Marketing Offline vs. Marketing Online: por que devo utilizar os dois?
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30 de novembro de 2016O Instagram é uma das redes sociais que mais têm se destacado nos últimos tempos, devido ao aumento de funcionalidades e do número de usuários.
Em menos de um ano, a empresa obteve mais de 100 milhões de usuários cadastrados, chegando à incrível marca de 700 milhões no total. Por causa desse potencial, tornou-se possível utilizá-lo como uma ferramenta de marketing digital.
Mas, afinal, como ter sucesso no Instagram e utilizar para divulgar um negócio? Com planejamento, direcionamento e conteúdo de qualidade.
Nesse artigo você aprenderá como conseguir mais de 300 seguidores, que fazem parte do eu público-alvo, por dia no Instagram.
Sobre o Instagram
Caso você seja novo para a plataforma, deixe-me passar alguns fatos rápidos sobre o Instagram.
O Instagram é uma rede social principalmente visual, onde um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, aplicar efeitos a eles e também interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas.
Além disso, um usuário pode seguir o outro para poder acompanhar suas postagens e suas atividades dentro da rede. O número de seguidores inclusive contribui para a visibilidade do perfil.
Nele também encontramos as famosas hashtags, que servem como um mecanismo de busca das publicações, e ajuda na hora de segmentar o seu público, caso possua uma página para sua marca.
A história do Instagram e curta, porém de muito sucesso e rápido crescimento.
O Instagram foi lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software.
No mesmo dia do lançamento, o aplicativo tornou-se o mais baixado na Apple Store e, já em dezembro do mesmo ano, contava com a impressionante marca de 1 milhão de usuários.
Em 2011, a empresa, que tinha apenas 6 funcionários já possuía 10 milhões de usuários na rede.
Já no ano de 2012, após o tão esperado lançamento do aplicativo na versão para Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook, por 1 bilhão dólares.
Atualmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, sendo que 7% das contas criadas são de brasileiros.
Segundo a Social Media Trends 2018, a rede social que mais apresentou crescimento esse ano foi o Instagram, passando de 63,3% de adoção para 80,2% e se consolidando como a segunda colocada em preferência no Brasil.
Como usar o Instagram?
O Instagram costumava ser um aplicativo realmente básico. Você tirava uma foto. Colocava um filtro nela (para você ficar melhor). E compartilhava com o seu pequeno número de seguidores no Instagram.
Era isso. Nada chique.
Esse já não é mais o caso!
Atualmente, o Instagram possui uma tonelada de recursos. Quando o Snapchat começou a atrair milhões de seguidores e apps como o Periscope começaram a utilizar vídeos ao vivo, o Instagram teve que se apressar para oferecer esses recursos também.
Por exemplo, você pode editar fotos usando recursos de edição mais avançados, em vez de ficar só nos filtros que já vêm incorporados no Instagram.
Você também pode postar histórias. As histórias aparecem na parte superior dos feeds dos seus amigos e ficam ali por apenas 24 horas. Se você quiser manter as suas histórias discretas, você pode enviá-las apenas para amigos e grupos selecionados.
Como no Snapchat, você pode editar as suas fotos com texto, desenho e outros efeitos especiais.
Para fazer postagens simples no Instagram, basta ter uma conta de usuário. Mas para divulgar o seu negócio com um alcance maior de público, apenas postar não é suficiente. É preciso criar anúncios e impulsionar seus posts para que sejam vistos por um número maior de usuários da rede.
Para isso, utilize o Gerenciador de Negócios do Facebook. Isso mesmo, eles funcionam juntos. Não que você precise obrigatoriamente postar no Facebook também, mas, ao desenvolver uma campanha, você escolhe na opção “posicionamentos” onde quer que seus anúncios sejam exibidos: no Facebook, no Instagram ou em ambos.
O gerenciador é a melhor forma para que você organize seu trabalho e seus investimentos. E não é difícil utilizá-lo, a plataforma é bastante intuitiva.
Além dos famosos filtros originais inspirados na câmera Polaroid, o Instagram apresenta uma série de recursos interessantes que contribuem para a experiência do usuário no aplicativo e que foram implementados ao longo de seus 6 anos de existência.
Aqui estão os principais deles:
Edição de imagem
Com o passar do tempo, foram implementadas novas opções de edições de imagem no Instagram. Possibilitando que o dono da conta possa, não apenas aplicar filtros às fotos, mas também ajustar seu tamanho, cortá-la ou endireitá-la e inserir efeitos de luz, contraste e cor.
Curtidas
As famosas curtidas, que possuem como um símbolo um coração que fica vermelho é, talvez, o recurso mais importante e querido dentro do aplicativo.
