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6 de novembro de 2020Você imagina como pode divulgar seu Canal no YouTube da forma mais eficaz? Usando técnicas de SEO para YouTube.
Mas para ganhar espaço no YouTube basta fazer excelentes vídeos, com conteúdo de valor, um roteiro bem elaborado e uma boa edição?
Por incrível que pareça, a resposta é NÃO, só isso não é suficiente.
Entretanto, todo esse processo é importante! Após aquela primeira etapa, você começa a segunda etapa do seu trabalho: a otimização do SEO para YouTube.
Você imaginava que o YouTube, assim como o Google, é um excelente mecanismo de busca? Pois é, inclusive, é o segundo maior.
Bem como, se você fizer um bom trabalho de SEO para YouTube, não só seus vídeos aparecerão nas buscas do próprio YouTube, como também nas primeiras posições do ranking do Google. Investir um pouco de tempo no SEO para YouTube e otimizar seu conteúdo para ranquear Google é imprescindível, você deve saber aproveitar o melhor dos dois mundos
Seu negócio tem uma missão difícil pela frente, ainda mais se quiser destacar-se entre os mais de 300 mil vídeos postados diariamente na plataforma. Difícil, mas não impossível.
Não se preocupe! Nós estamos aqui para te ajudar nesta missão.
Neste artigo veremos os seguintes pontos:
- O que é SEO para Youtube?
- Como encontrar palavras-chave para vídeos
- Ferramentas para palavras-chave
- As 4 melhores ferramentas para SEO
O que é SEO para Youtube?
Antes de ver o que é SEO para YouTube, vale a pena voltar no tempo e entender o que é SEO.
Search Engine Optimization é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. Também é conhecido como Otimização de Sites , Otimização para Motores de Pesquisa ou Otimização para Mecanismos de Busca
Essencialmente o aumento de visibilidade (SEO) nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.
Já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo, aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web, aumentam (e muito) suas oportunidades de negócio.
No YouTube não é muito diferente, o que difere é o estilo da plataforma.
Como encontrar palavras-chave para vídeos
As palavras-chave são essenciais no SEO para YouTube, assim como para qualquer estratégia no Marketing Digital. Por meio delas, a plataforma identifica o tema do vídeo, ordena o conteúdo e associa ele às buscas dos usuários.
Para isto, as palavras devem ser inseridas em determinados campos. São eles: título, tags e descrição, isso ajuda que na hora de fazer o upload do vídeo, o YouTube entenda e colete essa informação, para usá-la no rankeamento.
Logo, você precisa saber quais palavras-chave melhor se encaixam nos seus vídeos e, ao mesmo tempo, conseguirá atrair mais espectadores ao seu canal.
Dicas para fazer uma boa pesquisa de palavras-chave
Em primeiro lugar, você pode usar uma ferramenta básica do YouTube: o autocomplete que fica na barra de busca. Esse autocomplete serve para facilitar a busca dos usuários, com base nas frases e termos que mais são procurados na plataforma. Logo, ela também pode ajudar os criadores de conteúdo: você pode ter novas ideias de palavras-chave que tenham bastante procura na internet, e assim, aumentar o potencial de visualização dos seus vídeos.
Em segundo lugar, a pesquisa de palavras-chave é fazer um benchmark. Sim, os seus concorrentes também podem ajudar você. Dessa forma, visite os canais que são autoridades no seu nicho, e veja se eles possuem uma boa audiência e muitas visualizações, com toda a certeza, eles adotam as práticas de SEO para YouTube e sabem como utilizar as palavras-chave.
Além disso, analisar as estatísticas do seu canal, também é uma opção. Dentro da análise de origem do tráfego, estão os termos mais usados para chegar até os seus vídeos. Nesta parte da plataforma, você pode encontrar inspirações para gravar novos conteúdos ou incluir palavras-chave nos seus vídeos.
Ferramentas para palavras-chave
Keyword.io
Nesse site, será possível extrair palavras-chaves com base em uma keyword principal. Assim, é possível obter dezenas de variações de uma palavra, criando uma verdadeira lista de possibilidades para implementar em sua estratégia de marketing de conteúdo.
