Branding: Tudo o que você precisa saber para aplicar na sua empresa!
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Períodos como o carnaval, são os preferidos dos hoteleiros, pois é nessa época que os quartos ficam lotados, e com certeza um dos seus sonhos deve ser ter o quartos cheios o ano inteiro. Mas para isso acontecer, você precisa saber como promover seu hotel ou sua pousada.
Não é necessário ter um estabelecimento grande, pois sabemos que viajar é o sonho da maioria das pessoas, mas nunca sabemos exatamente o destino e o hotel que ficarão.
Por esse motivo, a cada dia que passa os viajantes procuram por mais referências online para conhecer a melhor estadia e ver a recomendações de outras pessoas.
Neste artigo te daremos algumas dicas de estratégias de marketing para hotéis e pousadas para alcançar o sucesso e lotação em períodos de baixa temporada.
Como fazer o marketing para seu hotel ou pousada?
Antes de te contar as principais ações de marketing para hotéis e pousadas que irão te ajudar, é importante que você preste ação em alguns conceitos básicos que serão a base para tudo dar certo.
Faça tudo com qualidade:
A primeira dica é: Sempre foque no básico e principal, que é a qualidade do seu serviço.
Nenhuma estratégia de marketing funcionará se o seu serviço estiver incompatível com a propaganda que você faz dele.
Para uma boa estratégia de marketing, é necessário ter um bom produto. Por isso, garanta que seu hotel tenha qualidade, conforto, limpeza, bom serviço e tudo que possa ajudar ao hóspede ter uma boa experiência.
Isso irá garantir a satisfação e potencial fidelização de clientes, além de torná-los potenciais propagadores da sua marca.
Esteja sempre disponível
Hoje em dia, sabemos que as pessoas buscam tudo na internet. E isso inclui as suas futuras viagens e onde querem se hospedar.
Você deve estar presente em todos os canais. É muito importante que você tenha um site, blog e que também crie seu perfil em todas as redes sociais.
Mas acredite, isso não é suficiente. Você deve garantir que seus potenciais hóspedes te encontrem. Hoje vamos te ensinar como fazer isso acontecer.
Aprenda a construir o seu plano de marketing para hotéis
Conheça o poder do branding
O branding é a execução de estratégias que tornará sua marca positivamente reconhecida.
Por exemplo, quando você lembra da marca Coca-Cola, automaticamente já vem em sua mente o formato da garrafa, a sua logo e seus comerciais de TV.
O branding é exatamente isso. Tornar seu hotel reconhecido e desejado exige o investimento em branding para aumentar a reputação e credibilidade de seu hotel.
Saiba mais sobre Branding através deste artigo: Branding: Tudo o que você precisa saber!
Crie um blog e um site
É importante criar um site para seu hotel ou pousada. Lembre sempre que o seu site é o seu hotel online, é através dele que seu futuro hóspede conhecerá seu hotel.
Por isso, invista em um site que seja adaptável para todos os formatos de navegadores, pois sabemos que o uso de smartphones para consultas online só vem aumentando.
Faça um texto de boas vindas apresentando o seu hotel, convide o potencial hóspede a conhecer mais. Encaminhe-o para seções que mostre tudo o que seu hotel tem à oferecer.
Descreva os ambientes com fotos que mostre sua característica em cada detalhe oferecido pelo seu hotel. Mostre os quartos, mostre as áreas comuns e área de lazer. Não esqueça de usar somente fotos com alta qualidade, que mostrem realmente a realidade.
Uma opção bacana é incluir é incluir um tour virtual (vídeo ou foto em 360º), onde o usuário pode navegar pelo hotel de forma interativa.
Deixe explícitas as informações de contato e como fazer as reservas. Garanta que e-mail e telefone estejam sempre acessíveis. É legal oferecer um chat para contato para um contato rápido.
Não esqueça do blog. Criar um blog é um dos passos mais importantes para o seu hotel fazer sucesso.