Com elas, é possível medir a popularidade e interação de suas postagens e quantas pessoas gostaram do que você publicou.
Comentários
Outra ótima opção de interação entre os usuários são os comentários que podem ser feitos nas publicações. Além de comentar sobre a foto ou vídeo em questão, é possível marcar amigos nestes comentários para que eles também vejam o conteúdo rapidamente.
Algumas páginas empresariais e alguns artistas famosos costumam responder a algumas dessas interações, o que torna tudo ainda mais interessante para quem usa o Instagram!
“Seguindo”
Neste recurso, é possível acompanhar o que seus amigos e outras pessoas que você segue estão fazendo na rede.
Fotos que foram curtidas, pessoas seguidas e comentários em fotos podem ser visualizados nesta opção.
“Explorar”
A aba “explorar”, disponibiliza uma galeria de fotos de pessoas de todo o mundo, inspiradas nas fotos que você curte e em quem você segue.
Este recurso possibilita a descoberta de novos perfis que despertem o seu interesse, já que, de alguma forma, se encaixam com suas preferências dentro da rede.
Marcação em fotos
A opção de marcação de fotos, gera, dentro do seu próprio perfil, uma galeria de fotos postadas por outras pessoas, onde você esteja presente e marcado.
Caso o usuário não queira, ele pode selecionar a opção de ocultar aquela foto de seu perfil, e dessa forma, ela não aparece nesta galeria .
Mensagens Diretas
As mensagens diretas funcionam como uma espécie de chat, que conecta usuários que se conhecem, e também, caso seja autorizado pelo receptor da mensagem, usuários que não se seguem, por meio de conversas individuais ou em grupo.
Além desta troca de mensagens, é possível enviar fotos do seu próprio aparelho, ou de dentro do Instagram.
Localização
Ao postar uma foto, pode-se adicionar qual foi o local onde ela foi tirada. Isso ajuda outros usuários a saberem a localização daquela imagem e também cria um mapeamento de lugares visitados que podem ser visualizados em seu próprio perfil.
É uma maneira interessante de se ter uma visão geral sobre lugares visitados em seu país, ou ao redor do mundo.
Instagram Stories
Este é o recurso mais recente do aplicativo e que gerou muitas polêmicas.
Muito parecido com o já famoso Snapchat, o Instagram Stories permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas, e a inclusão de emojis, desenhos e manuscritos.
Nele, pode-se determinar a privacidade de suas histórias para que apenas alguns usuários tenham acesso, ou para que qualquer usuário da rede possa ver suas publicações.
Além disso, assim como o Snapchat, existe a possibilidade de ter acesso a quem visualizou suas publicações.
O Instagram Stories oferece mais um meio para que as empresas possam interagir com seus clientes dentro dessa rede social.
Devido ao seu formato mais dinâmico, ele permite criar uma relação mais intimista. É possível mostrar o que está acontecendo, basicamente em tempo real, para que os usuários sintam-se parte do dia a dia do negócio.
Você pode achar que o Instagram Stories não tem muita importância, já que o Snapchat oferece funções similares — mas não é bem assim.
Uma vantagem importante deste recurso é que, se a empresa já tem muitos seguidores no Instagram, ela pode manter seu foco no marketing dentro dessa rede social. Assim, não é necessário construir uma nova audiência no Snapchat.
Agora, vamos ver as principais funcionalidades do Instagram Stories.
A primeira delas é o Boomerang, que permite criar vídeos curtinhos no estilo de GIFs animados, que rodam infinitamente. Sempre que o vídeo acaba, ele começa de novo. Depois de criar o vídeo com o Boomerang, você pode compartilhá-lo no feed do Instagram.
No começo, era preciso ter um aplicativo específico do Boomerang para utilizar essa função. Desde Novembro/2016, porém, tornou-se possível usá-lo através do próprio app do Instagram. A opção está disponível na tela da câmera.
A segunda funcionalidade, com a qual você provavelmente já está familiarizado, são os filtros. Você pode adicionar stickers e emojis, texto ou marcações feitas a mão livre na sua história.
Os stickers são a opção mais recente. Você pode usar stickers de clima, horário, localização ou outros temáticos (como os stickers de Natal). É possível incluir múltiplos itens. As caixas de texto podem ser alinhadas à esquerda, direita ou centro do vídeo.
A terceira funcionalidade é marcar pessoas nas suas InstaStories. Basta incluir um texto diretamente sobre a história, com @nomedeusuário. O texto ficará sublinhado e vai se tornar um link para o perfil do mencionado.
Como você vai usar a marcação como parte da estratégia de marketing?
