Orçamento de marketing: saiba quanto investir na sua empresa
15 de maio de 2018Destaque sua empresa na internet: aposte no Google meu negócio!
22 de maio de 2018Você já faz conteúdo ou está buscando uma solução sobre como escrever um post para alcançar o tão desejado primeiro lugar nas buscas? Temos a solução para você! Confira este passo a passo para você chegar ao topo, sem segredos.
Você já passou por isso?
Você escreve um novo post. Todo orgulhoso, clica no botão “publicar”. Mas após uma semana, o número mais frustrante não sai da sua cabeça. Zero. Zero comentários.
Parece familiar?
Não se preocupe. Todos nós já passamos por essa frustração. Mas essa história não precisa terminar assim…
Para rankear no Google, é necessário um conjunto de técnicas e fatores que devem ser levados em consideração antes mesmo de começar escrever o seu post.
Logo, vou ensinar a você como escrever um post para rankear no Google, para você escrever um conteúdo que engaje e que responda todas as dúvidas da sua persona, seja adequado às melhores práticas de SEO e, claro, ser melhor que a sua concorrência, através de simples, mas poderosas regras de ouro.
Para rankear no Google, primeiro conheça seu público
Antes de começar a escrever, você precisa conhecer bem seu público-alvo. O que ele quer saber? O que vai interessar a ele? É aí que você pode criar suas buyer personas. Ao pensar em um tema para postar no blog, considere o que você sabe sobre suas buyer personas e quais são seus interesses.
Por trás de toda busca em forma de palavra-chave feita no Google existe uma grande dúvida!
Quando alguém digita alguma coisa no buscador, ela espera descobrir algo.
Por exemplo, se a pessoa procura “qual a idade da fernanda montenegro”, a intenção dela é ver isso:
Ela não quer saber onde mora, se tem filhos e nem o último filme que participou. Ela quer simplesmente saber a idade da atriz! E é exatamente isso que o Google exibe para ela.
Por isso, o passo mais importante para rankear em primeiro lugar para uma palavra-chave é entender a intenção do usuário e assim, realizar o seu objetivo de busca.
Esse passo vai guiar todos os próximos!
Escolha a palavra-chave certa
Para aparecer em primeiro lugar no Google, a primeira pergunta que você precisa responder é:
“Para qual busca eu quero ser a resposta ideal”?
Ou, em outras palavras, quais as principais palavras-chave para o meu blog no presente momento.
Muitas pessoas não conseguem rankear bem no Google porque já erram nesse passo.
Aqui, as pessoas costumam cometer erros graves como:
- Não otimizar para palavra-chave nenhuma
- Otimizar um único post para várias palavras-chave
- Otimizar para palavras-chave irrelevantes
A chave para resolver esse problemas é lembrar que todo conteúdo do seu site é focado em uma palavra-chave principal!
Mas como saber qual é a palavra-chave ideal?
Primeiro você precisa identificar quais são as palavras-chave que a sua persona procura. Para isso faça um pesquisa utilizando uma boa ferramenta:
- SEMrush
- Ahrefs
- Ubbersugest (gratuita)
- Answer the Public (gratuita)
- Keyword Explorer (10 buscas gratuitas por mês)
Apesar de importante, volume não é tudo.
Identifique as palavras que potencialmente podem levar o seu público para o seu funil de vendas. As suas palavras-chave principais não são as que geram mais tráfego, mais as que atraem um tráfego qualificado!
De nada adianta nosso blog rankear em primeiro lugar para “bicicleta” se ninguém que acessa esse conteúdo vai comprar nossos serviços.
Outra dica importante:
Analise os seus concorrentes e as palavras-chave mais importantes e que geram mais tráfego para eles.
Está começando sua estratégia de conteúdo agora? Atenção!
Uma dificuldade que sites novos encontram é ter que brigar de frente com empresas tradicionais e já conhecidas para rankear no Google.
Quando você estiver dando os seus primeiros passos para uma estratégia de SEO, as principais palavras-chave para você não consistem em volume, mas em oportunidades!
Não que seja impossível você conquistar rankings para palavras-chave muito disputadas, mas isso exigirá muito tempo.
Para conquistar resultados mais rápidos o ideal é encontrar palavras long tail que não sejam tão disputadas assim!
