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10 de outubro de 2021O tráfego é uma das métricas mais importantes para avaliar a qualidade de seu site. Ele representa a quantidade de pessoas que acessa de alguma forma seu material, seja esse público, pago ou orgânico.
Embora sejam conceitos distintos, é muito importante saber conciliar os dois para conseguir resultados mais expressivos em sua empresa de informatica SP, garantindo assim resultados qualificados para o seu negócio.
Toda companhia tem como principal objetivo aumentar sua receita através de vendas, seja conquistando novos clientes ou trazendo de volta aqueles que já consumiram com sua corporação.
Porém, para tornar esse desejo realidade, uma das bases é que sua empresa deve ser conhecida para que as pessoas tenham desejo de consumir algum material dela, seja através de produtos ou serviços.
Para garantir este resultado, a maioria das empresas de software de inteligência artificial recorre a ações de marketing, que funcionam para alavancar o conhecimento de sua marca em diversos públicos através de muitas ferramentas de engajamento.
Nos últimos anos, o mercado tem passado por um processo conhecido como transformação digital. Neste processo, muitos avanços tecnológicos tem se popularizado, tornando-se parte do dia a dia das pessoas.
Essas mudanças tiveram um forte impacto no mercado, que precisou aprender a se adaptar e entrar de vez no mundo digital, criando ferramentas como sites, blogs e acessos em redes sociais para encontrar esse novo perfil de cliente.
Além disso, o próprio marketing teve que se adaptar, criando uma série de recursos que se enquadram hoje no espectro do marketing digital, focado especificamente em ações pensadas para a internet, para divulgar um escritório de assessoria contábil, por exemplo.
A métrica principal para identificar a quantidade de visualizações que sua página possui é o tráfego, que se tornou uma referência importante para analisar suas ações e identificar se elas estão indo bem ou se precisam de algum tipo de ajuste.
Para trabalhar corretamente, é importante separar o tráfego em seus dois nichos: o orgânico e o pago. Cada um deles tem uma série de detalhes importantes que devem ser levados em conta na hora de você procurar ações que tenham algum tipo de impacto.
O que é o tráfego orgânico?
É considerado tráfego orgânico todo aquele que não possui nenhum tipo de custo direto envolvido. Normalmente, as pessoas chegam até seu site através de alguma pesquisa realizada em motores de busca, ou ainda de indicações em outros meios.
Vale lembrar, entretanto, que isso não significa que é um tráfego gratuito. Ainda existem os custos de ações de engajamento e de estrutura de seu site, porém nenhum destes valores é utilizado para atrair diretamente um público específico para seu site.
A maior forma de conseguir tráfego orgânico é utilizando os sites de pesquisa. Hoje, quando um consumidor tem algum tipo de necessidade, como um software para loja, é muito comum ele recorrer a esse tipo de ferramenta pela facilidade de encontrar informações.
O processo é relativamente simples: ele digitará uma série de palavras-chave relacionadas a seu problema ou necessidade.
Então, os algoritmos do motor de busca irão fazer uma varredura em seus bancos de dados, aproveitando estes recursos de maneira mais expressiva.
Dessa forma, estes algoritmos montam uma lista por relevância, apresentando ao consumidor uma série de links dos quais ele pode procurar a informação que digitou inicialmente. Normalmente, a resposta está entre as primeiras opções.
Quando você tem um bom posicionamento e é encontrado pelos clientes, consegue receber esse tráfego de forma orgânica, sem que você precise investir dinheiro para trabalhar com estas mídias.
Além disso, um resultado orgânico tem muito mais chance de converter-se em uma venda, uma vez que esse tipo de ação é realizada por um consumidor que ativamente está procurando esse tipo de interação, como uma consultoria telefonia empresarial.
Para potencializar esse tipo de atividade, investir em produção de conteúdo é fundamental.
Hoje, as pessoas buscam informação de qualidade e material com a qual podem dialogar, e por isso é muito importante que você trabalhe com estes recursos. Para ampliar ainda mais sua capacidade de produção, é possível trabalhar com o SEO.
A sigla, que significa Search Engine Optimization, remete a uma série de recursos que você pode utilizar em seu conteúdo para trabalhar melhor o engajamento que ele possui com estas ferramentas de pesquisa, aumentando seu posicionamento nas listas de procura.
