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24 de março de 2023Segmentação de público é uma estratégia de marketing que tem como base a identificação de subgrupos dentro do público-alvo visando fornecer mensagens mais personalizadas e gerar conexões mais fortes.
Esses subgrupos podem basear-se em dados demográficos, como identidade de gênero, localização geográfica, etnia, idade, renda ou nível de educação formal. Eles também podem ser baseados em comportamentos, como o histórico de compra de um cliente.
Psicográficos entram em jogo quando você tem acesso a insights sobre valores, tipos de personalidades, atitudes e crenças do público.
Você pode criar segmentos únicos separando pessoas que são voltadas para a família ou que são individualistas, líderes ou seguidores, caseiros ou caçadores de aventuras.
Profissionais de marketing de primeira viagem costumam criar mensagens uniformes e distribuir amplamente para economizar tempo.
Nesse sentido, a segmentação do público usa uma abordagem mais refinada, permitindo que você organize contatos em grupos menores para o envio de mensagens específicas, de acordo com o que o público de sua empresa de porta-relógios / óculos quer.
A importância da segmentação do público
O autor e especialista em marketing Seth Godin define segmentação em seu livro “This is Marketing”, ou Isto é Marketing em uma tradução livre.
Se preocupando em não decepcionar, perder, ofender ou deixar para trás alguém que poderia se tornar um cliente, as marcas tentam produzir conteúdos que sejam atraentes para todos.
O problema é que isso pode resultar muitas vezes em conteúdos sem graça, genéricos e medíocres, pois ao tentar agradar a todos, acabamos não agradando ninguém.
Já a segmentação do público evita a mediocridade por tornar seus esforços de marketing mais personalizados ou focados, permitindo que você:
- Defina seu público-alvo;
- Personalize sua mensagem para gerar identificação;
- Atenda a uma necessidade específica;
- Aumente as taxas de conversão;
- Desenvolva um relacionamento com seus clientes;
- Conquiste a fidelidade deles;
- Traga leads para acelerar o ciclo de vendas.
Quando um cliente da sua empresa de totem acm sente que uma mensagem foi escrita apenas para ele, é mais provável que seja receptivo com o que você tem a dizer, de forma que a segmentação torna isso possível.
Para saber por onde começar, fique sabendo que a maioria das iniciativas de marketing começam com a criação de uma persona de cliente, ou seja, uma personalidade prototípica que visa representar seu cliente ideal, incluindo todas as informações relevantes.
As personas são ferramentas que ajudam você a se comunicar com seus clientes no nível deles, principalmente quando se trata de identificar suas dificuldades e como você pode ajudar a amenizá-las.
Depois de criar personas que descrevam onde a pessoa trabalha, se é casada e quais são seus hobbies, você pode separá-las em grupos.
Tipos de segmentação do público
Profissionais de marketing de uma empresa de placa em acm normalmente classificam as pessoas de acordo com fatores como comportamento, dados demográficos e onde elas estão na jornada de compra.
Pontuamos aqui que a estratégia que você deve usar para segmentar o seu público depende do produto ou serviço que sua empresa entrega.
Por exemplo, se você administra um site que vende equipamentos de esqui, talvez não faça sentido trabalhar com pessoas em diferentes localizações geográficas, pois a maioria delas terá que viajar para esquiar.
Pode ser mais prático segmentá-las de acordo com seu comportamento e nível de envolvimento.
Pessoas interessadas no esporte há anos e que conhecem os produtos que você vende provavelmente se envolverão com seu negócio de forma diferente das pessoas que estão apenas começando.
Para que sua empresa de saco de ráfia preço entenda melhor, vamos conferir as diferentes formas de segmentar o público.
Dados demográficos
Trata-se do método mais comum de segmentação do público, sendo geralmente o meio mais fácil também.
Fatores como idade, nível de renda, tipo de trabalho e localização geográfica são dados demográficos usados para classificar o público, sendo popular porque funciona.
Uma estratégia de segmentação baseada em localização é abordar clientes durante uma época do ano em que eles provavelmente precisem do seu produto.
Por exemplo, uma empresa agrícola pode estar mais propensa a comprar equipamentos durante a época da colheita.
Em regiões como o sul dos Estados Unidos, isso pode ser quase o ano todo, e em outras áreas do país, pode ser durante o verão ou o outono.
Comportamento
Essa estratégia já é mais profunda do que a segmentação demográfica. Analisar o comportamento é olhar o que as pessoas compram, com que frequência e por que compram um produto ou serviço.
