Depoimentos: Por que e como usar em seu site
5 de julho de 2016Inbound Marketing: O Guia Completo Para Aplicar no Seu Negócio
15 de julho de 2016São várias as maneiras que o marketing de conteúdo pode te ajudar a ganhar dinheiro. Você pode ser um blogueiro, um Youtuber, um afiliado… mas neste texto, eu quero te mostrar como o marketing de conteúdo ajuda você a vender mais posicionando você e o seu negócio como autoridade na área em que você atua e melhorando seu site na busca orgânica dos mecanismos de busca.
Provavelmente, mais da metade dos seus concorrentes está executando estratégias de conteúdo na internet.
O que é marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que pode ser facilmente aplicada em qualquer tipo de negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. No entanto, para que o empreendedor tenha um bom resultado, é necessário fazer um bom planejamento e segui-lo à risca.
Veja algumas estatísticas abaixo sobre Marketing de Conteúdo:
- 78% dos Diretores de Marketing acham que conteúdo personalizado é o futuro do marketing;
- 91% das empresas B2B e 86% das empresas B2C utilizam marketing de conteúdo;
- 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca.
Marketing de Conteúdo vai além de posts em blogs. Dezenas de táticas podem ser utilizadas (sozinhas ou em conjunto) para atrair o público e estabelecer a marca como autoridade.
As vantagens do Marketing de Conteúdo
Usar o marketing de conteúdo é uma forma de engajar com seu público-alvo, através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor, que permite você ganhar dinheiro através da comercialização de produtos/serviços direcionado a este público-alvo.
Permite um planejamento mais eficaz
O planejamento é o primeiro passo para qualquer tipo de estratégia e não seria diferente com o Marketing de Conteúdo. No entanto, no marketing digital a criação de cronograma de ações é mais simples e mais eficaz, já que o material deve ser documentado em um calendário mensal. Através das ferramentas disponíveis é possível estipular quais são os conteúdos que podem engajar o público-alvo — que está em busca de informações sobre os produtos e os serviços do seu negócio.
Apostar no calendário mensal é uma maneira de garantir que todos os passos sejam seguidos, além de ter uma quantidade de tempo definida para traçar estratégias, ideias, criar e publicar.
Melhora o relacionamento com os clientes
Marketing de Conteúdo permite às empresas se relacionarem com consumidores ao longo de todo o ciclo de compra. Isso reduz a probabilidade de que eles sejam impactados pelo concorrente ou desistam da compra em um momento específico do processo de decisão.
Aumenta o engajamento do seu público
É extremamente útil para se conectar com seu público, expandir a presença online da sua marca e adquirir novos consumidores. Pesquisas afirmam que consumidores não querem se relacionar com marcas que só os procuram para falar de seus produtos e para influenciá-los a comprar.
O engajamento é uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo. Devido à especificidade do material que você apresentará, será mais fácil conquistar um público-alvo ideal para a sua empresa.
Você tem várias possibilidades de fazer isso. Para que isso seja possível, é essencial conhecer e saber quais são os conteúdos que mais o interessa. Após essa etapa, encontre uma maneira interessante, por meio de artigos e e-books, de mostrar aos consumidores quais são os produtos ou serviços que sua empresa comercializa. Lembre-se de apresentar os benefícios que a sua empresa tem a oferecer.
Esse alto engajamento permite explorar assuntos atuais, como: sobreviver à crise. O que acha de criar um calendário com posts, composto por dicas, que auxiliam nesse período? Já pensou disponibilizar um e-book gratuito a cada dois meses? Pois bem, essas são as possibilidades que Marketing de Conteúdo cria para fundamentar o engajamento do seu público.
Incrementa a visibilidade da marca
Não fazer Marketing de Conteúdo é a maneira mais fácil e rápida de se tornar invisível para o seu público e facilitar a vida dos seus concorrentes, que certamente aproveitarão a oportunidade para roubar leads e clientes que poderiam ser seus.
Graças ao aumento da popularidade do vídeo em dispositivos móveis e sites como Youtube, a estratégia de video marketing está “ganhando terreno”.
Estudos mostram que aqueles que assistem vídeos estão muito mais propensos a comprar do que aqueles que não assistem.
Mídias Sociais também são um importante pilar do Marketing de Conteúdo. Ao contrário do que muita gente pensa, nem todas as pessoas querem compartilhar conteúdos, mas se você tiver uma estratégia na geração de valor através de conteúdo diferenciado, esse pode ser um importante canal para todo empreendedor.
