Veja métricas que devem ser usadas para calcular o ROI de um vídeo
15 de janeiro de 2018Por que meu concorrente aparece na primeira página do Google e eu não?
28 de janeiro de 2018A internet se tornou essencial para inúmeras pessoas e empresas. Portanto, é impensável cogitar um cenário em que ela deixe de ser livre como é hoje. No entanto, essa possibilidade está cada vez mais se transformando em realidade.
No final de 2017, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos aprovou a dissolução das regras que garantiam a manutenção da neutralidade da internet no país. Isso deu aos provedores toda a margem que necessitavam para começar a praticar o traffic shaping, que significa desacelerar o acesso a determinados serviços e acelerar o de outros.
Como o marketing digital se fundamenta nas possibilidades da web, uma ameaça à neutralidade da internet também seria um risco para o sucesso de diversos tipos de campanhas e estratégias. Diversas marcas podem ser prejudicadas, caso uma web dividida se torne padrão no mundo.
Por que a neutralidade da internet é importante?
A neutralidade da internet defende que todos os dados devem ser trocados e acessados sem qualquer distinção. Uma pessoa deve poder acessar sites, redes sociais, arquivos para download e outros sem que uns tenham um peso maior do que os demais. Isso dá margem para que provedores de internet restrinjam o acesso a determinados serviços e favoreçam outros.
Todos os sites e serviços que existem hoje somente conseguiram nascer e se popularizar graças à neutralidade da internet. É a livre concorrência pela atenção e o espaço na web que deu origem ao Facebook, Google e Netflix, entre outros. Os provedores podem começar a prejudicar o acesso à Netflix para venderem seus próprios pacotes de TV, por exemplo.
Vale lembrar que a neutralidade da internet já é desrespeitada no Brasil em casos envolvendo operadoras de telefonia celular. É comum ver planos de dados que não cobram pelo consumo ao acessar determinados serviços, como Facebook ou WhatsApp. Apesar de ser uma facilidade para o cliente, é uma forma de dar pesos diferentes a determinadas partes da web.
Como essa ameaça impacta o marketing da sua empresa?
Diante de um cenário com a neutralidade da internet ameaçada, a estratégia de marketing digital da sua empresa precisa se adaptar para não ser prejudicada. Você pode amenizar o impacto de um tráfego com peso diferente ao otimizar os elementos do seu site para que ele carregue mais rapidamente e proporcione uma experiência superior ao visitante.
Como as operadoras de celular costumam oferecer incentivos para os clientes usarem aplicativos como o Facebook e o WhatsApp, seu conteúdo deve estar devidamente adaptado para dispositivos móveis. Lembre-se também de que seu site tem que funcionar corretamente nesses aparelhos, já que não faz sentido alienar parte da sua audiência assim.
O segredo para a manutenção do seu sucesso em um cenário de neutralidade da internet ameaçada está em distribuir adequadamente seu conteúdo. Não dependa de uma única plataforma, já que ela pode ser prejudicada em eventuais planos de acesso que façam traffic shaping. Em quantos mais lugares seu material estiver, maiores serão suas chances de obter visibilidade.
A neutralidade da internet sofreu um duro golpe com a determinação aprovada nos EUA e pode causar um efeito influenciador no resto do mundo, inclusive no Brasil. Para que seus resultados de marketing não sejam prejudicados, você precisa se antecipar em relação a todo esse movimento. Tome decisões que garantem o acesso ao conteúdo da sua marca e facilitam a divulgação dos seus produtos.
Descubra como atrair a atenção e fixar sua marca na cabeça das pessoas utilizando ilustrações. Baixe nosso e-book gratuito!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!