançar algum efeito desejado, ou seja, são anúncios pagos que promovem uma marca, produto ou serviço que permitem gerar mais reconhecimento, engajamento, leads ou vendas.
Temos várias plataformas de mídia paga disponíveis hoje, principalmente redes sociais , mecanismos de busca e outras plataformas (tanto em websites como aplicativos para as mais diversas finalidades).
É importante lembrar que os formatos de anúncio e os públicos alcançados variam de acordo com a plataforma utilizada.
Mas com as mídias pagas de fato é possível anunciar e vender qualquer produto ou serviço, desde bolsa térmica fitness até serviços de instalação de softwares em computadores. Ou seja, o mercado digital se expandiu ainda mais com as mídias pagas.
Como o nome sugere, a mídia paga inclui estratégias de exposição de marca criadas e executadas por meio de pagamento. É um investimento que tem o objetivo de inserir a empresa em destaque, aumentar sua visibilidade e acelerar seu reconhecimento público.
Há alguns anos esse tipo de comunicação era considerado muito caro, porque envolvia principalmente meios de comunicação de massa como televisão, rádio, revistas e jornais.
Porém com o advento da internet até mesmo as pequenas empresas como as que fazem etiquetas para indústria alimentícia, por exemplo, podem investir nesse tipo de publicidade.
Isso porque as maiores empresas da web, como Facebook Ads e Google Adwords, oferecem formatos de vendas que podem ser personalizados, mesmo com pouco financiamento disponível.
Ou seja, elas não solicitam valor mínimo e podem ser pagas em visualizações de anúncios ou até mesmo em taxas de cliques de anúncios.
Por que as mídias pagas são importantes?
Muito mais do que cupons de descontos, promoções e brindes personalizados para atingir um público maior e aumentar as chances de obter resultados mais rápidos as empresas devem recorrer à mídia paga hoje em dia.
Isso porque o mundo se digitalizou e até mesmo as empresas que não estavam no mundo digital precisaram se inserir nesse meio para garantir uma maior agilidade e lucratividade.
Nesse sentido, diversos tipos de negócios, até mesmo pequenas empresas que fabricam camisas de silicone amarelas ou artesanato, por exemplo, hoje em dia pagam para divulgar seus negócios em plataformas e redes sociais de maior alcance.
Desta forma, todas as estratégias de marketing digital são pensadas e estruturadas com foco na exposição mais visível. Mais importante ainda, elas podem aumentar a visibilidade e o interesse do público-alvo em conhecer a marca e adquirir o produto ou serviço do anunciante.
Assim surgiu a mídia paga, pois as empresas precisavam aumentar suas vendas na internet, por isso elas são tão importantes. Embora a mídia tradicional seja muito importante, a publicidade paga causa impacto maior.
Ou seja, ferramentas de alto impacto, como Google Ads e Facebook Ads, estão entre as mais eficazes e utilizadas por empresas de todo o mundo. Com elas, é possível:
- Desenvolver um relacionamento mais profundo com o cliente;
- Aumentar consideravelmente os lucros das empresas;
- Gerar mais tráfego;
- Atrair, reter e nutrir leads;
- Aumentar o interesse em se manter conectado.
De fato, não há dúvidas sobre a importância que as mídias pagas têm para as empresas e o desenvolvimento dos negócios, sejam empresas digitais ou empresas do setor industrial, como fábrica de caixa de papelão ondulado, por exemplo.
Benefícios das mídias pagas
“O que não é visto, não é lembrado” nunca foi tão relevante para o marketing digital como hoje, e podemos até fazer uma paráfrase da seguinte forma: “o que não é anunciado, não é comprado”.
Em suma, para garantir os lucros de qualquer empresa hoje em dia, e de praxe garantir uma boa visibilidade, é preciso investir em mídias pagas.
A nova geração de consumidores está totalmente inserida no mundo digital e portanto a mídia paga é eficaz e extremamente necessária para campanhas de outbound marketing.
Vamos agora conferir algumas das vantagens principais que a mídia paga pode trazer para uma empresa, até mesmo para empresas de artesanato que produzem sacola de papel kraft personalizada ou empresas de acessórios femininos, por exemplo.
Aumento do tráfego e a visibilidade
O número de usuários na internet é enorme e constante. Muitas pessoas realizam buscas aleatórias e despretensiosas sem motivação iminente para comprar. Outros, porém, chegam ao site por meio de anúncios na mídia tradicional ou por indicação de parentes e amigos.
