Experiência do cliente: qual a importância e como melhorá-la?
1 de abril de 2019Como criar uma Landing Page? Confira aqui o passo a passo!
8 de abril de 2019Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de realizar suas compras. Não é a toa que notamos mudanças significativas nas estratégias de marketing utilizadas por empresas. Nesse contexto, surge o conceito de persona, que se consiste na criação de personagens semifictícios que contribuem para atingir os clientes certos no momento ideal.
Mas, como saber quem é a persona do seu negócio? E como coletar informações que ajudem a melhorar os seus resultados? Afinal, para ter êxito em seu planejamento, é necessário conhecer aspectos como objetivos, dores e desejos de seus compradores.
Pensando nesses questionamentos, selecionamos algumas informações relevantes sobre o assunto. Assim, você conseguirá descobrir quem são os principais interessados em sua marca. Confira abaixo e boa leitura!
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
A distinção entre persona e público-alvo é uma dúvida recorrente entre gestores e empresários. No entanto, é de grande importância entender como cada conceito é aplicado e em qual situação usar cada um deles.
O público-alvo é abrangente, corresponde a determinado grupo da sociedade que consome seus produtos ou adquire seus serviços. Contudo, as informações sobre ele costumam ser mais gerais.
Por outro lado, a persona é a representação do cliente ideal da empresa, com dados reais e específicos sobre a rotina, hábitos de consumo etc. dessa “pessoa”. Ou seja, a persona é mais personalizada e criada a partir de características do seu potencial cliente.
Quais são os principais erros cometidos ao criar a persona?
Algumas empresas criam uma persona, mas não alcançam o resultado que tanto esperavam. Isso, muitas vezes, está associado a algumas falhas durante o processo. Para conhecer quem são seus potenciais compradores, é fundamental evitar alguns erros como os que listamos abaixo:
Não coletar informações suficientes
Como explicado, uma das principais diferenças entre persona e público-alvo é a especificidade. Por isso, se você deseja ter em mãos ações mais certeiras, é essencial garantir todas as informações relevantes sobre o possível cliente.
Esses dados são a base de suas estratégias, pois, assim, é possível entender qual é a melhor abordagem para o perfil de sua persona.
Não definir objetivos
Quando você cria uma persona, é fundamental que ela esteja alinhada ao modelo de seu negócio, considerando as metas do seu trabalho.
Por exemplo: se o objetivo é gerar mais conversões ou aumentar o número de vendas, é importante criar a persona levando isso em conta.
Não ter uma estratégia sólida
Algumas empresas criam a persona e a alinham com os objetivos, no entanto, não investem em estratégias sólidas. Ou seja: os resultados do marketing não têm um retorno satisfatório.
Portanto, defina quais são as principais necessidades de seu potencial cliente e planeje ações que sejam atrativas.
Quais são as principais informações que uma persona deve conter?
Para criar uma persona adequada, o gestor precisa estar atento a algumas informações sobre determinado perfil de consumidor, tais como:
- idade;
- função na empresa em que atua;
- nível de escolaridade;
- redes sociais que mais utiliza;
- principais desafios.
Esses são fatores que auxiliam você a conhecer detalhadamente a sua persona; por isso, busque maneiras de investigá-los. Faça perguntas específicas a quem já comprou de você, ou aos seguidores, por exemplo, e entenda como pensa o seu potencial cliente, criando um panorama completo.
Saber quem é o seu potencial cliente permite elaborar estratégias mais certeiras, o que aumenta as suas chances de atingir um bom resultado. Para que isso aconteça, você precisa reunir o máximo de informações possível, já que isso colabora para o sucesso das ações.
Todas as dicas apresentadas neste post podem ajudá-lo a compreender melhor o perfil da persona da sua empresa para que, a partir disso, você consiga vender mais. Gostou deste conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações. Estamos no Facebook, Google +, LinkedIn, Twitter e Instagram!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!