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24 de fevereiro de 2021Levar um produto até o público-alvo é uma ação que exige uma estratégia adequada a esse perfil. Afinal, quanto mais as empresas acertarem em suas escolhas, maior será a abrangência e efetividade dos contatos feitos, com maior sucesso, independentemente dos canais de venda.
Existem diversas formas de conseguir esse feito em canais de venda online e off-line. Assim, antes da definição das estratégias, é preciso avaliar qual o formato de entendimento disponibilizado no negócio e qual o meio apresenta melhor resposta.
Portanto, saber e entender as características e a engrenagem do negócio contribui para quais pontos direcionar as vendas.
Com isso, a atuação no mercado é potencializada, criando e fidelizando o público ideal, por meio de ferramentas como o CRM, campanhas de marketing, atendimento, e até por meio de um network personalizado, garantindo maior sucesso de vendas.
Canais de venda online
Os canais de venda online são utilizados para que a empresa possa vender seu produto na internet, alcançado clientes nesse meio de forma mais efetiva e expandindo sua área de atuação.
Essa é uma grande tendência mundial devido ao desenvolvimento tecnológico e digital, que permite uma maior aproximação e interação com o cliente ideal e a mensuração de cada campanha realizada.
Além disso, o cliente tem acesso aos produtos de forma facilitada, podendo recorrer a compra em qualquer lugar, desde que tenha acesso a um smartphone ou computador, por exemplo, aumentando a demanda de compras feitas de forma digital.
Assim, caso o cliente goste do produto, ideais da empresa e atendimento, ele se tornará fiel, indicando o local para outras pessoas.
Vale lembrar ainda que os canais de venda online permitem um maior aprofundamento sobre a marca, suas responsabilidades e missões, o que também impacta nas campanhas de divulgação e compras realizadas.
De modo geral, a forma de venda online beneficia o cliente em:
- Praticidade;
- Conforto;
- Confiança;
- Segurança.
E-commerce
O E-commerce é uma tendência que, de acordo com especialistas, tende a crescer 16% neste ano, com um volume de vendas em torno de R $79,9 bilhões.
Essa forma de venda permite que o consumidor vá até o site da empresa para fazer as compras diretamente.
E-mail Marketing
Essa estratégia consiste em um meio eficiente de contato e aproximação com o público, que deve ser utilizada quando já se tem uma base de leads.
O e-mail marketing acompanha a segmentação do público e contribui para a evolução na jornada de compra, sendo que a mensagem deve ser feita de acordo com o perfil de cada comprador.
Por meio do e-mail marketing é possível informar detalhes, vantagens e novidades dos produtos da empresa, bem como encaminhar conteúdos informativos e que agregam valor ao cliente, respondendo suas dores de forma adequada.
Google Adwords e uso de palavras-chave
Essa ferramenta faz com que a própria empresa consiga patrocinar os links de publicidade do Google.
Com isso, o produto pode aparecer no topo da lista de resultados das pesquisas e ser mais visualizado, conforme palavras-chave que apresentam resultados de busca e se relacionam com o seu produto e serviço.
Do mesmo modo, há possibilidade de incluir “banners” na página de pesquisas, indicando o anúncio e divulgando o serviço.
Com as estratégias de SEO e marketing de conteúdo, também é possível deixar o conteúdo produzido por páginas de blog e vendas bem ranqueado nas pesquisas do Google, tanto de forma orgânica quanto patrocinada.
Na forma orgânica é crucial oferecer um conteúdo que solucione as dores do cliente, respondendo as principais dúvidas e mostrando a expertise no tema, de modo a alcançar as primeiras posições e atrair mais clientes.
Esses são meios eficazes, pois atendem ao cliente que está pesquisando qual a melhor empresa para comprar o produto ou sobre algo que lhe incomoda, gerando confiança.
Lembre-se que atualmente antes de qualquer compra, o google é procurado para a avaliação dos serviços disponíveis, avaliar os preços, qualidade e recomendações feitas.
Marketplace
Essa é uma plataforma que aparece como um catálogo, em que os anunciantes cadastram a oferta dos seus produtos e serviços em uma loja maior, que funciona como uma vitrine.
Quando há uma venda, alguns sites cobram comissão de acordo com o pacote de serviços acordado.