é no blog que você vai poder falar sobre temas relacionados aos seus potenciais hóspedes e assim fazem com que eles conheçam seu negócio. Para isso, use o marketing de conteúdo.
Saiba mais sobre criação de sites através deste artigo: O guia definitivo para você ter um website de sucesso!
Use Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que vem crescendo no mundo do marketing digital.
Ele consiste na criação de conteúdos relevante que potencializam a relação entre empresa e cliente.
Mas como aplicar isso no seu hotel? No blog de seu hotel, você pode criar conteúdos relevantes para o seu público.
Exemplo: Caso seu hotel fique em São Paulo, você pode produzir conteúdos como “Pontos turísticos de São Paulo” ou “Conheça os 10 melhores restaurantes de São Paulo”.
Isso com certeza é algo que uma pessoa que procura por estadia em São Paulo irá se interessar.
O segredos de tudo, é otimizar os conteúdos do seu blog para que assim ele fique entre os primeiros resultados das buscas do Google. Você pode fazer isso através das estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
O SEO será super útil, pois assim a marca ficará na cabeça do seu futuro hóspede.
Caso você ofereça a ele conteúdo de qualidade e que sane as suas dúvidas, ele terá uma visão positiva da sua marca e aumentará as chances de procurar sua hospedagem, não de a hospedagem de seu concorrente.
Saiba mais sobre Marketing de conteúdo através deste artigo: Marketing de conteúdo: O que é e suas vantagens
Crie um vídeo institucional
Vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos na internet. Eles são uma forma rápida, dinâmica e facilmente assimilável de passar uma mensagem.
Sabemos que os vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos na internet. Os vídeos além de serem rápidos e dinâmicos, são uma forma de passar uma mensagem.
O objetivo do vídeo institucional é apresentar um negócio. Como estamos falando de marketing para hotéis e pousadas, o vídeo é uma forma de apresentar os valores, serviços e estrutura do seu negócio. Ele deve seguir uma estratégia de branding e deve passar uma mensagem rápida e direta.
Um vídeo com uma super produção, tem a capacidade de encantar futuros clientes e transmitir o valor de seu hotel.
Os vídeos precisam ser divulgados em seu site e em suas redes sociais.
Entenda mais sobre vídeos no marketing digital através deste artigo: Saiba como divulgar vídeos no Facebook e outras redes sociais
Utilize o potencial das redes sociais
Não dá para pensar em uma estratégia de divulgação online sem o investimento em redes sociais.
Um dos maiores segredos do marketing para redes sociais, é marcar presença naquelas redes que o seu futuro hóspede navega.
Não esqueça de usar uma linguagem que combine com o tipo de cliente que você pretende atrair. Veja quais são os seus interesses use em sua estratégia visual e na identidade da marca.
Escreva as informações da forma mais clara possível. mas sempre de acordo com o que cada rede social permite.
Nas publicações forneça o telefone, email, e principalmente um link que vai direto para o seu site oficial.
É fundamental você interagir com seus usuários. Para ter um público fiel, você precisa manter uma relação recíproca com eles.
Seja acessível, tenha cuidado e interesse. Faça chamadas que prendam a atenção, e quando for possível, faça uma pergunta e estimule a interação.
Quando receber comentários e mensagens na página, procure responder o mais rápido possível. Pois o próprio facebook mostra quanto tempo em média uma página demora para responder os usuários, e isso pode ser um gatilho para que seus potenciais hóspedes entrem em contato com você ou não.
Proporcione descontos
Os descontos serão sempre uma ótima opção, pois ninguém resiste a um bom desconto, não é mesmo?
O desconto deve ser oferecido somente se tivermos uma estratégia bem elaborada. Você precisa mostrar que aquela oportunidade será única e imperdível, para que os potenciais clientes não acharem que a oferta de desconto sempre irá existir.
Alguns descontos que você pode promover:
- Descontos para grupos específicos: casais, turma de faculdade, grupo de idosos, grupo de amigos. Estes são apenas alguns exemplos de públicos que você pode oferecer descontos especiais em qualquer temporada do ano.
