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14 de junho de 2022Antes de mais nada, quando falamos de scrum e kanban, estamos tratando de duas ferramentas de desenvolvimento de software.
Sobretudo, estamos falando de dois processos, ambos funcionando de forma automatizada, e que visam saber em quais etapas de um projeto uma equipe ou um funcionário se encontram.
As nuances entre as duas modalidades supracitadas podem parecer tênues, mas a diferença se faz valer, especialmente, na etapa de feitura de alguma atividade.
Por isso, se você quer implementar alguma dessas tecnologias, saiba que o outsourcing de TI é essencial para que elas funcionem plenamente na sua corporação.
Ambos os softwares podem ser parte da solução para tornar o processo de atividades dentro da sua corporação mais ágil, eficaz e resolutivo.
Por fim, se você deseja se aprofundar no assunto e entender a diferença entre estes dois softwares, este é o artigo certo para você.
Boa leitura!
O que é Scrum?
Conforme supracitado, o Scrum é uma metodologia. Ela é utilizada para gerenciar ciclos pequenos de atividades dentro de um cronograma de projetos.
Cada etapa desta atividade deve ser planejada. E cada ciclo dessas atividades possui um nome: sprint. O Sprint determina o tempo de deadline de cada uma das tarefas.
Ademais, o Scrum tem por objetivo interligar equipes que trabalham em conjunto, em um cenário onde cada uma destas equipes fique ciente da etapa de uma tarefa em que a outra se encontra.
Através deste software, é possível fazer com que cada integrante se organize para realizar a resolução de eventuais adversidades no que diz respeito a feitura de cada processo dentro da organização.
Embora seja um software eficaz, para que a produtividade de uma equipe seja alta não basta apenas implementá-lo. Isso porque este é um software de comunicação, não resolução.
Por isso, podemos concluir que o Scrum deve ser utilizado para agilizar o processo de comunicação entre as equipes de uma empresa.
O que é Kanban?
Sobretudo, o Kanban também é um software utilizado para garantir uma gestão mais eficiente para resolução de projetos.
Ademais, a vantagem deste programa é que ele possui uma interface simples e intuitiva. Isso porque sua utilização perpassa pelo uso de post-its, dentro de um ambiente virtual, para que os funcionários e gestores acompanhem o andamento da produção de trabalho.
O uso dos cartões, ou post-its, dentro do software, funciona da seguinte maneira: cada cartão é “fixado” em uma moldura digital e com cores diferentes. Estas cores determinam o andamento de cada tarefa dentro de um projeto.
O Kanban surgiu justamente da prática adotada em um ambiente não digital, que era regido pelo mesmo processo. No entanto, ao se tornar digital, ele se tornou ainda mais eficiente em razão do não desperdício de material e de sua automação.
Enquanto em um cenário antigo era preciso levantar, definir uma nova cor de papel para acenar o status de um trabalho, o modelo digital do Kanban faz tudo isso com apenas alguns cliques.
Como implementá-los?
O ideal, neste cenário, é contar com uma equipe especializada para fazer a instalação do Software na sua empresa.
Isso porque, embora ambos os projetos sejam intuitivos e aparentam uma fácil utilização, o ideal é que sua equipe passe por uma fase de adaptação e capacitação para utilizar o sistema escolhido.
Acompanhe abaixo como é feita a programação de cada um dos softwares.
Scrum
Caso você opte pela instalação sem o auxílio de um profissional da área, existem etapas que devem ser obedecidas na instalação do programa. Por isso, veja o passo a passo para sua instalação:
- O primeiro passo é definir as equipes que serão contempladas pelo software;
- O segundo passo perpassa pela criação do Product Backlog, que é parte do framework de desenvolvimento do programa supracitado. A função desta etapa consiste em documentar de forma simples todos as etapas de feitura de um projeto;
- Nesta etapa, você deve planejar os sprints. Lembre-se de que o sprint são as deadlines de cada tarefa que você criar;
- Organização visual;
- Para uma melhor organização de tarefas, é importante realizar reuniões eventuais para discutir as tarefas designadas para cada equipe;
- Sobretudo, deixe a descrição de cada tarefa o mais transparente possível para que todos entendam sua finalidade e etapas; e
- Sempre dê e receba os feedbacks da sua equipe em cada tarefa.
Kanban
A implementação do Kanban pode parecer mais simples do que a de seu concorrente. Isso porque, para implementá-lo, você deve, em primeiro lugar, mapear o seu processo.
Em seguida, cada atividade atribuída deve ser entregue e monitorada.
A vantagem do Kanban perpassa por sua ágil metodologia e aplicação. Sobretudo, a metodologia deste software é mais contínua e fluida.
Quais as diferenças entre Scrum e Kanban?
Embora o objetivo principal dos dois softwares seja organizar demandas e etapas de trabalhos, existem diferenças não tão sutis em seu funcionamento.
No Kanban as tarefas são atribuídas de uma forma mais orgânica e ininterrupta, permitindo assim gerenciar atividades maiores.
Já o Scrum perpassa pelo gerenciamento de sprints de tarefas específicas. Ou seja, o Scrum é a melhor opção para trabalhos de menor duração.
Tempo de implementação
Conforme supracitado, a diferença entre os dois softwares perpassa principalmente pelo tempo de implementação. Isso quer dizer que cada um possui um “ritmo” no que diz respeito a entrega e realização de tarefas.
Atribuições
As atribuições de atividades dos dois softwares se dão de maneira semelhante. A tarefa é destinada à equipe ou pessoa específica, que dará feedbacks de acordo com a interface de cada um dos programas supracitados.
Entregas
Os deadlines também são especificados pelo gestor de cada um dos programas que, no geral, é o chefe da equipe ao qual o trabalho é atribuído.
Lembrando que, no Scrum, cada etapa do trabalho necessita de um “check” para indicar a sua conclusão. Enquanto isso, o Kanban usa de um cenário mais amplo: quando o trabalho é finalizado, em um âmbito geral, basta apenas sinalizar a sua conclusão.
Alterações
Cada um dos softwares é monitorado por um responsável pelo acompanhamento de atividades.
Por isso, se houver algum erro ou necessidade de aprimoramento de uma tarefa, esta mesma pessoa deverá sinalizar o que deve ser feito de forma clara, para que a mudança seja feita com eficácia.
Times
Cada time ou pessoa responsável pela feitura da tarefa é responsável por indicar, dentro de ambos os softwares, as etapas em que se encontram o projeto.
Sobretudo, este feedback visa comunicar a corporação de algum problema, resolução ou dificuldade encontrada durante a realização da atividade específica.
Conclusão
Por fim, você pode perceber que, em tese, os dois softwares possuem objetivos semelhantes. No entanto, cada um possui particularidades específicas.
Por isso, se você precisa de um feedback detalhado para cada etapa de um projeto, a dica é escolher o Scrum.
No entanto, se o que a corporação precisa é de feedbacks de projetos maiores e sem maiores detalhes de etapas, deve optar pelo Kanban.
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