Quando falamos de campanhas de Google Adwords, existem muitas métricas importantes. CPC, visualizações, taxa de conversão… porém, nenhuma é mais importante (pelo menos do ponto de vista administrativo) que calcular o ROI.
No artigo de hoje, você vai descobrir o que é o ROI, qual a sua importância e qual a sua fórmula de cálculo, além de testar na prática a calcular um ROI.
Então continue lendo para saber mais!
O ROI é uma das métricas mais importantes do mundo empresarial e pode ser calculado com base em diversas atividades.
A sigla vem do inglês Return on Investment, que significa Retorno Sobre Investimento em português. Basicamente, trata-se de uma métrica que define quanto um investidor obteve de retorno ao realizar um investimento.
No campo do Marketing, o ROI é uma das métricas mais importantes pois age como um “avaliador” do desempenho de campanhas de marketing. É muito útil poder saber o ROI exato de cada campanha realizada para se ter uma noção do que é mais efetivo e o que é menos efetivo em cada caso.
Quando estamos falando do Google Adwords, o ROI permite detectar quais campanhas devem ser priorizadas e quais não.
Por exemplo, imagine que você possui um orçamento de R$ 600 mensal para investir no Adwords. R$ 300 estão na Campanha A, com um ROI de 60%, enquanto outros R$ 300 estão na Campanha B, com ROI de 3%.
É mais interessante direcionar parte dos recursos da Campanha B para a Campanha A, para se obter um retorno maior.
Infelizmente, o Google Adwords não oferece o valor do ROI imediatamente em seu painel de controle de campanhas.
Isso acontece porque o cálculo dessa métrica depende de valores que estão além do alcance do Adwords e deve ser feito pela própria empresa.
A fórmula para fazer o cálculo do ROI de campanhas de Google Adwords é simples:
Nesse contexto, temos as seguintes definições:
Uma coisa é saber como calcular o ROI de campanhas de Google Adwords na teoria, outra bem diferente é na prática. Por isso, vamos fazer um pequeno exercício para fixar o conhecimento na mente.
Imagine uma empresa que venda bolsas personalizadas e artesanais. Cada bolsa tem um custo de produção de R$ 30 e é vendida por R$ 85.
A empresa investe em duas campanhas de Adwords: uma com o valor de R$ 200 e outra com o valor de R$ 350.
A Campanha A (de R$ 200) gerou 9 vendas, enquanto a Campanha B (de R$ 350) gerou 12 vendas. Qual delas teve o melhor ROI?
Vamos às contas!
Campanha A
ROI da Campanha A
Campanha B
ROI da Campanha B
Como deu para ver, apesar de ter vendido mais, a Campanha B teve um ROI menor que a Campanha A, apesar de ser uma diferença relativamente pequena.
Agora você já sabe como calcular o ROI de campanhas do Google Adwords e dificilmente ficará perdido quando lidar com seus investimentos na plataforma. Esse artigo foi útil pra você? Se sim, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdo relevante como esse!
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