Destaque sua empresa na internet: aposte no Google meu negócio!
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3 de junho de 2018A sua empresa já tem um site, mas ainda não utiliza o Google Analytics? Pois saiba que você pode estar perdendo algumas oportunidades preciosas de aumentar o seu faturamento.
A base de toda ação de marketing digital é atrair o público certo para o seu site, onde essas pessoas podem conhecer mais sobre seus produtos e serviços e virar seus clientes.
Quanto mais informações você tem sobre o seu público, mais fácil é criar conteúdo e preparar seu site para atrair ainda mais pessoas parecidas e que se interessem pelos seus produtos. E é exatamente aí que o Google Analytics entra.
Quer saber como tudo isso funciona e como usar essa ferramenta a seu favor? Então continue lendo!
O que é o Google Analytics e como ele funciona?
Em poucas palavras, é uma ferramenta que monitora toda a atividade realizada pelo público que navega no seu site. O recurso mostra de onde veio cada usuário; que páginas ele visitou; quanto tempo ficou; de onde ele é; e quando saiu da sua plataforma.
Tudo isso é exibido para você em forma de estatísticas e gráficos em uma interface organizada, que permite um fácil manuseio dos dados e a obtenção de insights úteis para otimizar o seu site e receber mais visitantes.
Para o funcionamento da ferramenta, o Google fornece um pequeno código que deve ser instalado no seu site e, a partir daí, o Analytics pode coletar dados dos usuários. Quer saber como fazer isso? Confira a seguir!
Como instalar o Google Analytics no seu site?
Essa tarefa pode parecer um tanto complicada para aqueles sem nenhum conhecimento técnico. Mas, na verdade, ela é relativamente simples.
O primeiro passo é criar o cadastro do seu site na página oficial do Google Analytics. Feito isso, preencha os campos com as informações básicas da sua página, como endereço do site, nome, país e idioma.
Após completar o cadastro, pegue o código que será gerado pelo Analytics e o insira no HTML do seu site (o código usado para construir páginas na internet). Para isso, basta copiá-lo e colá-lo seguindo as instruções fornecidas pelo próprio Analytics.
Quais as principais métricas para acompanhar?
Ok, você já colocou o Google Analytics no seu site. E agora, o que vem a seguir?
A ferramenta precisará de alguns dias para começar a coletar dados dos usuários e exibi-los para você. O ideal é deixar o recurso rodando por mais ou menos 30 dias para ter um volume considerável de informações antes de analisar e trabalhar com as estatísticas geradas.
Com os dados em mãos, é hora de acompanhar as métricas apresentadas pela ferramenta. Confira algumas muito úteis:
- usuários — entrega o número de pessoas que acessaram o seu site e é o dado mais básico do Analytics;
- dados demográficos — indica onde seus usuários moram, a idade e o gênero deles, e outras informações importantes para você conhecer seu público e produzir conteúdo de acordo;
- taxa de rejeição — indica a porcentagem de usuários que saiu logo após entrar no seu site, indicando que o conteúdo ali não era útil para eles. Quanto menor a taxa, melhor para você;
- fonte de tráfego — mostra de onde vieram seus visitantes, se do Google (busca orgânica), se por algum contato direto (Messenger ou e-mail) ou via alguma outra página que fez um link para seu site.
Agora que você já conhece mais o Google Analytics, é hora de instalá-lo e começar a usar os dados fornecidos pela ferramenta para otimizar a sua página e fechar mais negócios.
Antes disso, porém, conheça outra métrica essencial para o sucesso da sua empresa na internet: o ROI do Adwords.
Comandante da nave Migre Seu Negócio, acredita no potencial das pessoas, na geração de renda, e que o seu negócio pode mudar a vida das pessoas!
Então embarque com a gente na nave Migre Seu Negócio!