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27 de março de 2019O mercado online está se expandindo cada vez mais no Brasil. De acordo com a ABComm, O Brasil terá um aumento de 16% no comércio eletrônico neste ano, em comparação com 2018, podendo chegar aos R$ 79,9 bilhões.
Esses números enchem os olhos de qualquer empresário, porém, o empreendedor que pensa em montar um negócio online precisa entender que, além de contar com ferramentas adequadas, você deve focar em investimentos com treinamento e informação.
Para chegar a esse ponto vai depender do tempo que cada empreendedor está disposto a investir para aprender as técnicas sobre como vender rapidamente online.
Independente do tipo de negócio, várias pessoas podem um vendedor que quer comercializar seu produto, um consultor que trabalha para uma empresa ou um afiliado que promove determinadas mercadorias. É possível aprender como vender qualquer coisa pela internet.
Neste processo de aprendizado você vai entender que para começar a vender na internet é necessário um minucioso planejamento financeiro, com inovadoras estratégias de marketing e até mesmo focar na logística das mercadorias.
No entanto, pequenas ações também podem proporcionar um produto altamente competitivo para aumentar as vendas do seu negócio.
Então conheça neste artigo as principais dicas que você precisa saber para começar a vender loja virtual com o pé direito.
Planejamento é o principal
Sem um público-alvo o seu negócio não vai decolar. Os clientes têm comportamentos de compra diferentes e identificá-los pode facilitar a sua vida no empreendimento digital.
O público-alvo é um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham comportamentos em comum e por isso devem ser o foco das ações de vendas da empresa.
E para encontrar esse possível público, uma buyer persona irá te ajudar. A persona um personagem fictício com características específicas (como sexo, idade,situação financeira, cargo, escolaridade) que seja público para seu produto ou serviço.
A persona serve para traçar um perfil de quem é seu público-alvo ou cliente ideal. Com base nela a empresa deve dialogar e criar estratégias para atingi-la.
Conhecer o público-alvo é um dos principais fatores no seu planejamento de vendas, pois com isso maiores as chances de conseguir Leads do seu nicho de mercado, que tenha um problema que você pode resolver.
Escolheu o mercado digital? Migre o seu negócio!
Se você optou por ter um ecommerce ou marketplace, é importante saber que de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 75% dos jovens entre 16 e 22 anos fizeram compras pelas lojas virtuais.
A razão na qual o público compra pela internet é o conforto e facilidade. Por isso, faça a migração de todos os produtos da loja física para a loja virtual com o uso de estratégias de marketing digital para vender os produtos pela rede.
Uma tarefa bem importante para a sua empresa ou novo empreendimento é ter um Sistema de cadastro de clientes, pois o controle desde o início é bem importante para que a tarefa seja realizada com sucesso desde o princípio.
Evite ofertar com megafones
Agora que você conhece o público-alvo do seu negócio, está na hora de vender, mas como fazer isso?
Nem sempre fazer anúncios com os dizeres “compre o meu produto” funciona. Hoje em dia, os consumidores buscam coisas que vão além da mercadoria oferecida.
O vendedor deve apresentar algo a mais do produto. Se você quer ter sucesso nas plataformas de vendas online, esteja sempre atento sobre as necessidades dos clientes.
Saiba como vender na internet
Com o enorme potencial de lucro neste mercado, é importante entender os principais passos para você vender na internet.
Por isso, as principais formas de se dar bem na web são:
1 – Comece pelo seu site
O site é o cartão de visitas de todo comércio eletrônico.
Pense agora como cliente: quantas vezes você já buscou informações sobre um produto e desistiu de comprar porque o site não carregava completamente, ou tinha um layout muito amador?
Por isso, você deve manter o site atrativo e atualizado, com um carregamento rápido e uma boa identidade visual são fatores indispensáveis para conseguir bons resultados.
2 – Seja acessível aos clientes
Depois de criar um site bonito para o consumidor, é necessário disponibilizar vários canais de comunicação.
No próprio site divulgue as redes sociais, e outros contatos como telefone e e-mail. Para facilitar ainda mais o diálogo, invista em ferramentas como Chatbots, robozinhos que conversam com os clientes automaticamente.
3 – Redes sociais
Com 62% dos brasileiros nas redes sociais, de acordo com o relatório das empresas We are Social e Hootsuite, a necessidade de uma empresa estar nas redes sociais é enorme.
Então use mídias sociais como plataforma de diálogo e fortaleça a sua marca. Para se dar bem nessas mídias, a empresa deve conhecer o público, os melhores dias e horários para postagem também.
Com isso, ela poderá ter uma comunicação mais efetiva com seu público-alvo.produzindo conteúdos de qualidade e respostas ágeis para cada comentário publicado.
4 – Conteúdo
Estar perto do público é essencial, mas, o que a empresa deve oferecer? Existem várias formas para atrair esse cliente com conteúdo, como: e-book, relatórios, vídeos, artigos, infográfico, entre outros. Porém, sem uma estratégia de conteúdo definida, ele não terá um bom posicionamento e tudo pode ir por água abaixo.
A estratégia mais usada atualmente para a criação de conteúdo é o inbound marketing. Também conhecido como o marketing da atração na internet, trata-se de um conjunto de estratégias que visam educar o público para vender, levando-o ao produto por meio de informações.
O inbound marketing é muito menos invasivo comparado ao marketing tradicional, com a capacidade de criar relações muito próximas com os consumidores.
5 – Anúncios
Mesmo que os resultados orgânicos das redes sociais funcionem, não deixe de lado os anúncios patrocinados para alavancar a sua empresa mais rápido.
Os anúncios pagos para o seu site tem origem em campanhas que envolvem investimento na publicidade, tanto em mecanismos de pesquisa quanto redes sociais.
Existem vários canais de anúncios pagos na internet como o Google Ads, Facebook Ads, e Instagram Ads, é importante apostar em diferentes canais, pois isso permite que sua loja virtual e seus produtos sejam visíveis para um enorme número de consumidores.
Essa é uma das melhores formas de garantir o retorno sobre investimento (ROI) além de aumentar a visibilidade do seu negócio.
O que está esperando para ter sucesso no comércio eletrônico?
Devido ao aumento cada vez mais expressivo de pessoas usando internet, o modelo de comércio online chama cada vez mais a atenção dos empreendedores.
Conhecer essas estratégias de venda é o básico para conseguir se dar bem neste mercado.
Agora que você já sabe das técnicas para se dar bem na sua loja virtual, comece agora mesmo a utilizar essas dicas e caminhe para o sucesso.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
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