A partir do Keyword.io é possível obter ideias para títulos de vídeos, atrair tráfego orgânico do Google e outros buscadores, por exemplo.
É uma plataforma gratuita, intuitiva e que, certamente, agregará valor em suas campanhas de marketing digital.
Ubersuggest
Essa também é uma ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave, que ajuda você a descobrir quais são os termos relacionados ao seu negócio ou àquilo que mais desperta a atenção dos usuários.
Portanto, a plataforma online pode e deve ser utilizada para qualificar a sua estratégia de marketing digital.
Keyword Planner
O Keyword Planner é uma ferramenta do Google Ads que permite monitorar as palavras-chave, encontrando seu nível de busca e valor de investimento para a criação de anúncios.
A ferramenta permite pesquisar por novas palavras-chave, estimar o tráfego que elas podem levar para o seu site e encontrar as melhores oportunidades para a sua empresa. Por meio das sugestões do Keyword Planner, você pode encontrar novas possibilidades que trarão tráfego extra para o seu conteúdo.
As 4 melhores ferramentas para SEO
TubeBuddy
Essa é uma das ferramentas para o YouTube mais práticas e eficazes na busca da melhoria de um canal. É uma ferramenta gratuita e funciona como uma extensão do Chrome, sem a necessidade de baixar no computador.
A ferramenta tem a função de testar tudo antes de usar, por exemplo: títulos, descrições, tags para YouTube, miniaturas de prévia de vídeo e outros detalhes. Dessa forma, é possível saber antecipadamente qual terá o melhor desempenho diante do usuário.
O TubeBuddy também faz agendamentos de vídeo e permite programar a remoção deles de listas. Assim como, ajuda a comparar o seu canal ao de concorrentes, usando como base as classificações. Vale a pena aproveitar essas e muitas outras funcionalidades!
Social Blade
Essa ferramenta faz parte da categoria das ferramentas para o YouTube com foco estratégico, e não de funcional e cotidiano. O Social Blade,principalmente, é voltado para a análise de métricas de canais.
O Social Blade permite uma análise profunda das atividades no seu canal, mostrando diferentes níveis de estatísticas. Além do que, o Social Blade traz os mesmos resultados de outros canais no YouTube.
Essa plataforma também tem a funcionalidade de entender seus “rivais”.
YouTube Studio
O YouTube Studio é totalmente voltado para criadores de conteúdo! Recomendamos essa solução para quem está começando o canal e quer que ele esteja dentro dos principais padrões da plataforma.
Para quem já tem um canal ativo, a ferramenta ajuda a gerenciar detalhes básicos e necessários, do dia a dia. O principal destaque é que ele é um aplicativo, ou seja, todas as alterações necessárias podem ser feitas remotamente, no smartphone.
Por lá, também é possível responder aos comentários nos vídeos, acessar as páginas de upload e acompanhar as métricas básicas que o YouTube oferece. Tudo isso é reunido em um app simples, prático e indispensável para quem tem um canal.
Bitly
O Bitly traz uma solução super simples, mas que traz um grande impacto positivo. Sua função é gerar links menores, reduzindo o tamanho daqueles extensos e cheios de números e letras.
O primeiro objetivo é torná-los mais simples, que, visualmente, são muito mais agradáveis ao usuário. Isso os torna mais chamativos, até mesmo servindo como incentivo de compartilhamento.
Dessa forma, tudo fica mais organizado em suas páginas e facilita essa integração entre plataformas. Links mais curtos também podem ser rastreados mais facilmente, não se esqueça!
Coloque em prática o SEO no YouTube!
Já sabe por onde começar, não é? Chegou a hora de se concentrar na sua estratégia de marketing digital, criar uma estratégia para o YouTube e aplicar essas dicas.
Pois, certamente, é necessário investir um pouco de tempo e esforço para aplicar estes conceitos, ainda mais todas as vezes que faça um novo vídeo, e só assim, você vai notar a diferença.
Você achou este conteúdo útil? Você vai aplicar essas dicas no seu canal do YouTube? Deixa aqui os seus comentários! E não se esqueça, se precisar de ajuda, nossa equipe ficará feliz em ajudá-lo!
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