Uma alternativa é marcar influenciadores nas histórias. Assim, sempre que alguém buscar o perfil destes influenciadores dentro do Instagram, vai encontrar também as histórias do seu negócio.
O InstaStories está sempre passando por atualizações, em busca de tornar-se um competidor em pé de igualdade com o Snapchat.
Com as últimas atualizações, por exemplo, o usuário pode soltar o botão “Gravar” enquanto filma uma história. Esse recurso foi chamado de câmera com mãos livres. Assim, você ganha mais mobilidade enquanto produz o conteúdo.
Além disso, as contas verificadas agora podem colocar links externos em suas histórias. Dessa forma, você pode levar os usuários a saber mais sobre um produto ou sobre a empresa, direcionando para o site oficial.
Vídeo ao Vivo
O Instagram anunciou, recentemente, que vai lançar um recurso de Vídeo ao Vivo. A proposta já existe no Facebook, e pode lembrar também o InstaStories. Porém, haverá algumas diferenças.
Com o Vídeo ao Vivo, os usuários poderão fazer transmissões em tempo real através da câmera do aplicativo. O detalhe é que a transmissão será apagada imediatamente, assim que acabar. Nada ficará registrado no feed do usuário.
O Vídeo ao Vivo terá duração máxima de uma hora e será possível inserir um comentário fixo, para que todos os seguidores que estão acompanhando a transmissão vejam. Eles, é claro, também poderão deixar comentários.
Na área Explorar do app do Instagram, serão exibidos os Top Live (principais transmissões) em andamento.
O Vídeo ao Vivo trará sua própria contribuição ao marketing. Com ele, as empresas vão poder promover webinars acessíveis e exclusivas aos seus seguidores, o que vai contribuir para a qualificação de leads.
Como utilizar o Instagram para divulgar sua empresa
Ainda novo no Brasil, é a opção de criar uma espécie de Fan Page no Instagram. Ele permite que pessoas possam entrar diretamente em contato com empresas através de telefones ou e-mail.
Isso facilita a comunicação entre as organizações e o público, assim como reforça a importância da separação de perfis para usuários comuns e marcas.
O botão de contato é uma das principais funcionalidades do Instagram para Empresas. Clicando nele, o usuário verá três funções: Ligar, Email e Como chegar. Dessa forma, você elimina todas as barreiras para que o cliente possa encontrar e falar com sua empresa.
O Instagram para Empresas também conta com métricas diferenciadas, que foram chamadas de Insights. Elas permitem acompanhar o desempenho do perfil da sua empresa. Estamos falando de:
- Impressões: monitora o total de visualizações das suas publicações
- Alcance: monitora o número de usuários (contas únicas) que visualizaram suas publicações
- Visualizações de perfil: monitora, é claro, o total de visualizações do perfil da sua empresa
- Cliques no site: monitora a quantidade de usuários que foram redirecionados ao seu site a partir do Instagram para Empresas
- Seguidores: monitora diversos aspectos do perfil dos seus seguidores, inclusive o horário em que são mais ativos, gênero e faixas etárias
- Principais publicações: monitora as publicações para determinar quais tiveram mais visualizações
Finalmente, o Instagram para Empresas também adiciona uma função de anúncios. Com ela, você escolhe um dos seus posts com melhor performance, inclui um CTA e, assim, obtém o máximo de conversões.
Você pode definir pessoalmente quem irá visualizar o anúncio ou, se preferir, o próprio Instagram fará isso. Você também define o período de tempo para que esse conteúdo seja promovido.
O Instagram para Empresas é gratuito. Porém, só podem usar esta função os negócios que já possuem uma página corporativa no Facebook. Além disso, seu perfil no Instagram precisa ter, no mínimo, 100 seguidores.
Vá ao menu de configurações do Instagram, toque na opção do perfil empresarial e preencha os campos solicitados para criar seu perfil do Instagram para Empresas.
Como desenvolver um bom trabalho no Instagram?
A primeira coisa que você precisa fazer é criar um perfil no Instagram que as pessoas se interessarão.
Isso é muito importante. A sua foto, o seu nome, o nome do perfil e a sua descrição funcionam como um outdoor digital no Instagram. As pessoas verão, procurarão as suas fotos e entrarão no seu site.
Faça um planejamento contendo os principais problemas do seu negócio hoje e como gostaria que ele estivesse daqui a um determinado período de tempo. Ou seja, quais são suas necessidades e seus objetivos.
Defina quem serão os profissionais responsáveis por cada etapa do trabalho, como: produção de conteúdo; criação de artes e fotos; gerenciamento dos investimentos e relacionamento com o público.