Cada vez que o produto está disponível e é visualizado no mercado digital, é possível escalar vendas e dar maior confiança aos consumidores.
Afiliados e influencers
Aqui o anúncio é feito em sites, blogs e redes sociais de terceiros, que se cadastram ou são contatos para falar sobre o produto e “emprestar” sua referência no assunto.
Nesse canal de venda, links dos produtos são distribuídos ao longo do conteúdo para a publicidade de determinada empresa. Nela, é possível negociar comissões de vendas e permutas.
Redes Sociais
Tanto o Facebook quanto o Instagram adaptaram suas plataformas para ter opção de venda, tornando possível a comercialização do produto através da própria página ou direcionando para lojas.
O interessante do Instagram é que é possível criar uma conta corporativa, aproximando a marca da audiência e disponibilizando os produtos e seus valores nas fotos de divulgação, direcionando o cliente para a página de compra.
Canais de venda offline
Além do meio online, os pontos de vendas tradicionais ainda são mantidos e apresentam diversas estratégias que podem ser usadas para atrair e fidelizar clientes, efetivando as vendas.
A divulgação desses canais também é possibilitada, com estratégias mais conhecidas, como o uso de banners e placas, até mesmo se apresentar na experiência oferecida aos clientes no momento de compra.
Loja física
A loja física aproxima o cliente do produto de forma presencial, fazendo com que ele possa ter suas próprias descrições do que está sendo vendido e trazendo oportunidades para “experienciar a marca”.
Por esse meio de venda, é possível criar formas visuais atrativas para atrair o público. Mas é importante lembrar que mais que o produto, hoje os clientes buscam valor e experiência na compra.
Assim, as lojas físicas precisam ser instaladas em localizações compatíveis com o tipo de produto vendido, mas também podem oferecer atendimentos personalizados e que se tornem característicos da marca, cheiros específicos pelo ambiente e até a composição do ambiente pode ajudar nesse sentido, com decorações “instagramáveis” por exemplo.
Nesse último caso, há uma convergência entre as formas de venda, relacionando o ambiente físico ao online, possibilitando diversas outras estratégias (como promoções e cupons) que são intensificados pelos próprios clientes, gerando ainda mais confiança na marca.
Franquia
Para empresas com estabilidade no mercado, a franquia é uma expansão de vendas
interessante e lucrativa, disponibilizando o nome da marca para alcançar novas regiões e públicos.
Dessa forma, um franqueado abre uma unidade de negócio, trazendo novas oportunidades para a venda de produtos e serviços, expandindo o nome e a marca da empresa para outras regiões.
Para esse meio de venda se tornar ainda mais organizado, é preciso que haja um controle claro de estoque, por exemplo, bem como a padronização do atendimento realizado.
Nesse sentido, um CRM simples pode contribuir para um melhor gerenciamento do negócio.
Isso porque os sistemas de gestão possibilitam que as lojas, equipes e até o meio online sejam integrados, permitindo o conhecimento operacional, controle das estratégias e resultados de campanhas, bem como de produtos e serviços disponibilizados.
Esse tipo de ferramenta ainda contribui para uma comunicação mais efetiva entre as equipes, organizando todo o processo de venda e contatos durante os diferentes estágios do funil de vendas.
No entanto, cabe dizer que é preciso ceder direitos de utilização da marca em troca do pagamento de uma taxa e de royalties para o funcionamento da franquia.
Telemarketing
Por meio do telemarketing, é possível falar diretamente com o consumidor, mas é preciso ter cuidados para não afastar o cliente por coação. Essa é uma estratégia ativa de vendas, conhecida por ser de “interrupção”.
Por esse motivo, é preciso que a televenda seja feita com cautela, explicando sobre as oportunidades e abordando sempre a opção do consumidor.
Deste modo, pode-se evidenciar que há diferentes ferramentas que possibilitam o contato com o cliente e a efetivação das vendas, aliando desde estratégias de atendimento em pontos de venda até a presença em redes sociais.
Para que essas ações sejam efetivas, no entanto, é crucial entender o perfil do consumidor e adequar a comunicação para esse público, bem como entender quais ferramentas de propaganda serão mais efetivas em cada grupo e/ou canal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.
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