Uma pessoa que faz pequenas compras regularmente em sua empresa de instalação cerca elétrica precisa de mensagens diferentes daquelas voltadas para quem compra somente de vez em quando.
Isso ocorre porque essas pessoas estão procurando coisas diferentes e provavelmente comprando por motivos diferentes.
A segmentação comportamental permite que sua mensagem seja adaptada para alcançar os clientes quando eles têm maior probabilidade de converter.
São exemplos desses grupos os compradores em potencial, os compradores novos, clientes regulares e desertores que mudaram para outra marca.
Interesses
Cada pessoa tem interesses diferentes, desde os hobbies que preferem até a estética que gostam. Assim, direcionar clientes com base nesses interesses pode ajudar a segmentar seu público para que você possa direcionar a mensagem certa para as pessoas certas.
Em um exemplo, caso você tenha muitos clientes que fazem parte de um time esportivo específico, é possível usar essa informação para criar anúncios personalizados envolvendo esse público.
Sua empresa de corte a laser Mooca pode até mesmo segmentar o público com base na estética que ele prefere, seja um visual limpo e moderno ou um estilo mais tradicional.
Progresso da jornada de compra
Com essa estratégia é possível personalizar suas mensagens com base na posição do seu cliente na jornada de compra. Para quem não está familiarizado com o assunto, as 3 fases da jornada de compra são conscientização, consideração e decisão.
No início da jornada, o comprador está simplesmente descobrindo que tem um problema para resolver, e quando está próximo do final da jornada, ele já sabe o que quer comprar e está pronto para fazer sua escolha.
Você não deve lhes enviar a mesma mensagem, de forma que essa segmentação pode ajudar a entender as diferentes necessidades de cada comprador, respondendo às perguntas que eles possam ter.
Dicas de segmentação de público
Após decidir quais estratégias de segmentação você vai usar, você já pode começar a elaborar o resto do seu plano.
Você terá que saber como vai entrar em contato com essas pessoas, se será por e-mail, redes sociais ou páginas de destino personalizadas. Vamos ver algumas dicas para um marketing mais inteligente.
Mantenha seus segmentos mais amplamente definidos
Ainda que o objetivo da segmentação do público vise especificidade, é possível segmentar também de forma mais ampla.
É fundamental ter um mercado menor com uma necessidade definida, mas se seu mercado é tão definido que mal conta com alguém, isso é um problema.
Dessa forma, você alcançará poucas pessoas e acabará gastando tempo e energia escrevendo mensagens para públicos muito diferentes.
Você deve se concentrar em alguns grupos, mas deve mantê-los suficientemente amplos para abranger faixas relativamente grandes de sua base de clientes.
Em vez de uma descrição como “clientes de meia idade, que vivem em Curitiba, assinam TV à cabo e compram na época de Natal”, você pode fazer uma definição mais ampla.
Um bom exemplo seria “clientes do sul que fazem mais compras durante as festas de fim de ano”. Perceba que esse segmento de público permite muito mais flexibilidade para sua empresa de porta crachá onde comprar.
Busque melhorias constantes
Caso a combinação de estratégias de segmentação de público que você escolheu não funcione, experimente outras até encontrar a forma mais eficaz de alcançar seus clientes potenciais.
Olhe os dados e os meça para saber como as pessoas estão acessando seu site, quanto tempo estão ficando nele e o que as faz sair. Após obter essas informações, integre esses dados à sua próxima iniciativa e nas operações diárias de seu marketing.
Para determinar se um segmento de público criado por você será útil, é preciso que ele atenda a 4 critérios. O primeiro é ser relevante e com probabilidade de levar a alguma ação. Sua empresa pode resolver o problema dos seus consumidores.
Segundo, considere se ele se distingue de outros segmentos, com características únicas que o diferenciam.
Terceiro, considere se é grande o suficiente para valer a pena segmentar, e por fim, considere se ele pode ser localizado, de forma que você saiba onde esse grupo está e consiga se comunicar com ele.
Considerações finais
Ainda que sua empresa de grelha para ralo em inox não saiba o nome de cada um de seus clientes, seu público é composto por muitos grupos diferentes que responderão ao seu produto de formas diferentes.
Criando conteúdos com isso em mente, você atrairá mais pessoas que estarão mais propensas a converter.
A longo prazo, isso melhora o conceito que o público tem do seu negócio, pois ninguém quer sentir que está sendo confundido com milhares de outros consumidores anônimos.
Reserve seu tempo para segmentar seu público e criar mensagens personalizadas para ele. Esse é um esforço que vale a pena e seu público vai gostar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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