Elabore um cronograma com a periodicidade das postagens, quais serão os conteúdos em cada uma delas, o investimento para impulsionamento e a chamada para ação que estimule o engajamento com o público.
O acompanhamento do trabalho é essencial. Muitos profissionais postam e não se preocupam em acompanhar o engajamento do público, apenas olham para frente, para as novas postagens. Não cometa esse erro!
Responda aos comentários. Ao final do mês, elabore um relatório com as principais métricas que sejam relevantes de acordo com o objetivo inicial do trabalho, como: quantidade de seguidores; quantidade de curtidas e comentários; conteúdos com mais e menos engajamento etc.
Conheça o seu público
Sempre que você postar uma foto, pense sobre o grupo que você deseja atrair. Quem são essas pessoas? O que vai chamar mais a sua atenção?
Para conseguir um bom engajamento em suas postagens, é essencial que você conheça o seu público. Será que o conteúdo que está produzindo é o tipo de imagem que seu público gosta? Uma forma de descobrir isso é fazendo testes e analisando os posts já publicados.
Siga seu público-alvo.
Você pode estar pensando: quê?! E quanto às quantidades enormes de seguidores?
Se seguir os passos acima de como conseguir seguidores no Instagram, você estará atraindo uma média de 20 usuários por dia ou mais.
No começo, você conseguirá seguidores lentamente e então a velocidade aumentará ao longo do tempo. Durante os primeiros dias seguindo esse guia de como conseguir seguidores no Instagram, você pode conseguir apenas 5 novos seguidores por dia.
No entanto, dentro de uma semana a velocidade vai aumentar.
Construa um relacionamento
Responda a cada comentário de forma que o usuário continue a conversa com outro comentário. É importante também pesquisar perfis que estejam relacionados com o seu negócio e segui-los — assim você é visto e pode conseguir novos seguidores. Também vale fazer comentários em postagens de parceiros!
Adicione 5-30 histórias no Instagram por dia.
Uau. São muitas histórias! Claro, mas é relativamente fácil de fazer. Você pode postar vídeos ou fotos. Eu recomendo uma mistura de ambos.
As suas histórias serão reproduzidas automaticamente como uma lista de reprodução de vídeo. Mesmo que cada história dure somente 15 segundos, você pode fazer com que elas se complementem e formem um vídeo longo.
Esta Instagrammer mantém um estoque regular de mais de 30 histórias. A técnica é eficaz, porque ela aparece regularmente no topo de notícias dos seus seguidores.
Produza conteúdo de qualidade
Poste fotos que chamam a atenção das pessoas e que as façam querer se engajar com você.
O Instagram é uma rede que trabalha essencialmente com imagens, mas não qualquer uma. As pessoas querem ver imagens bonitas! Capriche na qualidade e no conteúdo das imagens. Deve haver uma harmonia entre estética e informação.
Tenha periodicidade
A frequência das postagens é importante para que seu negócio seja sempre visto por seus seguidores. Não há um número certo.
Se você não posta no Instagram, ninguém se preocupará em segui-lo.
Aqui está o que eu recomendo:
- Publique 1-2 fotos ou vídeos por dia.
- Adicione 5-30 histórias no Instagram por dia.
- Publique 1 vídeo ao vivo por dia na mesma hora.
Os Instagrammers mais populares postam um monte de fotos.
Há uma correlação entre a frequência com que você posta e quantos seguidores você tem.
Então, por que você deve postar todos os dias? Porque você terá mais seguidores emais visibilidade (o que também lhe dá mais seguidores).
Não fique só com fotos. Você pode conseguir bastante engajamento ao postar vídeos.
Insira legendas grandes
Uma imagem com legenda longa e interessante é a maneira número 1 que eu encontrei de como conseguir seguidores no Instagram, e para que as pessoas comentem e curtam os meus posts.
Você tem que começar com uma boa imagem, mas não é o suficiente. Todo mundo já faz isso! Você tem que adicionar mais valor produzindo mais conteúdo escrito!
Invista em anúncios mais específicos
Você pode contar com anúncios patrocinados para aumentar o alcance de sua mensagem junto ao público. Com o Instagram Ads, você investe na promoção de vídeos curtos, fotos e imagens em carrossel para uma audiência enorme. Tudo isso a um custo que tende a ser vantajoso em relação a outros tipos de investimento.
Trata-se de uma excelente alternativa para sua empresa obter benefícios como maior visibilidade, atração e, principalmente, o reconhecimento da marca no ambiente online.
Um diferencial dos anúncios realizados dentro do Instagram é que por meio deles é possível segmentar a sua peça de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Facebook, considerando idade, gênero, localização geográfica, entre outros.
