A análise SWOT, ou como gostamos de chamar, análise F.O.F.A, é uma das ferramentas mais utilizadas não só no marketing digital, mas como no mundo dos negócios em geral.
Trata-se de uma avaliação de cenários internos e externos à organização, para assim traçar um plano de ação de maneira que a instituição tenha mais chances de sucesso.
Mas, para que você entenda melhor a análise SWOT e consiga relacionar com seu negócio, pense em como essa análise ajudaria nas tomadas de decisão.
É comum que a gente pense sobre os interesses e objetivos, avalie a situação atual da empresa, reúna informações sobre as possibilidades de escolha, e principalmente, avalie os prós e contras da decisão.
Dessa forma, é possível fazer uma escolha com mais chances de acerto, concorda?
Pois bem, esse é basicamente o princípio da análise SWOT: auxiliar nas tomadas de decisões. A diferença é que essa análise é feita com a óptica de um ambiente de negócios e existe um método por trás que ajuda a organizar as ideias.
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A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar futuras tomadas de decisão, como mencionamos acima. Costuma ser muito utilizada pelas empresas ao implementar algum projeto de impacto para o negócio, ou na idealização de um novo negócio.
A análise SWOT proporciona um diagnóstico mais completo da situação atual da empresa e dos ambientes externos a ela, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as diversas oportunidades para o negócio e tipo de mercado.
Mas afinal, o que significa SWOT? É a sigla formada pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, muitas pessoas a chamam de análise F.O.F.A:Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Essas palavras identificam quais análises serão feitas: as forças e as fraquezas se referem ao ambiente interno da organização – Ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa, ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado pelas oportunidades e ameaças, englobando a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
O resultado da análise desses fatores é uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos / externos e positivos / negativos, como você pode observar na imagem de exemplo abaixo.
Assim, ao olhar para dentro e fora da empresa, e para o que é positivo e negativo, é possível obter um panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso, ou a possibilidade de fracasso, do seu projeto.
No ambiente interno é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos e entre outros.
Dentro do ambiente interno, deve-se analisar as forças e fraquezas. Para entender melhor, separamos alguns critérios a serem avaliados nessa etapa:
Em forças, são analisados fatores do ambiente interno como: o que faz com que os clientes optem por determinado negócio; qual disponibilidade de recursos imprescindíveis para a manutenção dos serviços ou produtos; o que diferencia o negócio dos demais, o que é que os outros vêem como suas forças, quais recursos únicos aproveitar, e entre outros.
Já nas fraquezas, pense em questões internas que podem ser ruins para o negócio, tais como: o que pode melhorar, onde há menos recursos que os outros, o que os outros vêem como suas prováveis fraquezas, altos custos com transporte; maiores gastos com a manutenção de equipamentos, colaboradores com valor/hora mais caro e etc.
Aqui entram questões que fogem do controle direto da organização, podendo ser relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, inflação, concorrência, mudanças na legislação e entre outras.
Nesse caso, é essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida, a fim de lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos. Aqui, as oportunidades e ameaças devem ser observadas e trabalhadas.
A análise SWOT relacionada ao ambiente externo envolve o microambiente e o macroambiente. O primeiro envolve as forças que trabalham em seu setor de atividade. De modo geral, alguns aspectos que podem ser tratados como oportunidades ou ameaças envolvem:
O macroambiente é mais abrangente, referindo-se a tudo que está além da empresa e do segmento.
Nesse sentido, é importante analisar o que os índices econômicos têm a dizer sobre o futuro do país. Quais tendências a população apresenta, que revelam um novo comportamento social? Como tudo isso influi em seu negócio? Outros aspectos interessantes a serem levantados nessa parte da análise são:
É o momento de indicar quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, são positivas para a empresa, como fatores econômicos, tendências / novidades que estão surgindo e mudanças do mercado que podem favorecer seus clientes. Você pode também se perguntar: Como transformar as forças da empresa em oportunidades?
Por último, temos as ameaças — cenário no qual se concentram todos os fatores desfavoráveis para a empresa. Assim, além da ausência de controle sobre essas questões, elas se apresentam como grandes ameaças para o negócio: que ameaças podem prejudicar o negócio? O que a concorrência anda fazendo?
A análise SWOT serve para fazer um diagnóstico (overview) inteligente sobre o negócio, elaborar melhor as ideias e seguir com as melhores tomadas de decisão.
Em outras palavras, esse método ajuda qualquer tipo de projeto a planejar sua implementação com mais segurança, traçando estratégias com mais chances de sucesso.
A análise costuma ser usada por empresas que estão entrando no mercado pela primeira vez, lançando novos projetos – serviços – produtos, ou entrando em novos segmentos. Mas também pode ser usada em qualquer planejamento, até mesmo no desenvolvimento pessoal.
Independentemente do tipo de projeto em que seja aplicada, a análise SWOT sempre ajuda a tomar decisões mais acertadas. Afinal, essa atividade traz todas as informações necessárias para formular estratégias com mais segurança ou, dependendo dos resultados, constatar até a inviabilidade do projeto.
Ao olhar para o ambiente interno, você consegue conhecer a fundo o seu negócio. Você identifica fatores positivos que podem ser reforçados e indicam o que está no caminho certo. Por outro lado, as fraquezas apontam o que você precisa melhorar ou controlar para que o projeto dê certo.
Quando você olha para o ambiente externo, percebe fatores que não pode controlar diretamente, mas para os quais precisa se preparar.
A análise das oportunidades serve para gerar insights que você nem tinha percebido antes. Quanto às ameaças externas, você deve se antecipar a elas e adotar medidas para que não prejudiquem o seu projeto.
Agora que você já sabe do potencial da análise SWOT, está na hora de usar (ou refazer) esse método no planejamento estratégico do seu negócio.
Primeiramente, é importante perceber como essa ferramenta pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de empresa ou projeto, já que a metodologia possibilita que cada avaliação seja feita de acordo com seu respectivo cenário e mercado, respeitando todas suas especificidades.
Por isso, a completude de seu diagnóstico permite que a análise SWOT sirva para fundamentar qualquer tomada de decisão importante sobre a empresa.
Logo, o método é geralmente empregado em qualquer momento de mudança significativa na empresa, seja durante a expansão da autoridade digital, entrada em um novo segmento, lançamento de um novo produto ou para a implementação de uma nova abordagem no marketing, ou na gestão de pessoas.
Com isso, é recomendado que a análise SWOT seja realizada periodicamente para que as ações administrativas e estratégicas adotadas ainda estejam coerentes com a realidade da empresa, visto que tanto os quadros internos quanto os externos da Matriz SWOT estão constantemente sofrendo alterações – Dependendo da complexidade, recomenda-se revisitar a análise SWOT a cada 6 meses ou 1 ano, pelo menos.
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