No entanto, investir em mídia paga reúne diferentes tipos de ações para garantir visibilidade e aumentar o tráfego orgânico.
Afinal, quanto mais interessados estiverem os visitantes em acessar determinada mídia de marca, mais provável é que as empresas apliquem estratégias de conversão e técnicas de mensuração e também o branding.
O ideal é que as empresas criem anúncios direcionados, ou seja, preparem cada anúncio de acordo com as características do meio e do público potencial. Dessa forma, as empresas poderão nutrir e gerar leads mais qualificados com base em sua jornada de compra.
Uma empresa que utiliza mídia paga como estratégia no início de uma campanha vai gerar tráfego mais intenso mesmo que não tenha um bom posicionamento ou muito conteúdo relevante – mesmo que os resultados não sejam tão rápidos, vai ser um aplicativo eficaz.
Bem, entender a mecânica da mídia paga – para o site de uma empresa, conteúdo do blog, páginas de destino – é importante para definir como começa um relacionamento com um cliente em potencial.
Resultados rápidos
Quando as empresas pagam por publicidade e comunicações estratégicas, os resultados podem ser facilmente percebidos. Ao contrário da mídia tradicional, o tipo de mídia que o público-alvo recebe em um curto período de tempo é previsível e reconhecível.
Os resultados podem então ser estimados com base no que está sendo investido e no tipo de mídia que será investido. Essas situações podem ser agregadas para apresentar um número expressivo e válido dependendo dos dados fornecidos pela mídia paga nesse período.
Segmentação do público
As empresas devem compreender plenamente seu público-alvo para orientar adequadamente suas ações. Sem identificação e segmentação do público, gastos desnecessários são arriscados e sem retorno esperado.
Se você ainda está ciente de que precisa fazer algo para identificar seu público com precisão, o ideal é fazer alguns testes e validações sem estourar seu orçamento.
Portanto, é preciso pensar que a mídia paga deve ter uma representação do público-alvo e do público que a empresa deseja atingir. Além disso, algumas informações e características podem ser apontadas mesmo que não seja certo que seja o público correto.
Resultados de medição precisos
O uso de mídia paga exige calma e persistência ao entregar resultados mais previsíveis. Este é um canal que rende resultados mais rápidos, mas precisa ser bem distribuído.
Logo, ao criar um anúncio é preciso considerar o plano que é feito e o retorno que isso trará para a empresa.
Ao definir os tempos das campanhas, é necessário garantir uma boa taxa de conversão durante a exposição. Isso reforça a importância de produzir conteúdo que leve a leads mais qualificados.
Portanto, com a precisão dos resultados é possível parar uma atividade ou investir mais nela levando em consideração seu desempenho.
Em todos os canais de mídia paga, você pode contar com ferramentas de medição para desenhar uma estratégia que deve ser seguida. Ou seja, total liberdade para personalizar as atividades da empresa.
Maior visibilidade
Para ter uma maior visibilidade hoje em dia, pode não ser fundamental investir em um balão inflável gigante, embora essa estratégia já tenha se mostrado ótima para apresentar uma marca para os possíveis clientes.
Com as mídias pagas o benefício é que, além de todas as vantagens mencionadas acima, ela também oferece um enorme espaço para o reconhecimento da marca, ou seja, com a mídia paga você pode alcançar mais pessoas em um curto período de tempo.
Principalmente através de palavras-chave devidamente definidas, qualquer usuário que procure os serviços da empresa encontrará imediatamente o anúncio.
Em um exemplo prático podemos citar uma empresa de produção de objetos em acrílico, que uma das palavras-chave que poderia ser utilizada seria “display acrílico preço”, isso porque as pessoas buscam no Google um produto ou serviço pensando também no preço a ser pago.
A publicidade online facilita a exibição de informações da empresa quando alguém pesquisa na internet ou visita um site. Assim, por exemplo, um anúncio pode atingir pessoas que não seguem o perfil de uma empresa ou até mesmo conhecem os serviços que ela oferece.
Isso significa maior visibilidade e, portanto, maior chance de conversão em vendas, o que vai gerar mais lucro para a sua empresa.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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A mídia tradicional está perdendo espaço para a mídia digital, e isso já é um fato. A razão disso é porque a publicidade online está se tornando mais acessível e democrática para todos os tipos de negócio.
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