Entendendo o que há por trás da Transformação Digital e Ágil
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15 de setembro de 2021Com tantas transformações digitais e comportamentais, o marketing acaba inovando em sua roupagem com frequência. Com isso, surgem novos termos, novos conceitos e novas formas de se fazer marketing e de empreender, e com o Growth Marketing não foi diferente…
Essa metodologia se propõe a atuar no crescimento de negócios disruptivos que desejam crescer exponencialmente. Conhece alguma empresa assim? Aposto que sim, então continue com a gente e saiba mais!
O que é Growth Marketing?
O Growth Marketing, ou Marketing de Crescimento, é uma estratégia que está revolucionando a gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes.
Falando de maneira mais clara, esse método busca trazer novos clientes, despertando o interesse pela marca, assim os envolve de forma consistente e depois os transforma em consumidores de longo prazo, fazendo com que, muitas vezes, eles se tornem promotores da marca.
Ele visa o crescimento exponencial das empresas e já conquistou a atenção de diversas startups. Porém, apesar do Growth Marketing focar muito em crescimento, ele não se resume apenas às vendas. Para essa metodologia, o mais importante é reter os clientes e gerar uma recorrência de receita.
Quais são as diferenças entre Marketing tradicional e o Growth Marketing?
O marketing de crescimento tem como seu principal objetivo gerar crescimento exponencial, atuando em cima de hipóteses e testes científicos. Ele está presente em todos os canais de marketing, e seus principais parceiros são engenheiros.
Já o marketing tradicional é bem diferente. Ele tem o objetivo de gerar vendas, porém, atuando em cima de práticas já comprovadas do mercado. Além disso, esse estilo é conhecido por usar os canais de marketing mais tradicionais, como a TV, o jornal e o rádio. E o Marketing Digital, como já diz o nome, tem a finalidade de atuar em todos os canais digitais.
Quais são as diferenças entre Growth Marketing e Growth Hacking?
O Growth Hacking faz parte do Growth Marketing, porém não se trata da estratégia como um todo.
Growth Hacking desempenha um papel importante, porque é necessário apresentar algo novo regularmente para atrair novos clientes e manter os envolvidos.
Ele funciona como um marketing orientado à experiência, e envolve testar continuamente seu conteúdo, sua mensagem e o design do site, ou anúncio, para aumentar seu ROI.
Existem outras diferenças que farão você entender melhor o conceito. Continue com a gente!
Curto prazo x Longo prazo
O Growth Hacking se concentra nos resultados imediatos, a curto prazo, como já dito anteriormente, ele visa mais as vendas (não somente isso). Enquanto isso, o Growth Marketing aposta no longo prazo.
Os profissionais de Growth Marketing sabem que pode levar tempo para que alguns de seus esforços tragam resultados mais consistentes, assim fazendo com que se estabeleçam no mercado ao ganharem a confiança do público.
Conexão com o público
Os profissionais de Growth Marketing se concentram no reconhecimento da marca. Esse tipo de estratégia, se bem trabalhada, é muito mais vantajosa para a empresa, pois custa cinco vezes mais trazer um novo cliente do que manter um já existente.
Além dos custos para atrair novos clientes, essa metodologia te ajuda a aumentar o valor que seus clientes dão à empresa, através da conexão criada entre marca e mercado.
O Growth Hacking, por sua vez, concentra-se em atingir determinadas metas de vendas, em vez de focar em como elas são feitas, para exemplificar esse raciocínio basta lembrar do ditado “os fins justificam os meios”. Em busca de resultados, é comum que as empresas que usam desse método privilegiem o uso da tecnologia para gerar vendas e lucros.
Já no marketing de crescimento, é priorizado o desenvolvimento de relações pessoais. A tecnologia é utilizada para este fim, mas apenas como um meio de chegar ao público e transparecer sua verdade.
Como usar o Growth Marketing?
Identifique o seu público-alvo
Analise sua base de clientes, sem dúvidas você identificará alguns grupos de pessoas que têm mais probabilidade de fazer negócios em relação a outros. Quando separamos esse público e identificamos os mais propensos a compra, é necessário encontrar características relevantes para o seu negócio, por exemplo, talvez a maioria de seus clientes viva em uma área específica, sejam em sua maioria homens ou mulheres, estejam dentro de uma certa idade ou renda, ou tenham um determinado nível de escolaridade.
Dessa forma iremos identificar o seu público-alvo, mas ainda não terminamos, para sua comunicação ser muito efetiva, identifique nichos de audiência nesse público-alvo, por exemplo, a maioria de seus clientes sejam mulheres. Entre essas mulheres, pode haver mulheres mais velhas, mulheres de meia-idade e mulheres jovens. Cada grupo terá suas próprias necessidades e desejos, além de pedir por uma comunicação específica.
Selecione suas plataformas com cuidado
Existem muitas redes sociais no mundo digital, porém, felizmente você não precisa e nem deve investir em todas elas. Busque por canais que comunicação que estejam presentes no cotidiano do seu público-alvo, identifique a linguagem do público e qual tom você deve usar.
Crie o conteúdo relevante
Experimente diferentes tipos de conteúdo para ver o que funciona melhor. Blog posts longos e curtos, artigos, infográficos, white papers, e-books, conteúdo de áudio e vídeo, enfim, todos têm seu lugar. O importante é usar o Growth Marketing como ferramenta para se conectar com seu público. Analise suas estatísticas para ver qual conteúdo está impulsionando as vendas, depois de identificar um bom tema, aborde-o em vários formatos.
Apure os resultados
Tanto o Growth Marketing, quanto o Growth Hacking, valorizam a análise de dados. É preciso mensurar as informações para saber se sua estratégia está funcionando. Porém, é necessário ressaltar que nem todas as ações bem-sucedidas geram vendas e lucros imediatos, então não fique preso a esse indicativo para mensurar a qualidade da sua ação.
A experiência que você proporciona ao seu público faz total diferença
Construa um caminho sólido de informações, mantenha um bom relacionamento com os clientes, promova um atendimento especializado, isso fará com que seus leads sejam convertidos para promotores da marca.
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