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19 de setembro de 2016Os testes A/B são uma prática importante para o marketing digital. Ele consiste em testar duas ou mais versões de alguma ação com uma porcentagem segmentada do público, a fim de avaliar qual delas gera resultados mais expressivos. A partir das conclusões obtidas, é possível definir qual ação engajou mais os usuários e deve, portanto, ser exibida para a parcela restante do público, tornando-se a estratégia principal.
Ficou confuso? Fique tranquilo: no artigo de hoje, você verá em detalhes como os testes A/B são realizados e como eles podem ajudar na conversão do seu site. Acompanhe!
A eficiência dos testes A/B
Para que você consiga compreender melhor como esses testes são feitos e o quanto são eficientes, vamos trazer um exemplo prático. Suponhamos que o seu site possua uma landing page, aquela página que possui um formulário para o visitante preencher em troca de alguma informação rica, como o download de um material ou a inscrição para um evento, por exemplo.
Talvez essa landing page não esteja gerando os resultados que você esperava. Assim, é preciso mudar algo. Mas o quê? Será que seu público irá gostar das mudanças? Antes de sair alterando tudo de uma vez, é essencial que seja feito o teste A/B.
Neste caso, você realiza algumas alterações na sua landing page, criando duas ou mais versões. As utiliza por um tempo com públicos diferenciados. Após esse tempo, você analisa quais das versões geraram mais conversões e aplica para uma nova parcela do seu público, se os resultados positivos persistirem, então você pode adotar essa versão para todo o seu projeto de trabalho.
A eficiência dos testes A/B está justamente em minimizar perdas e erros. Se as mudanças não forem positivas, é uma minoria que será afetada e não o todo.
As possibilidades dos testes A/B
Você pode aplicar os testes A/B em qualquer lugar do seu site e em campanhas de e-mail marketing, onde, atualmente, os próprios disparadores já possuem automatização para realizá-los. No entanto, há alguns lugares mais comuns para que ele seja aplicado, com intenção de analisar as conversões. Veja alguns:
Título da página
Os títulos são, basicamente, a primeira coisa que um visitante lê na sua landing page. Assim, é importante que eles sejam atrativos e objetivos. Dependendo do assunto a ser tratado, porém, ele deve ser mais detalhado e explicativo, mostrando ao visitante que ali ele vai encontrar o que realmente precisa. Mas, qual das possibilidades usar?
É para definir isso que funcionam os testes A/B: eles podem ser feitos nos títulos de páginas para verificar qual opção mais chama a atenção do seu público.
Elementos gráficos
As mudanças também podem ser feitas no layout todo da página, criando versões com cores diferentes, estrutura, blocos de textos e seta ou outros elementos indicativos que chamem a atenção do visitante para onde você quer que ele olhe ou clique.
Mudar seus CTAs (chamadas para ação) também é funcional, tanto em questão de conteúdo quanto de posicionamento na página.
Conteúdo ofertado
Muitas vezes, o que você considera que seja importante para o seu público não é realmente aquilo em que ele está interessado. Fazer testes em relação à oferta feita aos seus visitantes também pode ser uma boa opção.
Sabe o tradicional e-book? Que tal transformá-lo em um vídeo com um representante da empresa expondo o conteúdo? Assim, você saberá exatamente o alcance de cada tipo de material.
Formulário de contato
O formulário também é uma peça importante para conversões. Procure elaborar uma versão mais resumida, solicitando somente as informações essenciais para você iniciar um contato com seus visitantes. Em outra versão, faça um formulário mais longo, com informações mais detalhadas a fim de desenvolver um segundo passo com mais assertividade.
É importante deixar bem claro que, indiferente das versões que você desenvolver, o que realmente vai favorecer a continuidade das suas conversões é a análise dos resultados desses testes.
Mas lembre-se: é preciso haver um volume significativo de acessos à página em questão. Caso contrário, os resultados podem não ser tão precisos.
Agora que você já entendeu como os testes A/B podem otimizar suas ações de marketing digital, que tal ajudar os amigos a ficarem por dentro dessa estratégia? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seguidores que você está por dentro de todas as novidades desse mercado!
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