Smarketing: por que vale a pena alinhar os setores de Marketing e Vendas?
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9 de março de 2017Otimizar o orçamento de marketing, que geralmente é apertado, é um processo de melhor entendimento do desempenho dos canais digitais.
Mensurar resultados quase que instantaneamente é uma das principais vantagens do marketing digital. E, para maximizar a rentabilidade, cada centavo deve ser alocado de forma eficaz.
Neste post, te mostraremos cinco dicas que podem ser implementadas para tirar o máximo proveito destes orçamentos. Confira!
1. Concentre-se naquilo que funciona melhor
Configure metas no Google Analytics para medir efetivamente a origem e a quantidade de leads ou vendas. Ao comparar fontes como campanhas pagas, tráfego orgânico e canais de mídia social, você pode aplicar o Princípio de Pareto, também conhecido como “regra 80/20”.
Você vai descobrir quais fontes geram a maioria das vendas para, mais tarde, ajustar sua alocação de orçamento. Use o Princípio de Pareto e identifique os 20 por cento de suas fontes do tráfego que geram 80 por cento de bons resultados.
Concentre seu orçamento nisso. E lembre-se: especialmente para orçamentos menores, muitas vezes é mais eficaz alocá-lo nos 10% que geram 90% dos resultados.
2. Mantenha o controle e direcionamento
Nem todas as soluções de marketing permitem o controle total de quanto é gasto e para onde é direcionado. Em vez de espalhar seu orçamento em uma grande variedade de plataformas, concentre-se naquelas em que você está no controle total da segmentação e do custo.
Temos como exemplo os gigantes de publicidade online, Google e Facebook. Quanto mais controle você tem sobre o que pode gastar, mais você será capaz de se livrar do que não funciona e concentrar seus limitados recursos.
3. Não escale até que seja rentável
Qualquer campanha de marketing, online ou offline, deve ser iniciada em pequena escala com segmentação restrita. Uma vez rentável, a campanha pode ser escalada — e este conhecimento é essencial para que você consiga otimizar o orçamento de marketing.
Escalar pode significar experimentar diferentes tipos de campanha na mesma plataforma, bem como adicionar outras plataformas.
Você também deve considerar a importância de ter uma relevância estatística nos resultados antes de decidir aumentar o seu investimento ou não. Sempre apoie sua decisão com insights de dados suficientes.
4. Alinhe os esforços de marketing em todos os canais
Cada centavo e cada minuto gastos em marketing devem comunicar a mesma mensagem. Isso inclui contas que nunca foram usadas para campanhas pagas, como Instagram , Pinterest e Twitter.
Tempo é dinheiro, portanto, contas de mídia social e esforços de branding devem ser vistos de forma semelhante a soluções de marketing pago, como a garantia impressa e as campanhas publicitárias online.
5. Faça remarketing entre canais
Remarketing (ou redefinição de segmentação) significa que você segmenta visitantes do site que ainda não converteram na mesma plataforma em que foram segmentados.
Por exemplo, potenciais clientes que clicaram em um anúncio no Google, mas não converteram, voltam a ser segmentados no Google com anúncios iguais ou diferentes.
O remarketing entre canais leva-o a um nível ao redirecionar usuários em uma plataforma diferente. Potenciais clientes que clicaram em um anúncio no Google, mas não converteram, estão vendo anúncios no Facebook e no Twitter adaptados às páginas visitadas. Isso aumentará a eficácia de suas campanhas publicitárias!
Não se esqueça: para otimizar o orçamento de marketing, é fundamental ter uma estratégia criada e um planejamento financeiro. Se fizer isso da forma correta, certamente irá obter resultados!
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