Funil de Vendas : O que é e qual sua importância para seu negócio?
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11 de julho de 2016O marketing boca-a-boca é popularmente conhecido como o melhor marketing para uma empresa. No entanto, o alcance desta “propaganda espontânea” pode ser um processo lento, e além do mais, está fora do seu controle.
A melhor forma de acelerar este processo é conseguir testemunhos de clientes e colocar no seu site. No processo da compra, diversos fatores influenciam a tomada de decisão final. Um deles são os conselhos e opiniões dados por terceiros.
Além de tudo, coletar depoimentos é a forma mais eficaz de garantir que a sua empresa transmita confiança para os consumidores.
Vantagens dos depoimentos
- É a Prova Social mais viva e influente que você pode conseguir. São seus clientes falando de forma autêntica sobre a experiência que tiveram com o seu produto ou o seu serviço. Estes depoimentos são vistos como mais confiáveis e honestos, daí a sua influência.
- Os testemunhos de seus clientes lhe posicionam como perito no que faz. As pessoas são muito mais propensas a acreditar no que os outros têm a dizer sobre você, ao invés do que você está tentando falar sobre si mesmo. Auto-elogio é muitas vezes prejudicando, mas o louvor que vem dos outros é universalmente benéfico.
- Os depoimentos são eficazes em superar objeções e aliviar temores. Se um cliente em potencial tem dificuldade para decidir entre você e um de seus concorrentes, os depoimentos podem fazer a balança pender em seu favor.
- Destacam a suas habilidades – Não importa o que você está oferecendo ou vendendo, depoimentos de clientes têm o poder de apresentar suas habilidades de forma positiva e eficiente.
- Criam laços fortes com os clientes – Pedir aos clientes regulares que compartilhem com você as opiniões deles sobre a sua marca ou produto é uma excelente dica; não só demonstra que você se importa com o que eles pensam, mas na maioria das vezes também fortalece o relacionamento que você tem com eles. Uma vez que você pediu a sua opinião, eles serão muito mais atenciosos com você, e é provável que eles se relacionem com você a longo prazo.
O momento certo
O melhor momento para pedir um testemunho é logo após você entregar um produto ou serviço para o cliente. A medida que o tempo vai passando, a experiência positiva vai se perdendo na memória do seu cliente, e o depoimento também perde o vigor e o entusiasmo.
O jeito certo de pedir um depoimento
Em vez de escrever um roteiro para o seu cliente, passe uma ideia do que você está querendo. Os clientes dão melhores testemunhos se não for ensaiado, porque fica mais natural e convincente. O testemunho perde a eficácia quando soa falso ou forçado.
- Peça para o cliente falar quem ele é e o que ele faz.
- Peça para o cliente dizer qual o problema que ele tinha e como você resolveu este problema.
- Peça para o seu cliente relatar quais os benefícios ou a transformação que ele obteve ao te contratar ou comprar seu produto.
- Peça para o cliente dizer se recomendaria ou não a sua empresa.
Coletar depoimentos deve ser um hábito
Coloque o pedido de depoimento como um processo da sua empresa. Quanto mais, melhor!
Como falamos no artigo sobre prova social, quanto mais gente comprou um determinado produto, menor é o medo de comprá-lo. E quanto mais gente recomenda o produto, maior é a confiança em comprá-lo.
Como e onde colocar os depoimentos no seu site
Você pode colocar os depoimentos logo na página inicial do seu site. É provavelmente a página do seu site com o maior número de acessos, e onde você tem a oportunidade de apresentar uma visão geral do seu negócio. Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica, os depoimentos na página inicial do site vão ajudar a mostrar para os visitantes que eles podem confiar na sua empresa.
Na plataforma da Migre Seu Negócio, você consegue em qualquer página, adicionar um campo de comentários, inclusive vinculados ao Facebook. Desta forma basta incentivar os seus clientes a acessarem o seu site e deixarem uma avaliação ou uma testemunho.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!