- Descontos sazonais: é legal que você ofereça descontos na baixa temporada, ou sem data festivas específicas, como o dia das mãe, por exemplo
É essencial que você sempre divulgue seus desconto no seu site, e nas suas redes sociais. Uma dica é você dar o um nome diferente para essas promoções, para chamar a atenção de seus potenciais hóspedes.
Dê atenção às avaliações dos hóspedes
Geralmente, os seus potenciais hóspedes procuram por hotéis com recomendações de pessoas que já se hospedaram anteriormente no hotel pesquisado.
Uma avaliação positiva ou negativa, tem um grande impacto, pois os hotéis bem avaliados são os mais procurados, enquanto isso, hotéis com muitas reclamações fica deixado de lado.
Quer garantir as boas avaliações? Então vamos reforçar as medidas que devem ser tomadas:
- Invista na qualidade das instalações e dos serviços prestados
- Usar vídeos e fotos que mostrem a realidade de cada ponto do hotel
- Responder sempre comentários dos hóspedes em todas as redes, sejam eles negativos ou positivos
Quando for um comentário positivo, demonstre sua satisfação por hospedá-lo.
Caso o comentário seja negativo, mostre preocupação, e descubra qual foi o ponto que não o agradou. Esta é uma forma para identificar os pontos de melhoria no seu hotel.
Sempre mostre que a opinião dele é importante e é ouvida, pois assim ele irá saber que você está sempre trabalhando para melhorar o seu serviço.
Aprenda mais sobre a importância avaliações através deste artigo: Avaliações Online: Como gerenciar e usar a favor do seu negócio
Bônus: Os 5 melhores sites e ferramentas para divulgar seu hotel ou pousada
1. Google Ads para hotéis
O Google Ads para hotéis, é um formato que possibilita que hotéis e pousadas (ou qualquer tipo de hospedagem) apareçam em um lugar com destaque nos resultados da busca
Isso transforma sua hospedagem mais visível, assim aumenta a chance de que potenciais hóspedes possam te encontrar.
Os principais elementos do anúncio são:
- avaliação do hotel
- imagem do hotel
- o preço médio da diária
Além disso, quando clicarem em um anúncio, o usuário tem mais informações sobre a hospedagem, como endereço, telefone e disponibilidade de quartos em datas específicas.
Entenda mais sobre Google Ads através deste artigo: Google Ads: Veja o que é e como funciona
2. TripAdvisor
Um dos maiores sites de avaliação de hotéis, pousadas e até hostels no mundo todo. Ele tem a concentração de milhares de empreendimentos e uma enorme base de dados fornecida através das avaliações dos hóspedes.
Além de ser um site de avaliação, TripAdvisor também é um canal de vendas, que agrega diversos sites de comercialização de diárias.
3. Decolar.com
A Decolar pertence à Despegar, uma empresa argentina que é a maior agência virtual de passagens e diárias de hotel de toda a América Latina.
Com um sistema muito parecido com os outros, a Decolar se destaca por oferecer a venda de passagens ou se preferir o pacote de viagem completo, o que facilita para as pessoas que não gostam de comprar hospedagem e passagens separadamente.
4. Booking.com
A Booking é uma empresa holandesa, gigante das vendas de diárias e passagens de hotel, recebendo milhões de visitas todos os dias.
Além de vender diretamente em seu site, a Booking também conta com um sistema de Avaliação que promove o ranqueamento dos hotéis, assim facilitando para que o cliente encontre sempre as melhores opções.
5. Trivago
A alemã Trivago, faz a busca nos sites de venda e apresenta as melhores ofertas. Ela é uma ótima ferramenta para o seu negócio, principalmente se seu site possuir um sistema de vendas.
Conclusão
Existem muitos locais e formas para ajudar a promover o seu hotel,mas neste artigo falamos sobre as principais.
Aplicando essas estratégias, o potencial do seu hotel para atrair potenciais hóspedes será cada vez maior.
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