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10 de fevereiro de 2022Abrir um negócio exige grande responsabilidade por parte de quem pensa em administrar um negócio próprio, pois os desafios no processo de abertura só crescem com o tempo, sendo fundamental a realização de um planejamento estratégico, iniciando esse Plano de Voo pela Análise SWOT para que as tomadas de decisão sejam as mais assertivas possíveis, garantindo o sucesso do negócio a curto e longo prazo.
Se por um lado o público reage a esses artifícios, do outro o mercado desenvolve suas novas estratégias justamente com o intuito de agradar a essa audiência, criando assim uma relação de retroalimentação entre as empresas e os seus respectivos públicos.
Ligado a essa situação, é possível citar as ações comerciais de negócios locais que por anos serviram seus clientes presencialmente. Contudo, com a expansão dos negócios digitais esse negócio precisou adaptar os serviços, para chegar ao seu público.
Um exemplo nesse contexto são as pizzarias, que por muito tempo atenderam seus clientes apenas presencialmente, e com a transformação digital nos negócios, tivemos como resultado a implementação de um programa pizzaria delivery, adotando um sistema de entregas que leve o seu produto para os consumidores. Modelo que se expandiu diante o período de isolamento, por conta da pandemia de covid-19.
Essa é apenas uma prova de como o mercado de forma geral lida com as mais diversas eventualidades, nas quais se mostra necessário com que um negócio saiba como otimizar seus serviços, caso queira se conectar com a sua audiência de clientes.
Ainda mais no cenário atual, onde o público se encontra em um processo constante de adaptação, utilizando dos dispositivos digitais como uma ferramenta comum aos mais diversos tipos de serviços, diante das facilidades apresentadas por tal tecnologia.
Um movimento de mudança que faz com que as empresas precisem trabalhar com diferentes ferramentas que podem hoje ser essenciais para o funcionamento de um negócio, como um backup para empresas que atuam no ramo digital.
Estudar o ambiente do seu negócio é importante para que o mesmo tenha chances de se destacar. Mas para que essa análise ocorra de forma aprofundada, é preciso lidar com as ferramentas e estratégias ideais, justamente como faz uma Análise SWOT.
Mas afinal, o que é uma análise SWOT?
Esse tipo de análise é bastante comum de ser vista no processo de administração de um negócio, por se tratar de uma estratégia que permite com que uma empresa tenha um visibilidade total do seu empreendimento, tanto de forma externa como interna.
Ambos os cenários devem ser levados em conta no processo de gerir um negócio, por conterem elementos que irão impactar diretamente nas atividades a serem executadas em uma empresa, contando com seus clientes, funcionários e parceiros comerciais.
Diante dessa realidade, os especialistas de marketing desenvolveram um sistema nomeado como a análise SWOT, também conhecido no Brasil como FOFA, com cada letra representando um artigo específico presente neste estudo, sendo eles:
- Strenghts (Forças);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).
Tópicos esses que são de grande importância para que uma assessoria contabil em SP, por exemplo, consiga se destacar em sua região, lidando não apenas com o interesse do seu público, como também com a realidade do local onde se encontra esse negócio.
Até porque esses pontos costumam se dividir entre o cenário interno e externo de um empreendimento, com cada elemento podendo indicar um ponto positivo ou negativo a ser levado em conta no processo de administração desses projetos.
Forças e Fraquezas
Esses itens estão relacionados ao contexto interno do seu negócio, ou seja, os pontos mais fortes e fracos do mesmo, a fazerem com que ele se destaque em seu setor comercial, ou então fique para trás, por causa de problemas que impeçam um aproveitamento dele.
Entre os pontos que podem ser associados como forças para um empreendimento é possível citar a qualidade do seu produto, o preço acessível do mesmo, ou qualquer característica em sua gestão que possa colocar esse negócio em relevância.
As fraquezas, por outro lado, agem como tópicos inversos, tratando-se de elementos que devem ser evitados ou problemas a serem resolvidos. Questões a serem trabalhadas para que uma empresa de limpeza, ou qualquer outra empresa, consiga se destacar diante seus competidores.
Ameaças e Oportunidades
Falando de concorrentes, os tópicos que se destacam são aqueles de perfil externo, existindo elementos que podem representar oportunidades para o seu negócio, sendo preciso apenas ter uma visão ampla do mercado e dessas possibilidades.
Além disso, existem também os itens que podem indicar algum tipo de intimidação aos seus negócios por meio de ameaças capazes de pôr em risco as atividades da sua empresa. Ameaças que podem surgir inclusive na forma dos seus concorrentes.
Uma análise SWOT é capaz de identificar todos esses índices, a permitirem com que seja possível tomar as melhores decisões acima de seu negócio, garantindo com que os melhores resultados comerciais possam ser alcançados.
Mas para que um escritório de legalização societária, por exemplo, consiga identificar áreas que podem ser melhoradas nesse negócio, assim como oportunidades a serem alcançadas, os responsáveis por tal empreendimento precisam saber como fazer esse tipo de análise.
