O que é Modelo de Negócio e como aplicar
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18 de maio de 2022Muitas empresas estão buscando um espaço na internet, mas não sabem como fazer uma programação específica para criar um e-commerce. A solução que a maioria dessas companhias têm adotado é entrar em um marketplace.
Esse modelo de negócios não é novo, mas tem ganhado um destaque particularmente grande por conta do processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos acabou ganhando popularidade, tornando essas ferramentas parte do dia a dia das pessoas.
Para se adaptar a essas mudanças, principalmente com relação a internet, o mercado rapidamente entendeu que deveria migrar para o conceito digital. Esse tipo de ação, entretanto, não é impensado, e depende de uma série de estruturas para seu funcionamento enquanto uma empresa fabricante de esquadrias de alumínio, por exemplo.
Quando você trabalha na internet, existem muitas questões a se levar em consideração. Em um primeiro ponto, é preciso ter uma plataforma de confiança que possa expor seus produtos ou serviços para que os consumidores consigam vê-los.
Muitas empresas, entretanto, não têm os recursos para contratar uma agência que faça o e-commerce delas, ou mesmo a capacidade de mão de obra para conseguir um funcionário específico para esse tipo de ação.
Os marketplaces surgem então como a melhor solução neste caso, conquistando muitos empreendedores e abrindo espaço para iniciantes que desejam mudar de vida com o empreendedorismo.
Em seu conceito básico, um marketplace não é diferente de um shopping center, mas no campo digital. Essas plataformas agregam diversos empreendedores dos mais variados segmentos para que todos tenham seu espaço de vendas de argamassa branca e outros diversos produtos disponíveis.
Muitos marketplaces também abrem espaço para pessoas físicas que desejam desapegar-se de objetos e bens materiais de valor, onde podem contar com toda a estrutura de vendas sem precisar se preocupar com programações.
Recentemente, muitos dos grandes players do mercado nacional acabaram adotando esse formato para sua entrada na internet, beneficiando assim tanto as próprias empresas quanto empreendedores menores que têm problemas com esse tipo de situação.
Isso porque um marketplace normalmente se torna uma figura relevante no mercado, ganhando mais destaque e aumentando as chances de venda, enquanto empreendedores menores podem colocar seus produtos à venda com pouca burocracia e de forma fácil.
Enquanto em um e-commerce de telha ondulada grande ou de qualquer outro setor, o gestor deve se preocupar com todo o processo de montagem e estrutura do site, no marketplace isso tudo é realizado por uma equipe externa, que trabalha para a própria plataforma.
Dessa maneira, você tem muito mais segurança de que não haverá nenhum tipo de problema com o site, que será mantido no ar e oferecerá muitas oportunidades de vendas para a empresa.
Benefícios do marketplace
Agora que você conhece um pouco mais dos marketplaces e seu funcionamento, é importante identificar os principais benefícios desse modelo de trabalho para avaliar se realmente vale a pena investir nesse tipo de plataforma.
Vale lembrar que cada empresa é única e possui suas próprias necessidades, e avaliar esse tipo de atividade é muito importante para você escolher assertivamente se irá utilizar ou não um determinado recurso de gerenciamento de processos.
Quanto mais você adapta essas ferramentas à sua realidade, mais fácil é entender se o marketplace é a escolha ideal para sua empresa e o que você pode fazer para tornar-se ainda mais relevante na plataforma.
Visibilidade
Um dos primeiros pontos que devem ser levados em conta com o marketplace é a questão da visibilidade. Isso porque um e-commerce precisa começar seu público do zero, muitas vezes tendo que lidar com a desconfiança do consumidor digital.
Por outro lado, os marketplaces são bem estabelecidos no mercado, e por conta disso acabam ganhando uma relevância muito maior na hora de definir a escolha de compra. Alguns clientes preferem comprar exclusivamente por seus marketplaces favoritos.
Uma empresa que se coloca em um marketplace pode ganhar muita visibilidade ao se beneficiar com a autoridade da plataforma, ganhando mais destaque para sua empresa de desinfetante ou de qualquer outro ramo. Isso não o isenta de uma série de ações, entretanto, como:
- Divulgação;
- Marketing;
- SEO (Search Engine Optimization);
- Impulsionamento de publicação.
Isso porque existem diversas empresas similares dentro de um mesmo marketplace, e ainda que você conquiste o consumidor inicialmente, é preciso gerar um interesse em sua empresa em particular para conseguir esse tipo de retorno.
Dessa forma, você ganha mais destaque dentro da própria plataforma e aumenta a quantidade de visualizações que sua empresa possui.
