Como as decisões baseadas em dados ajudam as empresas
18 de agosto de 2022Como alavancar suas vendas através de Ads em redes sociais?
17 de setembro de 2022Realizar a integração de inbound e outbound como estratégia de marketing é uma excelente forma para capturar leads e fazer conversões.
No entanto, muitas empresas acabam fazendo operações de uma e de outra de forma diferente e separadas. Isso acaba sendo um desperdício de energia, pois quando essas grandes duas estratégias de marketing trabalham juntas, geram maior potencial de vendas.
Se você quer saber como integrar essas duas ferramentas para gerar ações mais confiantes para o seu negócio, que pode ser até uma empresa de táxi aéreo, acredite que essa integração garantirá maior sucesso.
Então fique atento a este artigo.
O que é Outbound Marketing?
Primeiramente, podemos dizer que o outbound é uma estratégia bem diferente do inbound, de fato. E pode ser isso que faz com que as empresas em geral tenham dificuldade em integrá-las.
Isso porque, enquanto as ações são criadas no inbound para envolver os clientes em potencial organicamente, no outbound você se conecta diretamente com os clientes em potencial.
Por exemplo, essas ações de uma empresa de serviços de consultoria em TI são muitas vezes realizadas em larga escala por meio da televisão, rádio e eventos. O objetivo é chegar a quem realmente pode ser cliente e criar uma conexão com a marca.
Nesse tipo de estratégia de marketing, o foco da ação é estabelecer o posicionamento da marca na mente do público-alvo, o objetivo é fazer com que eles se lembrem da sua empresa durante todo o processo de compra.
Além disso, nesse caso, uma das vantagens de usar essa estratégia é que a área de pré-vendas pode qualificar o prospect antes de entrar em contato com o vendedor.
E o Inbound Marketing?
São campanhas de marketing que atraem clientes em potencial para todos os tipos de empresas, seja empresa de sistema de automação ar condicionado ou empresa de logística, mas tudo através de conteúdos em blogs, sites e redes sociais.
Ou seja, o objetivo de todas as campanhas de conteúdos é chamar a atenção de potenciais clientes. Eles devem estar interessados na solução que você oferece e estarão interessados na empresa por meio de conteúdo rico.
A partir dessas ações de atração, os potenciais clientes que entrarem na base serão nutridos e educados para que se sintam seguros ao fechar negócios com sua empresa.
Resumindo, no inbound marketing uma pessoa pode pesquisar “onde comprar água de caminhão pipa” e encontrar a empresa que fornece esse serviço através de conteúdos em SEO bem colocados com essa palavra-chave.
Ou seja, a atividade online ocorre por meio de campanhas de e-mail, de mídia social, SEO e muito mais. Por se tratar de uma estratégia que exige menos investimento do que outras, torna-se fundamental desenvolver o plano de marketing de uma empresa.
Qual a importância dessa integração?
Claro que a pergunta que surge agora é: por que é importante integrar essas duas ferramentas?
Agora que você já sabe mais sobre cada um deles, deve ter notado que cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Enquanto uma é dada através de pesquisas de palavras-chaves como “chuveiro de emergencia”, a outra estratégia de marketing necessita de investimento financeiros em anúncios e publicidades.
Em ambos os casos, os resultados são reais e concretos. Portanto, ao realizar a integração, ambos são aprimorados e produzem melhores resultados.
Cada cliente é único e, portanto, possui características de consumo diferentes. Sabendo disso, quanto mais estratégias você tomar para atrair cada um deles, maiores serão suas chances de alcançá-las.
Dessa forma, é importante criar ações personalizadas com conteúdo relevante para seus clientes. No entanto, é importante ressaltar que a estratégia deve estar sempre alinhada aos objetivos da empresa.
Dessa forma, as informações veiculadas terão maior credibilidade e gerarão diferentes níveis de interesse de engajamento.
Além disso, de fato há espaço para melhorias tanto no inbound quanto no outbound marketing. Assim eles funcionam melhor e são aprimorados quando integrados em uma única estratégia.
Tudo se resume a criar conteúdo relevante para seu público-alvo, independentemente do tipo de ação ou formato utilizado para isso.
Se existem perfis de compradores tão diferentes, é fundamental ter uma estratégia diferente na hora de falar com cada um de forma personalizada.
Alinhar os objetivos da sua empresa com uma estratégia coesa é a melhor forma de reforçar a mensagem que pretende transmitir em diferentes formatos. Isso dará mais credibilidade ao valor da sua marca e gerará engajamento em diferentes plataformas.
Como integrar o Outbound e o Inbound Marketing?
Como explicamos anteriormente, ambas as estratégias são importantes e, quando aplicadas em conjunto, produzem melhores resultados.