Etapas para criar uma boa análise SWOT
Se uma análise SWOT pode resultar em benefícios tão grandes para um negócio, é importante então que essa estratégia seja a ideal da melhor maneira possível, para que todas as oportunidades e ameaças sejam identificadas da maneira correta.
Caso você esteja interessado em fazer esse tipo de estudo referente ao seu empreendimento, é importante então seguir algumas etapas específicas nessa produção, sendo elas:
Reunião de ideias
Um negócio raramente é liderado apenas por uma pessoa, sendo importante ouvir a opinião de todas para se descobrir a melhor estratégia no que se trata da gestão desse projeto. O mesmo vale para uma análise SWOT que deve contar com diversas ideias e informações.
Nesse caso, é importante citar as reuniões de brainstorming, no qual os componentes de uma empresa podem discutir diferentes ideais de acordo com suas visões sobre o negócio.
A permitir com que empresas de alimentação e quaisquer outras empresas coloquem na mesa tudo o que pode ser relevante para a administração desses negócios, incluindo os tipos de análises que precisam ser feitas.
Análise interna e externa
Se a análise SWOT funciona como um estudo sobre o cenário em que uma empresa se encontra, para realizar esse exame é preciso então observar o que acontece nas dependências do seu negócio, assim como o que está em seus arredores.
Do lado interno, é importante avaliar ativos como os funcionários e parceiros comerciais de um negócio, enquanto no ambiente externo é importante observar o cenário do micro e do macroambiente.
O microambiente lidando com tópicos mais perceptíveis, como os clientes e concorrentes de uma empresa, enquanto o ambiente macro está relacionado a questões mais vastas, como:
- Cenário político;
- Econômico;
- Social;
- Natural.
Afinal, questões sociais e econômicas podem interferir nas ações do seu negócio, como a procura pelas melhores escolas de comissário de bordo em SP, que pode diminuir diante de uma desvalorização do setor de aviação, por exemplo.
Faça uma esquema da sua estrutura SWOT
Após todo este estudo é importante garantir com que todas essas ideias e informações discutidas sejam colocados no papel, para que se tenha certeza de que nenhuma concepção fique fora dessa análise.
Diante disso, essas ideias podem ser colocadas em um papel, um quadro ou até mesmo um software.
Otimize esse sistema
Após a quadriação do quadro SWOT, separando os pontos positivos e nativos do ambiente interno e externo, é preciso reavaliar todas as informações ali presentes, para garantir que nada foi esquecido, ou até mesmo com que novas ideias possam ser posicionadas.
Crie estratégias
Tendo em mão uma análise de SWOT de qualidade, é chegado o momento de observar esse estudo com o intuito de planejar estratégias adequadas para a prosperidade do seu negócio. Sendo o principal motivo por trás da realização desse tipo de análise.
Um estudo que pode ser realizado pelos mais diferentes setores comerciais, faz com que uma empresa tenha um conhecimento completo sobre o cenário no qual se encontra, incluindo as melhores ações que devem ser tomadas para o futuro desse negócio.
Como em uma consultoria telefonia empresarial, que deve otimizar suas estratégias de comunicação, após perceber que os seus concorrentes fazem um trabalho melhor nesse sentido, ao mesmo tempo que essa empresa sai na frente no quesito qualidade.
Fatores que precisam ser estudados, pois podem ser os responsáveis pelo qual uma companhia consegue encontrar melhores resultados em relação aos seus competidores, mesmo que ambos lidam com os mesmos índices econômicos, por exemplo.
Portanto, é nisso que se encontra a importância de uma análise SWOT, por verificar todos os tipos de índices que podem causar algum tipo de interferência, positiva ou negativa, na busca pelos seus objetivos.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
? Plano de Voo: Chegou a hora de (re)fazer o Planejamento Estratégico do seu negócio!
Agora que você já sabe do potencial da análise SWOT, está na hora de usar (ou refazer) esse método no planejamento estratégico do seu negócio.
Primeiramente, é importante perceber como essa ferramenta pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de empresa ou projeto, já que a metodologia possibilita que cada avaliação seja feita de acordo com seu respectivo cenário e mercado, respeitando todas suas especificidades.
Por isso, a completude de seu diagnóstico permite que a análise SWOT sirva para fundamentar qualquer tomada de decisão importante sobre a empresa.
Logo, o método é geralmente empregado em qualquer momento de mudança significativa na empresa, seja durante a expansão da autoridade digital, entrada em um novo segmento, lançamento de um novo produto ou para a implementação de uma nova abordagem no marketing, ou na gestão de pessoas.
Com isso, é recomendado que a análise SWOT seja realizada periodicamente para que as ações administrativas e estratégicas adotadas ainda estejam coerentes com a realidade da empresa, visto que tanto os quadros internos quanto os externos da Matriz SWOT estão constantemente sofrendo alterações – Dependendo da complexidade, recomenda-se revisitar a análise SWOT a cada 6 meses ou 1 ano, pelo menos.
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