Lead qualificado: como o marketing pode tornar as vendas mais produtivas?
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21 de junho de 2018Todo empresário que deseja ser bem-sucedido a longo prazo precisa ter um recurso à sua disposição: a capacidade de avaliar o ROI do marketing da sua empresa.
Não importa o patamar ou segmento de atuação da sua companhia. Pode ser uma microempresa ou uma multinacional de qualquer setor. Sem as técnicas e ferramentas para analisar o retorno sobre o investimento (ROI) feito em marketing, fica praticamente impossível estabelecer um plano de crescimento sustentável a longo prazo.
Se você quer crescer e expandir a sua empresa, mas tem pouco conhecimento de marketing, precisa dominar o ROI e utilizá-lo a seu favor. Quer saber como? Então continue lendo!
Por que estabelecer métricas em uma campanha de marketing?
Uma campanha de marketing completa é composta por várias camadas, com diferentes objetivos para cada uma delas.
Um exemplo disso é o funil de vendas. Temos a fase de atração, cujo objetivo é trazer os consumidores para perto da sua marca e dos seus produtos. Depois passamos para a fase da consideração e, por fim, chegamos no momento da avaliação e da compra.
É para poder analisar o desempenho de cada fase do seu plano de marketing (incluindo aquelas que impactam indiretamente o faturamento da sua empresa) que você precisa estabelecer métricas e acompanhá-las regularmente.
Sem elas, não dá para saber se você capta uma boa quantidade de leads ou se sua taxa de conversão está alta ou baixa.
E uma das métricas mais importantes é justamente o ROI.
O que é o ROI do marketing e qual a sua importância?
Vindo de Return on Investment, termo em inglês que significa retorno sobre investimento, essa métrica ajuda a medir a eficiência de cada ação ou elemento da sua campanha de marketing.
Ao calcularmos a porcentagem de retorno obtido sobre cada investimento feito em marketing, podemos compreender o que funciona e o que não dá resultado nas suas campanhas.
Por isso, é importante calcular o ROI do marketing da sua empresa (do todo e de cada camada em separado) e unir essa métrica com os poderosos Testes A/B na busca por resultados cada vez melhores para sua companhia. É importante que o ROI traga a possibilidade de análise e otimização das ações comunicacionais do negócio.
Mas como fazer isso? Continue lendo para descobrir!
Como calcular o ROI do marketing facilmente?
A maior parte das métricas ou indicadores de desempenho do marketing são apresentados automaticamente nas diversas plataformas de medição de resultados.
Porém, isso não acontece com o ROI. Para descobrir o retorno dos seus investimentos, você precisa aplicar a seguinte fórmula:
ROI = [(Faturamento – Custo Total) / Custo Total] * 100
O segredo para calcular o ROI do marketing é entender a sua fórmula e os elementos nela.
Por exemplo, vamos supor que sua estratégia de marketing consiste em uma campanha de links patrocinados, perfis em redes sociais e uma ferramenta de e-mail marketing. Como calcular o ROI de tudo isso?
O primeiro passo é listar e somar todos os custos referentes a essas ações. Vamos supor que, no nosso exemplo, investimos mensalmente R$ 5.000 em AdWords, R$ 2.000 em redes sociais e R$ 1.500 em e-mail marketing. Nosso custo total foi de R$ 8.500.
O segundo passo é somar o faturamento criado por essas diferentes estratégias de marketing digital durante o período que será analisado. No nosso exemplo, esse valor será de R$ 45.000.
Agora podemos colocar todos esses dados na fórmula. Confira:
ROI = [(45.000 – 8.500) / 8.500] *100
ROI = aproximadamente 429,41 %
Como a fórmula mostrou, o ROI da empresa do nosso exemplo foi de cerca de 429%. Isso significa que para cada um real que a companhia investiu em marketing no dado período, ela recebeu R$ 4,29 de lucro.
Nada mal, não é mesmo?
Como deu para ver, o ROI do marketing deve funcionar como a base da análise de desempenho das suas campanhas e estratégias de publicidade. Porém, essa não será a única métrica que você utilizará para entender seus resultados.
Gostou de aprender sobre esse assunto? Quer continuar aprofundando seus conhecimentos? Então confira 4 métricas que sua empresa deveria estar medindo agora mesmo para ter mais sucesso online.
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