Essa integração deve ser considerada na elaboração do plano de marketing de uma empresa. Dessa forma, ao definir cada ação, o outbound e o inbound devem ser combinados, mas todo o plano de marketing deve ser coerente.
Os discursos informativos devem conter os mesmos objetivos para evitar confusão para os clientes. Portanto, independentemente da estratégia de marketing empregada, os mesmos valores devem ser transmitidos.
Um exemplo de ação conjunta que pode ser realizada é uma empresa engajada em atividades que possam captar potenciais clientes.
Com essa captura, esses leads são pré-qualificados para que a equipe de vendas aceite apenas leads com potencial de compra. À medida que o lead entra na base, a jornada começa e as ações de entrada são realizadas até que o lead feche a compra.
Com o alinhamento outbound você pode alcançar mais rapidamente as pessoas que ainda não pesquisaram sua marca. Então, com uma boa estratégia de nutrição, faça com que eles encantem com seu serviço para acelerar as conversões.
Além disso, após a captura ativa de leads em eventos como feiras, ferramentas como o CRM podem ser usadas para qualificar e acompanhar esses leads.
Ao combinar essas duas estratégias, é importante ter em mente seus principais passos:
- Criar atração para seu negócio;
- Realizar captura de leads;
- Criar vínculo com o cliente;
- Realizar conversão de clientes;
- Lealdade.
Aqui estão algumas dicas para combinar confiança de saída com técnicas de persuasão de entrada.
Crie uma persona e seu plano de comunicação
Não importa como você o capture, você pode tornar sua abordagem aos seus clientes potenciais mais pessoal. A melhor maneira de conseguir isso é criar suas personas e um plano de comunicação consistente.
Dessa forma você entenderá quem é seu cliente ideal, seus pontos problemáticos, necessidades e o melhor tom para se comunicar com eles.
Crie autoridade com seu próprio conteúdo
Indicar conteúdo autoral em seu processo de comunicação mostrará aos seus potenciais clientes que você sabe do que está falando e que sua marca é referência nos mercados em que atua.
É importante manter um processo de nutrição para clientes em potencial que não estão prontos. Um jogo não será perdido por não mudar a liderança em um determinado momento. É importante orientá-lo através da nutrição.
Essa tentativa permite que esse cliente em potencial feche vendas futuras, pois assim ele realmente conhecerá seu serviço e seus benefícios.
Momentos de rejeição são uma ótima oportunidade para determinar quais pontos da sua estratégia de marketing devem ser otimizados.
Use habilidades de escrita persuasiva
Para capturar o interesse do seu público, seu conteúdo de texto deve conter elementos persuasivos que focam em vendas.
Mesmo com o inbound marketing tendo o foco de fornecer conteúdo e conhecimento aos clientes, ao integrar as palavras-chave como “serviços de cabeamento de rede valor” juntamente com links de anúncios, a estratégia ganha outra vida.
Além disso, aprenda a criar um texto que atraia e aumente a receita, mesmo utilizando esses métodos de palavras-chaves que as pessoas pesquisam.
Claro que sem apelações e métodos chatos, mas simplesmente criando textos de vendas para o seu negócio e começar a gerar resultados para seus produtos!
Ou seja, você pode criar um conteúdo que tenha a palavra-chave “exaustores para empresas” com uma linguagem que chame a atenção.
Por exemplo: Nunca se viu exaustores para empresas como estes que podem melhorar a temperatura e ventilação de qualquer cômodo!
Introduza método de vendas personalizado
A melhor maneira de abordar clientes em potencial e se conectar com sucesso com contatos de saída é por meio de mensagens personalizadas.
O elemento de personalização permite que os clientes em potencial saibam que estão recebendo informações exclusivas e direcionadas, o que beneficia as taxas de resposta das mensagens.
Nesse sentido, ao usar leads inbound para uma abordagem de negócios, as equipes de vendas devem usar o perfil, os interesses e as informações de conversão do cliente potencial para personalizar a abordagem, seja por e-mail, telefone ou mensagem.
Por exemplo, ao ligar para um cliente em potencial que baixou o e-book sobre como funciona um sistema de gerenciamento bares e restaurantes, pode perguntar o que ele acha do material e iniciar uma conversa sobre o ambiente da empresa do cliente em potencial.
Desenvolva bons relacionamentos
Após converter seus visitantes em leads, um item importante é nutrir esse relacionamento para encerrar futuros negócios. A partir daí os potenciais clientes perdem a atenção do seu negócio e já demonstraram interesse inicial.
Em conclusão, é importante prestar a devida atenção a esta etapa. Por outro lado, as chances de perder o interesse em seu serviço ou produto aumentarão muito.
As empresas devem orientar o conteúdo suplementar. Isso sempre mostra aos clientes em potencial como sua empresa é diferente de seus concorrentes. Além, é claro, da qualidade do produto, atendimento, vantagens e benefícios.
? Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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