Veja mais detalhes sobre palavras-chave long tail no artigo: “O que é SEO e para que serve: Um guia essencial para você entender como funciona”
Conteúdo: a parte mais importante do seu post
Agora que você entendeu a intenção que o seu usuário tem quando faz aquela busca é hora de produzir a melhor resposta possível para o Google apresentar para os leitores.
Aqui é fundamental ter uma coisa em mente: tamanho não tem nada a ver com profundidade!
Você não precisa fazer um conteúdo enorme para ranquear para uma palavra-chave, a não ser que seja realmente necessário.
O tamanho ideal do seu conteúdo é aquele que responde de forma clara e completa a dúvida (intenção de busca) do usuário.
Por isso definir quais tópicos serão abordados no conteúdo é tão importante.
Escolha um título matador
Quantos títulos você testa para um artigo? (não me diga que você simplesmente coloca o primeiro que veio a sua cabeça…)
Um dos sites de maior crescimento em visitas, o Upworthy, possui uma regra que muitos consideram uma perda de tempo.
Cada artigo deve ter, pelo menos, 25 diferentes títulos. Desses 25 títulos definidos pelo autor, 4 são escolhidos por curadores. Finalmente, desses 4, apenas 1 é escolhido pelo editor-chefe.
Você acha loucura?
O título de um artigo é como um paraquedas. Se ele não abrir, tudo estará perdido.
Logo, você precisa dedicar um bom tempo na escolha do título para o seu artigo. Essa pode ser a diferença entre um artigo viral e apenas mais um artigo na web.
Escrever um título forte, que chame atenção e faça as pessoas clicarem e lerem um artigo não é tarefa fácil.
Escreva uma introdução atraente
Primeiro, atraia a atenção do leitor.
Se você perder o leitor nos primeiros parágrafos ou frases da introdução, ele não chegará até o fim do post.
Existem diversas formas de fazer isso: conte uma história ou uma piada, demonstre empatia ou atraia o leitor com uma informação ou estatística interessante.
Em seguida, descreva o objetivo do post e explique como ele abordará um problema que o leitor possa ter. Assim ele terá um motivo para continuar lendo e se interessará em saber como o post poderá ajudá-lo a melhorar sua vida ou trabalho.
Organize o conteúdo
Às vezes, posts do blog podem ter uma enorme quantidade de informações, tanto para o leitor quanto para o autor.
A dica é organizar as informações para os leitores não se intimidarem pelo tamanho ou quantidade de conteúdo.
A organização pode ter várias formas: seções, listas, dicas, o que for mais apropriado. O importante é organizar!
Ofereça um conteúdo único
Um dos principais fatores de rankeamento para o Google é apresentar um conteúdo único.
Se você faz um conteúdo que gera o mesmo valor que o do seus concorrentes, mas com palavras diferentes, por que o Google rankearia você e não eles em primeiro lugar?
Identifique como o seu conteúdo pode gerar mais valor do que o deles.
Talvez seja embedando um vídeo dentro do conteúdo, ou quem sabe fazendo um infográfico?
Talvez seja usando dados de pesquisas ou estudos feitos pela sua empresa.
Não importa o que você vai fazer, mas tenha um diferencial no seu conteúdo para todos os outros. Ofereça aquilo que os seus concorrentes não conseguem oferecer.
Use parágrafos e frases curtas
Parágrafos curtos facilitam a leitura e não espantam o leitor. Ninguém que ler um blocão de texto.
Geralmente aqui na Migre Seu Negócio nós procuramos utilizar uma ou duas frases em cada parágrafo, deixando eles com no máximo 4-5 linhas.
Isso facilitou a sua leitra até aqui, não foi? Faça o mesmo com os seus leituras.
Utilize também frases curtas. Isso facilita a leitura das pessoas e torna as frases muito mais fáceis de serem entendidas.
Evite passar das 20 palavras em uma frase e otimize a leitura do seu leitor, essa é uma das partes mais importantes de como escrever um post.
Use imagens
Outra dica essencial para otimizar a experiência do leitor enquanto ele dá essa escaneada no seu texto é o uso de imagens.
Elas facilitam o entendimento do leitor, quebram longos períodos de texto, deixam o conteúdo mais leve e mais vistoso, entre outros benefícios.
O guru do Marketing Digital, Neil Patel, recomenda uma imagem a cada 300 palavras para um post mais longo.
Claro que isso não é uma regra e nem sempre será possível.
Mas boas imagens podem alavancar sucesso dos seus posts.