Informa e nutre os prospects da marca com conteúdo relevante
Nutrir o público com conteúdo de alta qualidade não é possível sem uma estratégia muito bem estruturada.
Webinários (ou conferências/palestras na web) são reuniões interativas online, ao vivo, em que os telespectadores são encorajados a fazer perguntas. São bons para promover novos conteúdos.
Whitepapers (mais longos) e eBooks (mais curtos) tomam mais tempo e requerem mais pesquisas para serem produzidos.
Geralmente, os visitantes devem completar um formulário numa landing page antes de estarem aptos a baixar o conteúdo, convertendo-os instantaneamente em leads para serem trabalhadas via email marketing, que ainda é a forma mais popular de marketing de conteúdo: muitas empresas estão usando e-mail marketing como mais do que apenas um canal de vendas diretas.
Tanto empresas B2B e B2C estão utilizando o email como uma forma eficiente e barata para promover conteúdo valioso e relevante aos possíveis leitores e clientes.
Publicações frequentes por um baixo custo
Tanto os artigos quantos os e-books precisam ter qualidade e serem publicados com frequência. Você pode analisar qual tipo de conteúdo gera maior qualificação de leads.
Se o blog da sua empresa ainda está começando, o ideal é investir entre três ou quatro artigos por semana. O número máximo pode ser definido conforme houver retorno e interesse dos clientes.
A interação com conteúdo também é uma das vantagens. Ou seja, se você quiser que o leitor tome alguma ação pode investir em Calls-to-Action.
O marketing digital é bem flexível e o mais importante: é bem mais barato que o marketing tradicional. É só ver os exemplos dos blogs, das páginas nas redes sociais. Além do mais, é uma forma muito mais interessante de estar próximo do seu cliente e criar um relacionamento duradouro.
Aumenta as vendas
As pessoas se lembram das empresas que estiveram com elas quando precisaram. Esse sentimento de reciprocidade está presente em todo ser humano, e é uma arma de persuasão durante um processo de compra.
Tudo que pode motivar a conclusão de uma venda pode ser considerado Marketing de Conteúdo:textos sobre o produto ou serviço, vídeos, imagens, infográficos, e-books, reviews, depoimentos de clientes, cases de sucesso, informações técnicas, informações de entrega, política de troca e devolução, etc.
Mensuração em tempo real
Para saber se os conteúdos publicados estão obtendo resultados significativos, mensure. É possível medir quase tudo na internet. Ferramentas como o Google Analytics, permitem verificar quais são as páginas que mais direcionam tráfego para o seu site. Nela também é possível analisar quais são as palavras-chave mais utilizadas para encontrar esse conteúdo.
Caso você redirecione os conteúdos para as redes sociais, esta facilidade de mensuração também está disponível. Você pode verificar o desempenho das mídias sociais utilizando uma série de serviços, como o AddThis, que apresenta informações de rastreamento e compartilhamento.
Por que o marketing de conteúdo converte?
- Mais de 39% de todos os consumidores vem através de buscas.
- As mídias sociais amplificam o tradicional boca-a-boca.
- 77% das companhias B2C e 41% das companhias B2B já adquiriram um cliente através do Facebook.
Como medir o sucesso?
- Aumento das taxas de conversão por vendas ou leads.
- Controlar quais fontes de conteúdo mais contribuem para o funil de conversão.
Depois da conversão, as pessoas compartilham suas experiêncas em blogs, mídias sociais e fóruns.
Estas discussões referentes a conteúdo constroem vínculos e impactam positivamente a pesquisa e a conscientização das mídias sociais.
Potencialize a sua estratégia de Marketing de Conteúdo! ?
Marketing de Conteúdo simplesmente funciona se for feito de forma estratégica. É uma maneira barata e eficiente de se comunicar para atrair mais leitores e clientes em potenciais.
Portanto, na próxima vez que bolar a estratégia de marketing de sua empresa, considere essa estratégia.
Viu como é possível obter ótimos resultados com o Marketing de Conteúdo? Achou o artigo esclarecedor? Compartilhe-o nas redes sociais!
Que tal fazer com que seus clientes procure por suas soluções e sejam promotores da sua marca?
Fale com a nossa tripulação e descubra como seus concorrentes estão utilizando Marketing Digital para interceptar os leads e as vendas que deveriam ser suas!
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!