Neste artigo você vai aprender como e por que criar personas é importante para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa.
Persona na psicologia analítica de Jung, é a face social que o indivíduo apresenta ao mundo, o caráter que assumimos e, através dela, nós nos relacionamos com os outros. As personas incluem nossos papéis sociais, o tipo de roupa que escolhemos usar e nosso estilo de expressão pessoal.
Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso porque compreender o comprador é fundamental não só para o desenvolvimento de produtos, mas também para a produção de conteúdo que orientará a aquisição de novos clientes.
Na produção de material para o blog ou para as redes sociais de uma empresa, nós utilizamos um recurso interessante que facilita o direcionamento dos temas: a criação de uma persona, ou seja, a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores.
Cumprir esse desafio de criar e montar uma persona, ou várias personas, pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas. Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.
Persona, para marketing, é um perfil semificcionail que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores. A criação da sua persona é o alicerce para o marketing digital da sua empresa.
É comum que haja alguma confusão nos conceitos, mas uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são sinônimos.
Vamos a um exemplo prático:
Entendeu a diferença? Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, como falado no tópico acima, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.
A persona precisa ser tão real quanto uma pessoa de verdade, afinal, foi assim que você a criou. Um público-alvo não fornece informações, dados e insights suficientes para que uma boa estratégia de marketing digital seja criada.
A criação de personas é vista como um passo fundamental dentro de um plano de Marketing Digital de resultados. Pense na persona como um Norte para tudo o que será criado dentro da sua estratégia de marketing digital, pois é ela quem vai interagir com o conteúdo que você criar.
Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso. Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende grego. Ou promovendo cortes de carnes para quem é vegetariano. Ou oferecendo seu produto destinado à classe A para a classe C.
Sendo assim, enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio:
Depois de entender o que é persona, quais suas vantagens para seu negócio e de levantar algumas informações preliminares, você precisará se orientar pelo perfil de seu cliente típico.
Ou seja, deverá ser guiado pela maioria para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:
Como você pode ver a persona possui características muito mais conclusivas e ricas o que facilita a criação de uma estratégia de marketing, afinal você sabe exatamente com quem está falando.
Isso facilita a criação de estratégias personalizadas.
Uma das maneiras mais comuns de obter informações sobre suas personas é entrevistar clientes e prospectos de sua empresa. Nada melhor do que seu próprio público para te auxiliar a compreender padrões de comportamento na hora de definir uma persona.
As perguntas foram divididas por categorias distintas que te auxiliarão a encontrar comportamentos e hábitos que possam ser determinantes na hora da criação.
Vale lembrar que quanto mais informações você possuir sobre seu público, mais completas serão suas personas.
Lembre-se de considerar também que a persona pode ser um visitante que acabou de chegar, que não conhece nem está procurando sua empresa, mas sim a solução para um problema – isso é bastante comum de acontecer em sites de empresas que fazem Inbound Marketing.
Então, reflita: como pode ser a abordagem e a exposição do conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa?
Depois de definir as personas, sua empresa está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes.
Existe um processo conhecido como jornada de compra, que uma vez que a pessoa deixa de ser um visitante do seu site para se transformar em um lead, automaticamente ela entra no funil de vendas da sua empresa.
O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseada no funil de vendas.
Durante a busca por um produto ou serviço para solucionar um problema, dificilmente, o cliente compra logo nos primeiros contatos com a empresa, sejam eles no meio on-line ou off-line. Isso porque existe um processo pelo qual todo consumidor passa desde a primeira vez que tem um contato com a empresa até o momento do fechamento da venda.
Leia este artigo para entender com mais detalhes o funil de vendas.
Existem alguns pequenos erros que são cometidos com mais frequência que você imagina. O que é muito normal!
Pensando nisso listamos alguns erros comuns que você precisa evitar. Alguns desses pontos já foram tratados anteriormente, mas reforçar é sempre bom. Vamos lá!
Criar personas custa caro! Além disso sua estratégia nunca fica completa. Por isso crie menos personas e trabalhe elas de forma mais completa.
Personas são muito úteis para o marketing de conteúdo, especialmente por causa de sua clareza. Mas não se engane, por trás dessa aparente simplicidade deve existir muita pesquisa e estudo.
A construção de um persona deve ser feita com base em fatos e dados, não em palpites ou especulações. Uma persona errada pode trazer mais problemas do que soluções.
Não “ache” coisas, tenha certeza! A sua persona é seu cliente ideal, conheça ele bem e evite “achismos”.
Nesse ponto você já tem uma boa quantidade de dados relevantes para criar um perfil semificcional excelente, aproveite esses dados!
Durante o processo de criação de personas, especialmente nos últimos passos, é muito comum surgirem discussões irrelevantes sobre pequenos detalhes. Mantenha o foco nas características importantes, como: qual problema nossa empresa resolve para essa persona.
Se você um dia estiver no meio de uma discussão sobre a cor dos olhos, ou dos cabelos da sua persona, você foi longe demais.
Mantenha o foco nas características importantes (comportamento de compra, preferências de conteúdo e produto, objetivos, problemas), eles realmente importam para o seu negócio.
Crie personas e as trate como amigos próximos, pense na reação dela ao ler o conteúdo ou interagir com um CTA.
Não existe um modelo ideal para você documentar as suas personas. O mais importante é você ter uma comunicação muito mais precisa com a persona. E assim determinar como a empresa pode ajudá-lo.
ou ainda:
Perfil profissional: Gerente de marketing, pós-graduado em Marketing Digital;
Vida pessoal e hobbies: Casado, gosta de passar o tempo livre com a família. Gosta de ir a shows de jazz e gasta boa parte do seu tempo livre em redes sociais;
Objetivos: Quer levar a sua empresa a alcançar resultados específicos e fazer o seu nome no mercado;
Problemas: Chefe com mentalidade retrógrada, limitado apenas ao outbound.
Procure sempre melhorar e aprimorar a sua buyer persona! Se tiver dúvidas, você pode deixar seus comentários e sugestões abaixo! Se gostou, curta e compartilhe esse post para os seus amigos também criarem super personas.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!