Trabalhe com promoções
Você pode usar o site para criar promoções para sua empresa. Ações como sorteios, por exemplo, são ótimas para envolver os seguidores com sua marca e dar a ela uma imagem positiva, impulsionando seu relacionamento com o seu cliente.
Sendo assim, ofereça um bom prêmio, estabelecendo critérios de participação convenientes para a divulgação de sua marca (podem ser curtidas, marcação de amigos, publicação de fotos com hashtags, entre outros).
Crie regras claras para garantir o devido entendimento de como será realizado o sorteio. Você pode contar com ferramentas específicas para isso, como o Sorteou e o Sorteador.
Compreenda a característica do Instagram
É importante ressaltar que, para obter destaque no Instagram, é fundamental compreender a característica que o difere de outras redes sociais.
Assim, se o Twitter é marcado pela comunicação ágil e precisa dentro dos 140 caracteres e o Facebook oferece excelentes possibilidades de alcance por meio de sua grande audiência, o que torna o Instagram único é o fato de sua forma de comunicação ser voltada para imagens.
Sendo assim, é preciso investir na qualidade delas para compor o seu feed. Uma imagem deve ser atrativa para quem a vê, apresentando uma mensagem compreensível e que desperte a curiosidade.
Nesse sentido, o ideal é que sua marca tenha uma identidade bem definida, tanto para encantar o seguidor quanto para manter seu interesse.
Use as hashtags corretamente
Você pode utilizar o Instagram o dia inteiro, mas se não estiver usando hashtags, você não crescerá o seu público.
É simples assim.
O recurso das hashtags é um dos mais interessantes que o Instagram oferece. Por meio dele é possível ser encontrado com maior facilidade na rede e aproveitar os assuntos do momento para ter maior visibilidade.
Hashtags lhe dão visibilidade. Os usuários do Instagram passam por hashtags como se estivessem na frente de uma tv mudando incessantemente de canal. Eles clicam de hashtag para outra hashtag para outra hashtag, mas ocasionalmente param para ver um usuário interessante.
Assim, se você trabalhar de modo a identificar os termos mais populares e saber relacioná-los ao seu produto ou serviço, você pode fazer com que as pessoas que procuram por esses termos cheguem ao seu perfil e passem a fazer parte do universo de sua marca.
Além disso, suas atualizações futuras serão sugeridas para quem procurar por assuntos relacionados à sua atividade.
Outra maneira de utilizar a hashtag em benefício de sua marca é criando uma exclusiva para ela. Assim, você pode incentivar os seus seguidores a usarem essa hashtag sempre que postarem fotos com seus produtos ou serviços. É uma excelente maneira para gerar autoridade na rede.
Mas quais hashtags você deve utilizar?
Se você usar hashtags sem graça como #happy e #selfie, algumas pessoas verão o seu post, mas não será o tipo certo de pessoas.
O seu objetivo é conseguir seguidores no Instagram que fazem parte do seu público-alvo, lembra?
Eu recomendo colocar hashtags em um comentário na sua própria foto.
Por quê? Primeiro, a aparência fica melhor. A legenda da sua imagem deve ser limpa e agradável aos olhos. Hashtags tendem a fazer as coisas parecerem confusas.
Segundo, a sua legenda fica distinta. Hashtags não são para as pessoas verem. São para que as pessoas lhe encontrem.
Terceiro, você pode adicionar mais hashtags. Se você preencher a legenda da imagem até o limite de caracteres, não se preocupe. Você tem mais espaço nos comentários.
Conclusão
Viu só como usar o Instagram para divulgar o seu negócio é possível e pode aumentar sua cartela de clientes?
O Instagram é um lugar valioso para marca pessoal e vendas. Mas é fácil negligenciá-lo, porque pode parecer desafiador conseguir seguidores.
Existe uma maneira de como conseguir seguidores no Instagram e como construir uma poderosa tribo de seguidores direcionados.
Uma das melhores partes é que esses seguidores são leais. Enquanto eu forneço um conteúdo valioso e contribuo regularmente como um membro da comunidade, eles não deixarão de me seguir.
Em vez disso, eles contarão para outras pessoas sobre mim e o meu número de seguidores continuará a crescer.
Eventualmente, você chegará a um ponto em que não terá que seguir outros usuários de maneira agressiva. Em vez disso, muitas pessoas começarão a segui-lo.
Quando chegar nesse ponto, todo o seu trabalho árduo valerá a pena, pois você soube como conseguir seguidores no Instagram e você estará no caminho certo para se tornar uma poderosa marca no Instagram.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!