Entenda o que é Custo de Aquisição de Cliente e saiba como reduzi-lo
30 de novembro de 20164 passos para aumentar o ROI do seu e-commerce!
31 de dezembro de 2016Calcular o frete do e-commerce não é uma tarefa simples, e muitos empreendedores ainda enfrentam dificuldades na hora de considerar os fatores que influenciam o valor do frete.
Para não correr o risco de afastar os consumidores, porém, é preciso ter atenção e analisar criteriosamente como o frete é composto, ficando sempre atento aos concorrentes e entendendo como funciona a dinâmica de transporte.
Para ajudar você nessa missão, mostraremos aqui algumas dicas indispensáveis para calcular o frete do e-commerce corretamente. Quer chamar a atenção dos usuários e diminuir a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce? Então confira o post de hoje:
Calcule as variáveis
Antes de tudo, para conseguir calcular e dar valor ao frete do seu e-commerce, é necessário entender como funcionam as variáveis. Afinal, elas podem influenciar muito nessa hora.
No Brasil, a principal forma de transporte ainda é o rodoviário. Isso significa que, se o preço da gasolina e demais combustíveis subir, por exemplo, o valor do frete também subirá.
Além disso, existem outras questões que podem influenciar no preço e que você precisa ficar atento, como a distância a ser percorrida, o aumento da demanda próximo às datas comemorativas, o peso e as dimensões do produto a ser transportado, se a carga é frágil ou perecível, entre outros.
Observe a concorrência
Para que a sua loja virtual consiga ter mais acessos e realizar mais vendas, o ideal é contar com um valor de frete diferenciado. No entanto, existem momentos em que observar a concorrência e trabalhar com uma base de preços competitivos é a melhor forma de não prejudicar sua receita e não perder clientes.
Nesse momento, deixe um pouco de lado a visão de empresário e pense com a cabeça do consumidor: vamos supor que o seu cliente esteja procurando um tênis novo. Ele acessa o Google, pesquisa pelo nome e acha o mesmo tênis, com o mesmo valor, em duas lojas virtuais — na sua e na concorrência.
Porém, na hora de calcular o frete, ele vê que a sua oferece o transporte por R$ 37,00, enquanto a outra oferece por R$ 20,00. Não é preciso nem pensar para saber qual ele vai escolher, não é?
Como você pode ver, observar a concorrência é fundamental na hora de calcular o frete. Portanto, para garantir que a sua loja virtual não seja prejudicada no mercado online, onde a concorrência é realmente muito grande, é preciso ficar sempre atento ao mercado.
Considere a gratuidade
Todo mundo gosta de promoções e benefícios, certo? Com o frete não é diferente: o consumidor é realmente atraído por essas promoções virtuais, que só tendem a crescer. É claro que o seu e-commerce não pode ser financeiramente prejudicado por conta disso, mas fazer algumas promoções — como oferecer o frete grátis em compras a partir de um valor X, por exemplo — é sempre válido para atrair o consumidor.
E por falar em lucro, é preciso avaliar e entender a margem de lucro de cada produto para que você não seja prejudicado de nenhuma forma. Assim, você passará a oferecer uma facilidade para os consumidores sem colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.
E aí, o que achou das dicas para calcular o frete do e-commerce? Elas foram válidas para o seu negócio? Para ficar por dentro de todas as novidades que publicamos aqui no blog, não deixe de curtir nossa página no Facebook!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!