Telegram para Empreendedores: O que é e quais os melhores grupos e canais para seguir
17 de março de 2021Como Atrair e Fidelizar Clientes: 4 Pontos Cruciais
26 de abril de 2021Com a crescente demanda por produtos, serviços e modelos de negócios inovadores que atendam às missões sociais e ambientais, o conceito de empresas sociais começou a receber cada vez mais atenção a partir da década de 1990, principalmente nos países como Estados Unidos e no continente Europeu.
Este é um campo emergente com diferentes termos e explicações, mas é uma grande oportunidade para empreendedores que querem fazer, de fato, a diferença!
Continue com a gente e você descobrirá mais sobre o que são e o que não são Empresas Sociais, e qual a importância disso para o seu negócio. Bora? ?
Afinal, o que são Empresas Sociais?
O principal objetivo das Empresas Sociais é fornecer soluções com fins socioambientais.
As empresas sociais também devem ser capazes de se sustentar para que possam contribuir para a sociedade e proporcionar o impacto almejado.
Além disso, o reinvestimento do capital na própria empresa é outra característica básica desse tipo de negócio, que ajuda a empresa a manter a atenção social e a diferenciá-la dos negócios tradicionais.
E o que não é uma Empresa Social?
Quando existem diferenças reais, outros tipos de organizações geralmente acabam sendo consideradas como Empresas Sociais: Empresas que buscam um equilíbrio entre lucro e impacto socioambiental.
O objetivo principal de uma empresa social deve ser sempre sua missão, e não a maximização dos lucros, ou do crescimento financeiro apenas…
As empresas podem e devem ser autossustentáveis, mas a geração de receita não deve conflitar com a missão.
As empresas sociais de ONGs não são necessariamente sem fins lucrativos. As ONGs continuam a liderar a geração de impactos sociais e/ou ambientais, mas enquanto o financiamento não for o objetivo, os empreendimentos sociais podem gerar renda e lucros para os investidores.
Oferecer produtos e serviços para a “base da pirâmide”, de acordo com Maslow, também tem uma finalidade social, que seria incorporar as classes mais pobres em prol do acesso a bens e serviços de consumo, mas se a motivação em lucrar fizer parte da missão principal da empresa, esta organização não será considerada uma Empresa Social.
Um exemplo conhecido: Graacc
Fundada no início da década de 1990, a Graacc é o melhor exemplo de empreendedorismo social com foco na saúde. Trabalho em equipe, pesquisadores, atividades públicas, privadas e sociais afetaram a vida de mais de 5.000 crianças com câncer.
Além do tratamento clínico de doenças, a Graacc oferece aos pacientes terapia ocupacional, atendimento psicológico, transporte, suporte nutricional, odontológico, reabilitação e trabalho social. Portanto, o foco também se estende para uma melhor qualidade de vida para os pacientes antes, durante e após o tratamento.
De acordo com o relatório da agência, houve mais de 1.500 internações, 35.963 consultas médicas e 2.181 operações cirúrgicas em 2017.
Mais importante ainda, o uso de modelos e estratégias adotadas por hospitais de referência global tem um alto impacto no atendimento e tratamento da Graacc.
Por que o empreendimento social é tão importante?
Para você entender melhor, separamos esta TEDx Talk, a qual Mara Mourão fala sobre empreendedorismo, inovação, ética, valores e propósito. Ela mostrou o porquê os cidadãos devem “arregaçar as mangas” e trabalharem para a redução das desigualdades.
Através da sua experiência com negócios de impacto social, Guilherme Oliveira desenvolveu um método de 5 passos para criar um modelo de impacto social replicável até 2030, baseado nas novas economias, criando valores sociais, ambientais, culturais e financeiros em rede.
Assista ao vídeo e entenda o que significa o “impacto social”.
O empreendedorismo social cria negócios sustentáveis e valiosos para a sociedade.
Portanto, com base no modelo independente de doações e ajuda nacional, diferentes organizações terão um impacto significativo tanto local quanto globalmente.
Mas, como mostramos neste artigo, essa combinação de propósito e arrecadação de fundos inteligente requer uma estrutura e princípios sólidos para funcionar.
A Nave Migre Seu Negócio é uma empresa inovadora na área digital, por isso visamos dar a atenção necessária para esse tipo de empreendedorismo que tanto nos inspira.
Dica bônus: Reinventando As Organizações
As organizações desperdiçam o conhecimento e os talentos das pessoas?
No plano pessoal, essa lacuna também é óbvia: muitas pessoas acham que pagaram muito e, mesmo assim, o resultado ainda é menor do que o esperado. O que aconteceu? Atingimos os limites do atual modelo de gestão?
Para Frédéric Laloux, escritor do livro “Reinventing Organizations“, os humanos estão passando por mudanças tremendas e, como resultado, um novo paradigma de gestão emergiu. Ele explicou que os seres humanos se desenvolvem em etapas, e com cada mudança da sociedade, a base da sociedade também está mudando: tecnologia, economia, política, ideologia, etc.
Com os fundamentos, também mudou a forma como organizamos a auto-cooperação e geramos coletivamente as necessidades sociais.
Em outras palavras, em cada grande era da humanidade, surgiu um modelo de gestão correspondente à visão de mundo.
Ciente das deficiências do atual modelo de gestão, Laloux identificou e estudou doze organizações pioneiras, que parecem estar mais plenamente operacionais na nova era.
Embora os departamentos e as escalas sejam diferentes, ele descobriu que existem muitas semelhanças em seus métodos de gestão, o que parece indicar que um novo modelo está surgindo.
O mais interessante no livro de Laloux é como essas empresas remodelam muitos dos detalhes dos fundamentos da gestão: estrutura organizacional, tomada de decisões, mecanismos de remuneração e incentivo, gestão de desempenho, fluxo de informações, etc.
Por exemplo, Buurtzorg, fundada em 2006, é uma organização que fornece atendimento domiciliar na Holanda. Hoje ela emprega mais de 9.000 enfermeiras que quase não têm estrutura hierárquica e departamentos da empresa centralizados.
Essas práticas são um sintoma de tendências ou não são generalizáveis? Eles podem ser aplicados a outras organizações ou são muito específicos e são eficazes apenas nessas situações?
Quando vemos organizações desatualizadas afundando, o que não podemos fazer é ficar confortáveis!
Gostou de entender um pouco mais sobre as empresas sociais? Conta pra gente. ?
Queremos que cada empresa seja única no mundo!
Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.