Conteúdos que possuem imagens tendem a ser mais compartilhados e a gerarem mais engajamento, isso é importante que você saiba para saber como escrever um post.
Otimize para as pesquisas por voz
Disponível na maioria dos dispositivos móveis, e até nos computadores equipados com microfone, a pesquisa por voz permite que o usuário fale e seja compreendido pelo mecanismo de buscas. E, em geral, essas pesquisas têm uma estrutura diferente do normal, que você tem que levar em conta.
Ter uma boa estratégia de SEO é essencial para que o seu conteúdo seja encontrado pelas pessoas e elas cheguem até a sua empresa. Mas, para ter sucesso nessa iniciativa, você precisa considerar todas as formas que o público pode usar para realizar buscas, inclusive a pesquisa por voz.
Para saber mais sobre este assunto, leia o artigo: Pesquisa por voz: qual a influência nas buscas no Google?
Faça otimizações On Page
Após você aprender a como escrever um post, o melhor conteúdo sobre o tema e garantir que ele responde a intenção do usuário, é importante deixar ele perfeito aos olhos do Google.
Algumas otimizações On Page são fundamentais para alcançar bons rankings.
Abaixo vou apresentar as que dou mais atenção para garantir o sucesso de tantos conteúdos aqui na Migre Seu Negócio e de nossos clientes.
Otimização para Mobile
Bom, nem vou explicar muito aqui.
Atualmente o Google prioriza e indexa a versão mobile da suas páginas. Portanto, se o seu conteúdo não responsivo ou não funciona muito bem em celulares, pode esquecer qualquer chance de rankeamento.
De verdade.
Meta Descrição
Outra otimização On Page que é necessário gastar tempo para fazer da melhor maneira possível é a meta descrição.
Uma meta descrição melhor que a do seus concorrentes diretos pode ser o diferencial que você precisa para vencer no CTR e ganhar posições.
Atualmente o Google aumentou o número de caracteres das meta descrições, o que abriu uma excelente oportunidade para você fazer descrições maiores e mais chamativas.
Poucas pessoas estão explorando esse snippet maior que o Google disponibilizou e isso pode ser um ótimo diferencial para você.
E lembre-se: a meta descrição deve ser focada em atrair cliques! Além disso, não deixe de usar a palavra-chave, ela fica em negrito chamando atenção do leitor.
Linkagem Interna
Esse é um dos fatores mais menosprezados quando falamos em otimizações para buscadores.
A linkagem interna é essencial por diversos motivos:
- Mostra ao buscador quais as páginas mais relevantes do seu blog.
- Conduzem o leitor para outras leituras no seu blog, aumentando as páginas por visita e reduzindo o bounce rate.
- Cria uma rede de conteúdo mostrando sua autoridade sobre um assunto (mais sobre isso no próximo tópico).
- Conduz o leitor no seu funil de vendas.
A linkagem interna jamais deve ser feita da seguinte forma:
“apareceu a palavra “SEO” ou “palavra-chave” eu preciso linkar para o post.”
A ideia não é essa.
A linkagem interna deve ser feita com um propósito!
Ela deve linkar para conteúdos que fazem sentido dentro daquele assunto, conteúdos complementares para o leitor e, claro, para as páginas mais relevantes para o seu blog.
A linkagem interna também possui uma hierarquia, ou seja, o primeiro link do seu conteúdo é o que o Google considera mais relevantes e assim suscetivelmente.
Dessa forma ele interpretará os conteúdos mais relevantes.
É assim que aquelas palavras-long tail serão tão importantes para auxiliar no rankeamento das mais disputadas.
Portanto, faça uma estrutura de conteúdos para otimizar a navegação tanto dos leitores quanto do buscador.
Ajude o Google a interpretar o seu site!
A linkagem interna nos leva ao próximo tópico (e um dos mais importantes para rankear para palavras disputadas):
Faça posts satélites
Lembra quando você analisou os seus concorrentes e utilizou palavras-chave long tail para definir os tópicos que seriam abordados dentro do seu conteúdo?
Pois é, naturalmente você não vai explorar esses tópicos de forma tão completa dentro de um conteúdo mais geral.
Por exemplo: eu falei no começo deste texto que antes de começar a escrever, você precisa conhecer bem seu público-alvo, mas não entre a fundo e nem expliquei com detalhes a estratégia neste post.
Para isso você pode ler o nosso conteúdo sobre buyer personas.