A opção do tráfego pago
O tráfego pago, cujo nome é autoexplicativo, é aquele no qual você investe diretamente para alcançar mais visitantes em sua página empresarial.
Esse tipo de ação é gerada através de anúncios nas próprias plataformas onde você está trabalhando seu conteúdo, seja de um sistema de gestão de transporte ou sobre alimentos.
Ele é ideal para empresas que ainda estão começando, pois essa técnica tem uma excelente validade e um ótimo retorno, e deve ser trabalhado com mais estrutura para que você consiga o retorno esperado.
Diferente do tráfego orgânico, que é contínuo, o tráfego pago dura apenas o período em que seu anúncio estiver ativo. Por isso, é importante que você saiba quanto e como deseja investir nesse tipo de plataforma.
Vale lembrar que o custo para o tráfego pago é muito menor que o de ações de marketing tradicional, sendo muito vantajoso e ocupando menos de seu orçamento, que pode ser redirecionado para outras ações importantes ao longo do seu trabalho.
Se você não utilizar anúncios desse tipo, você pode ficar um tempo sem retorno para suas ações, o que pode implicar no programa para controle financeiro empresarial daquele mês.
Isso porque, por mais interessante que o tráfego orgânico seja, ele demora um bom tempo para engrenar, sendo uma atividade de médio a longo prazo.
Já o tráfego pago é imediato, e a entrega começa a ser feita apenas alguns instantes depois do pagamento. Além disso, os serviços de impulsionamento de publicações costumam funcionar de modo pré-pago.
Isso significa que você terá um valor específico investido nesse tipo de recurso, e ele utilizará apenas o valor em conta para criar suas campanhas, que podem ser de diversas maneiras, como por exemplo:
- Custo por clique;
- Custo por mil;
- Custo por Aquisição;
- Custo por Visita.
Dessa maneira, você cria uma estrutura muito mais assertiva do tipo de público que está recebendo em seu site.
Além disso, o potencial de segmentação dessas propagandas pagas é muito grande. Você pode delimitar o tipo de público que irá recebê-la, o que ajuda muito a alavancar suas vendas, além de ser um ótimo recurso para fabricantes de rodetes.
Seu público-alvo é o grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, cuja propensão para o consumo de sua empresa é muito maior. Estas pessoas podem ser identificadas de antemão para que a maioria dos anúncios seja direcionada diretamente a elas.
Dessa forma, você trabalha melhor esse público para fidelizá-lo, criando o fator de viralização necessário para alcançar mais consumidores e ativar as ações orgânicas em seu site.
Qual dos dois escolher?
Quando você escolhe uma estrutura para investir, é importante que você tenha em mente que ambas as estratégias de geração de tráfego são muito importantes.
Por isso, é fundamental que você leve em consideração uma série de elementos para decidir como começar.
Pontos como o objetivo de suas ações, o custo-benefício de cada atividade e os recursos que você possui à sua disposição são elementos importantes para estabelecer uma base de comparação, identificando as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos.
Entretanto, é preciso ter em mente que as estratégias de engajamento são complementares. Isso significa que seus melhores resultados serão utilizando ambos os modelos em conjunto para atrair mais visitantes para o seu site.
Os principais fatores que serão levados em conta na hora de definir sua estratégia de investimento em um tipo determinado de tráfego são o orçamento que você tem e quais objetivos você pretende alcançar com sua empresa no mundo digital.
Se você tiver interesse em gerar uma base sólida de leads, que continuará crescendo constantemente e não tiver problemas em esperar suas estratégias de engrenagem para conseguir os resultados adequados, o tráfego orgânico pode ser a solução.
Já no caso de empresas que precisam de resultados rápidos e objetivos, e tem um orçamento dedicado para ações de marketing, a estratégia pode girar em torno do tráfego pago.
Considerações finais
Embora existam várias diferenças entre o tráfego pago e o tráfego orgânico, e você possa trabalhar com apenas um dos dois modelos, é importante manter sempre em mente que estas técnicas se complementam, e nenhuma delas é melhor do que a outra.
Cada recurso tem seus benefícios e seus custos, que devem ser avaliados por sua equipe de gestão e marketing para identificar quais são as melhores maneiras de conquistar um tráfego maior em seu site, garantindo assim muito mais visitas.
??? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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