Como fazer um planejamento de vendas anual
20 de dezembro de 20184 dicas para elaborar campanhas de marketing para o fim de ano
2 de janeiro de 2019Toda empresa almeja ter um bom volume de vendas mensal. Afinal, é com a saída dos seus produtos que um comércio consegue gerar os recursos financeiros para o pagamento das despesas. Então, é fundamental ter um bom planejamento estratégico para conseguir vender em todos os meses do ano.
Nessa perspectiva, é importante lembrar que as vendas de fim de ano têm um crescimento muito significativo. Por isso, é preciso ter uma boa preparação para conseguir aproveitar todas essas oportunidades. Quer descobrir como elevar seus números nesse período? Confira a leitura de todo o artigo até o final. Não perca tempo!
Planeje o estoque
Já imaginou ter uma grande demanda, mas não haver produto suficiente no estoque? Esse é um problema sério que afeta muitos negócios que não se preparam previamente para ter um maior volume de compras.
A fim de evitar esse tipo de erro, é fundamental realizar um planejamento estratégico do estoque. Uma dica interessante é analisar as vendas no mesmo período do ano passado. Com isso, é possível avaliar o número médio de produtos comercializados, e qual o crescimento ocorrido no fim de ano.
Assim, pode ser feita uma estimativa que esteja em sintonia com as potencialidades do comércio. Pense sempre nisso!
Faça contratações temporárias
As vendas de fim de ano mais elevadas necessitam também de algumas contratações temporárias para acompanhar esse crescimento. Afinal, imagine que uma determinada loja tenha 5 funcionários e venda 30 itens ao dia.
No fim do ano, há um crescimento para 280 vendas. Ou seja, haverá uma sobrecarga de serviço, que pode acabar atrapalhando o relacionamento e o atendimento ao cliente. Para não cometer esse problema, é interessante pensar em contratar novos colaboradores.
Existem algumas particularidades na legislação trabalhista para as contratações temporárias. Por isso, os empresários devem ficar atentos para empregar novos colaboradores e, por consequência, aumentar o faturamento da sua empresa.
Divulgue em redes sociais
As redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa para quem deseja vender. Isso é válido para os mais diversos tipos de negócios, pois muitas lojas físicas também fazem campanhas nesses tipos de mídias.
Quando se trata de lojas virtuais, a divulgação nas redes sociais e de forma online torna-se ainda mais importante. Ou seja, é preciso que o seu cliente em potencial conheça seu e-commerce e tenha acesso a algumas ofertas. Não se esqueça desse detalhe!
Invista em promoções
As lojas virtuais têm um diferencial muito interessante que é a diminuição dos custos fixos, em comparação com lojas tradicionais. Essa vantagem competitiva pode permitir que o empreendedor invista em mais promoções.
Promoção para as vendas de fim de ano, por exemplo, tendem a gerar uma grande procura pelos clientes. Com isso, há um volume maior de compras na sua loja virtual.
Quer se preparar para as vendas de fim de ano? Estratégia e planejamento são tópicos importantíssimos para quem almeja um crescimento comercial. Informar-se também é outro aspecto que não pode deixar de ser destacado, pois o empresário não pode perder nenhuma oportunidade.
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