A ideia aqui é você ter outros conteúdos, mais completos e detalhados, sobre alguns tópicos dentro dos seus posts.
Esses conteúdos terão muito mais chance de rankear para a long-tail e, consequentemente, com uma linkagem interna bem feita, fortalecerão o conteúdo Pilar (palavra-chave principal).
Use Link Building
É praticamente impossível conquistar rankings para palavras-chave muito disputados sem conquistar uma grande proporção de backlinks.
Os links funcionam como uma indicação para o seu site. Ou seja, outros domínios estão mostrando ao Google que o seu conteúdo é de qualidade!
Essa é a melhor forma de ganhar autoridade dentro do seu mercado e aos olhos do buscador.
O principal ponto é produzir um conteúdo que mereça links! Assim você pode conquistar links naturalmente.
Se você seguiu todos os passos até aqui, acredito que o seu conteúdo se encaixa nesse padrão.
Guest Post
Os guest posts são até hoje a nossa principal fonte de backlinks de qualidade.
Encontre bons parceiros que possam trocar conteúdos com você. Esses links são feitos de forma natural e, além de possibilitar que outros públicos conheçam o seu blog, passam muita relevância.
Quanto mais parceiros você conseguir, melhor!
Para achar bons parceiro você precisar descobrir quem são os sites e blogs relevantes no seu mercado e encontrar bons parceiros.
Concorrentes orgânicos são os sites que utilizam as mesmas palavras-chave que você. Ou seja, pessoas que estão no mercado e tratam de temas semelhantes.
A maioria deles não será concorrente direto do seu produto. E por isso, serão excelentes opções para uma potencial parceria.
Entenda o seu mercado e procure marcas que são autoridade em diferentes nichos dentro da sua marca.
Por exemplo, se você tem uma loja de suplementos, pode fazer guest posts com marcas de:
- marmitas saudáveis;
- academias;
- materiais esportivos.
Entre várias outras marcas que estão dentro do seu mercado e não concorrem diretamente com você.
E por fim: divulgue!
Não vou me estender muito nesse tópico.
Divulgar o seu conteúdo é essencial. O Google fala que os sinais de Social não afetam o seu rankeamento.
Mas eu não acredito em tudo o que o Google me fala.
E falo isso por experiência própria! Muitos conteúdos nossos melhoraram o ranqueamento após a divulgação e re-divulgação meses depois de sua postagem original. É importante para que vocês saiba como escrever um post.
Bônus: Fórmula APP
APP é um acrônimo para: Agree (concordar), Promise (prometer) e Preview (prévia).
Esse três elementos precisam estar na introdução do seu post. Eles engajarão o seu leitor e farão com que ele permaneça até o final da leitura.
Agree (concordar)
Eu não sei se você se recorda, mas foi assim que eu iniciei o meu texto:
Você já faz conteúdo ou está buscando uma solução sobre como escrever um post para alcançar o tão desejado primeiro lugar nas buscas?
Sabe por que eu fiz isso?
Para concordar com a dor da minha persona, no caso, você.
Se você está lendo esse conteúdo é porque sabe o quão difícil é alcançar as primeiras posições do Google e está muito interessado nisso.
Dessa forma você consegue gerar uma conexão com a sua persona. Já de cara ele percebe que você o entende. Que você conhece a dor dele, logo poderá ajudá-lo.
Promise (prometer)
Para rankear no Google, é necessário um conjunto de técnicas e fatores que devem ser levados em consideração antes mesmo de começar escrever o seu post.
Ainda na introdução eu fiz uma promessa.
E se logo após a leitura dessa frase você se perguntou, “mas como eu faço isso?”.
Eu te dei a resposta:
Preview (prévia)
Logo, vou ensinar a você como escrever um post para rankear no Google, para você escrever um conteúdo que engaje e que responda todas as dúvidas da sua persona, seja adequado às melhores práticas de SEO e, claro, ser melhor que a sua concorrência, através de simples, mas poderosas regras de ouro.
Nessa frase eu dei uma prévia de tudo o que será abordado no post.
Com essa preview, o leitor sabe exatamente o que esperar do texto e como resolver o seu problema. E sabe que post vai te ensinar a como escrever um post
Agora ele sabe exatamente o que o espera e permanecerá firme até o final da postagem.
Vamos juntos começar a produzir conteúdos relevantes para potenciais clientes que precisam das suas soluções?
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!