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31 de março de 2018Você pode se esforçar e executar uma estratégia de marketing perfeita, mas, se cometer erros comuns ao abordar leads, dificilmente conseguirá fechar a quantidade de vendas que sua empresa merece.
Se a sua estratégia de conversão de leads não está funcionando, todo o trabalho em conseguir esses contatos pode ser desperdiçado, limitando seu faturamento médio.
Pode ser que alguns erros simples e bem comuns estejam impedindo que sua empresa feche mais negócios e cresça de maneira sustentável. Se resolvê-los, você notará um aumento sensível nas vendas.
Confira quais são esses erros comuns:
Não se preparar para a abordagem
Um dos erros de vendas mais comuns acontece antes mesmo de qualquer conversa ou telefonema para o lead.
O vendedor que não se prepara adequadamente para uma abordagem está fadado a fracassar na maioria das suas tentativas.
Antes de iniciar o processo de venda, você precisa dominar três aspectos desse negócio: o produto, o mercado de atuação e a empresa do lead. Só com conhecimento profundo desses três elementos o vendedor estará preparado para qualquer cenário em uma negociação.
Abordar o lead que não está pronto
Nem todo lead é igual e nem todos estão preparados ao mesmo tempo. Às vezes ele tem interesse em comprar, mas não agora; em outros casos, ainda está estudando mais opções, e também existem casos em que ele nem se decidiu sobre a importância do seu produto.
Abordar um lead que ainda não está pronto é problemático, pois a chance de sucesso na negociação é pequena e você ainda descarta um negócio que poderia ser lucrativo em um futuro próximo.
Por isso, é importante implementar um processo de automação de marketing e qualificação de leads na sua estratégia de vendas. Com essas ferramentas, fica mais fácil detectar quais os contatos que estão prontos para abordagem e quais ainda precisam de mais nutrição.
Falar muito e perguntar pouco
Até agora falamos de erros de vendas que acontecem antes mesmo do começo da conversa com o lead, como a falta de preparo do vendedor ou a abordagem no momento errado.
Porém, vamos focar em falhas que ocorrem enquanto o vendedor fala com seu contato. Mais especificamente: fala demais.
O básico de uma venda é oferecer um produto que solucione um problema do comprador. Mas como você saberia quais as necessidades do lead se não o deixa falar e não ouve o que ele diz?
Por isso, deixe seu lead contar sobre seus problemas, suas necessidades e só então fale como seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Além disso, não tenha medo de fazer perguntas específicas ao cliente: elas ajudam a entender melhor a situação dele e como você pode auxiliá-lo.
Para completar, lembre-se de que é essencial que você não cometa erros de português ao se comunicar com seu lead, seja verbalmente ou por escrito em e-mails. Esses deslizes transmitem pouco profissionalismo e podem derrubar sua venda.
Ficar fixo a um roteiro e não ao cliente
Todo vendedor possui um roteiro nas mãos na hora de se encontrar com um lead. Esse material de auxílio é útil: ajuda a organizar seu discurso, seus principais pontos e argumentos.
Porém, muitos vendedores ficam presos ao roteiro e não adaptam suas estratégias às necessidades do cliente, sem ouvir o que ele fala nem agir de acordo. Assim, o roteiro se transforma numa “obrigação” e não em um guia auxiliar para a conversa, resultando na frustração de todos os envolvidos e em poucas chances de sucesso.
O vendedor pode sim ter um roteiro pronto, mas o ideal é fixar seu interesse no cliente e adaptar seus argumentos e falas às necessidades do lead.
Como foi possível perceber, existem vários erros comuns ao abordar um lead. Se você os conhece de antecedência, pode se preparar melhor e evitar cometê-los, aumentando suas chances de ser bem-sucedido.
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