Oportunidades de venda
Com a visibilidade extra que você recebe por usar os recursos do marketplace, acaba conquistando mais oportunidades de venda, uma vez que os consumidores que estão nesse tipo de plataforma já têm a intenção de comprar.
Além disso, existem diversos elementos relacionados à segurança que tornam o marketplace um lugar muito mais seguro para o consumidor de bota para açougueiro e de outros produtos diversificados, aumentando ainda mais suas oportunidades de vender seus produtos ou serviços.
Normalmente, em um e-commerce, você fica responsável pela coleta e armazenamento de dados bancários e pessoais de seus clientes. Embora existam muitas ferramentas para a proteção desses dados, esse ainda é um elemento que pode gerar graves problemas.
Estar de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma obrigação para qualquer empresa que está na internet. Esse tipo de proteção não só está presente nos marketplaces, como eles deixam destacados os protocolos de segurança para pagamentos.
Esse tipo de ação dá muito mais tranquilidade para que o consumidor siga em frente e faça negociações com sua empresa de epis para eletricista, ou qualquer outra empresa de qualquer segmento. Quanto mais você otimizar esse tipo de resultado, melhor.
Custo inicial
Um dos elementos que mais atrai empreendedores para os marketplaces é a questão dos custos iniciais para a montagem da empresa. Na verdade, na maioria dos marketplaces, esse custo é nulo.
Isso porque você pode registrar sua empresa e seus produtos gratuitamente na plataforma, pagando apenas uma porcentagem dos produtos que efetivamente vender para manter a estrutura em funcionamento.
Esse tipo de interação é muito vantajosa para pessoas que não tem um alto capital inicial para investir na empresa, mas estão ávidos por começar. Com o marketplace, você só precisa ter o estoque inicial e estar pronto para vender.
Embora seja possível gastar um pouco de recursos com propagandas e impulsionamento de publicação, os gastos continuam sendo muito menores do que os de uma montagem de e-commerce ou outras ações de marketing em geral.
Esse tipo de recurso é muito importante para a maioria dos empreendedores, e até algumas empresas que já possuem uma certa segurança no mercado acabam adotando esse formato por conta disso.
Quanto mais as pessoas sentem-se seguras de iniciar um processo de vendas, maior o marketplace fica, gerando mais oportunidades de negócios para todos os envolvidos. Alguns deles, entretanto, cobram tarifas básicas para manter a empresa no ar.
Normalmente são marketplaces específicos para um segmento que se beneficiam desse tipo de ação, mas oferecem recursos importantes de vendas, como um público mais específico para a necessidade da empresa de lustres, por exemplo, ou de qualquer segmento específico.
Público do marketplace
O público do marketplace é outro dos grandes benefícios que ele oferece, em grande parte porque a maioria dos nichos possui clientes dentro desse tipo de plataforma, diversificando muito o tipo de consumidor que você consegue encontrar.
Esse tipo de ação funciona para atrair mais consumidores para sua empresa, e em alguns casos, lidar até mesmo com elementos fora de seu público-alvo, uma vez que as ofertas ficam disponíveis para todos os usuários.
Normalmente, quando uma empresa começa a trabalhar com vendas, ela é o principal alvo de suas ações de marketing e publicidade. Esse grupo de pessoas com interesses e gostos em comum é chamado público-alvo, e é para ele que as ações são planejadas.
Entretanto, o público-alvo é uma métrica muito genérica e nem sempre essas pessoas estão disponíveis para fazer negócios. Com o marketplace, entretanto, você não fica restrito a esse tipo de cliente.
Qualquer pessoa pode acabar encontrando sua empresa ao procurar por algumas palavras-chave que representem suas necessidades, e se você tiver alguma solução, será elencado como uma possibilidade.
Dessa maneira, você consegue contribuir muito para o crescimento de sua empresa, alcançando públicos cada vez maiores em suas estratégias de marketing digital dentro do marketplace.
Considerações finais
O marketplace é um modelo de vendas que ganhou muito destaque no mercado digital, e que possui uma série de benefícios que garantem esse tipo de posicionamento junto a muitas empresas que buscam uma maneira de se estabelecer na internet.
Claro que existem complicações com o uso do marketplace, mas as vantagens acabam superando em muito esse tipo de situação, gerando vantagens para qualquer lojista que decida iniciar um negócio nessa plataforma.
Esse tipo de ação acaba ajudando a empresa a se posicionar rapidamente e gera um retorno muito mais satisfatório a curto prazo.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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